Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 17 of 123Next

O mecanismo que podemos perceber, na situação, é o de negação. Esse mecanismo faz com que o sujeito rejeite um pensamento, uma situação, sentimento, entre outros, que, são insuportáveis ao seu psiquismo. A partir desse mecanismo defensor, cria-se uma fantasia para substituir  a realidade.

Laura ao não querer admitir a inveja do seu irmão recem nascido e admitir tal fato tem a repressão um dos mecanismos mais comuns de defesa do ego. Seu
significado é o de retirar algo do consciente, levando-a para o inconsciente,
ou seja, mantendo distante alguma imagem ou percepção insuportável.
Obstaculiza sentimentos e experiências desagradáveis da consciência.

Laura age com um mecanismo de defesa. No caso em tela, está presente também a Sublimação quando ela fantasia ser um mágico para canalizar seus impulsos na arte da magia.

Nesse mecanismo de defesa da fantasia, a criança visa compensar suas insatisfações através de um universo paralelo, pois nesse universo tudo ocorre como ela desejaria que fosse. É também uma forma de usar seus esforços para tentar modificar a realidade.

No contexto da questão, ao sentir ciúmes do irmão e, consequentemente ficar insatisfeita com a situação, Laura faz um jogo imaginário. Nesse jogo ela é magica e pode transformar tudo oque quiser, para que seja da forma como ela gostaria.

Li alguns comentários dos colegas, e digo que concordo com alguns, Laura com necessidade de continuar a viver precisava fazer alguma coisa para aliviar seus sintomas de crises e ansiedades, então ela criou um mudo paralelo imaginário fantasioso pra suportar aquele sentimento de complexo de perda, com o nascimento do seu irmão, como se ele fosse um competidor de atenção de seus pais, o dividir pra uma pessoa que sempre teve tudo pra si é um processo que precisa ser trabalhado, senão acaba gerando frustrações e decepções.

No caso de Laura o mecanismo de defesa se manifesta pelo ciumes e sentimento de posse. o imaginario se transforma no seu desejo.

Laura estava usando mecanismo defesa, formação reativa , da qual seu sentimento inveja foi recalcado e a mesma começou  a sublimar, com mecanismo de inversão , forma de defesa da qual encontrou com sentimento que foi recalcado para o inconsciente

Laura estava reprimida e cria mecanismo de defesa de fantasia, a mesma teve um momento de regressão, por isso vivia no mundo de fantasia quando confrontada.

O EXEMPLO DADO NO CASO DE LAURA CREIO QUE ELA ESTEJA USANDO  O MECANISMO DE DEFESA DA DISSOCIAÇÃO

Nesse mecanismo de defesa da fantasia, a criança visa compensar suas insatisfações através de um universo paralelo, pois nesse universo tudo ocorre como ele desejaria que fosse. Ao sentir ciúmes do irmão e, insatisfeita com a situação Laura usa a  imaginação e, ela pode transformar tudo o que quiser, para ser da forma como gostaria.

PreviousPage 17 of 123Next