Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 171 of 206Next

Neste caso a Laura utiliza um mecanismo de defesa como dissociação e o deslocamento.

O mecanismo de defesa expresso na história de Laura é a  reativa.
A formação reativa ocorre quando um sentimento ou desejo inaceitável é reprimido e substituído por uma atitude ou comportamento oposto muitas vezes de forma estrema no caso de Laura, a inveja reprimida é transformada no jogo onde ela tem poder sobre as situações.

Atualmente há uma grande cooperação entre os estudos da sociologia e a psicologia sobre a relação do indivíduo e sociedade, é de extrema importância entender de que maneira essa relação pode estar relacionada com o aumento do sofrimento psíquico.

Anna Freud ao ver a historia de Laura, identificou que o Ego havia utilizado o mecanismo de inversão, buscando modificar a realidade em um jogo de fantasia.

A fantasia é um mecanismo de defesa inconsciente que permite ao indivíduo lidar com desejos, ansiedades ou frustrações através da imaginação. No caso da paciente Laura sempre que sentia inveja ou ciúmes do irmão, ela criava um jogo imaginário no qual se via como um mágico com poderes de transformação, isso sugere que ao invés de expressar diretamente seus sentimentos negativos ela os canalizava para uma realidade fantasiosa, tornando-os mais aceitáveis para si mesma, esse mecanismo é comum em crianças especialmente durante a fase de entre 6 e 11 anos quando há uma repressão maior dos impulsos instintivos e um desenvolvimento mais intenso da socialização e do aprendizado.

No caso de Laura há um misto de mecanismos de defensa em ação.

A repressão, por levar para o inconsciente o sentimento de inveja e não tratar conscientemente seus sentimentos.

De uma forma fantasiosa a proteção de seus desejos e sentimentos de, magicamente, alterar a situação e fazer com que os pais voltem a ter dedicação total a ela, por meio do mago que tem o poder de conduzir e convencer a todos que são afetados por sua magia, nesse caso a magia é uma forma de projeção dos seus desejos.

 

O mecanismo de defesa utilizado é o de projeção  atribuição dos próprios sentimentos ou impulsos inaceitáveis a outra pessoa.

Fantasiosa,com projeção de algo negativo que foi imposta no seu subconsciente, não deixando sei id ter sua real função,aí esse recalcamento neurotico.

Esta sendo expresso um mecanismo de defesa usado pelo ego para se defender das constantes inserções das pulsões na busca de uma incansável satisfação. Esse mecanismo de defesa pode ser o de idealização que é uma forma de evitar sentimentos negativos, como inveja, raiva ou desprezo

No meu entendimento, a menina com ciúmes do irmão menor está no processo de sublimação, onde ao fantasiar que tinha poderes mágicos para influenciar, manifestar ou mudar a realidade, relacionada aos seus próprios desejos, sobre como ela queria que seus pais agissem em relação a ela e ao irmão, não fazendo diferenciação entre eles. Na fantasia onde quem está no comando é o Eu, ela de forma lúdica criou uma realidade paralela para justificar o ciúmes recalcado do irmão. Transferiu sua insatisfação recalcada para o irreal, criando uma narrativa que justificasse seu ponto de vista e o que ela sentia perante a sociedade, que neste caso, é a psicanalista e os seus pais.

PreviousPage 171 of 206Next