Desafio - Módulo VI
Citação de Josenilton Santana de Oliveira em julho 2, 2025, 6:44 pmlaura está procurando compensar os sentimentos de inveja e impotência se imaginando como um mágico poderoso, portanto na minha opnião o mecanismo de defesa que ela está usando é a Compensação
laura está procurando compensar os sentimentos de inveja e impotência se imaginando como um mágico poderoso, portanto na minha opnião o mecanismo de defesa que ela está usando é a Compensação
Citação de Evelyn Guimarães em julho 3, 2025, 1:09 amO mecanismo que está sendo expresso na história de Laura é a dissociação, com elementos de fantasia ou formação reativa. No caso de Laura, ela se dissocia da inveja ''insuportável'' e do desamparo que a situação do irmão recém-nascido lhe causava, criando um mundo paralelo (o jogo mágico) onde ela pode exercer um controle imaginário e onipotente. A fantasia a afasta da dor e da frustração real!!!
O mecanismo que está sendo expresso na história de Laura é a dissociação, com elementos de fantasia ou formação reativa. No caso de Laura, ela se dissocia da inveja ''insuportável'' e do desamparo que a situação do irmão recém-nascido lhe causava, criando um mundo paralelo (o jogo mágico) onde ela pode exercer um controle imaginário e onipotente. A fantasia a afasta da dor e da frustração real!!!
Citação de Rafael em julho 3, 2025, 4:52 amAcredito que a partir de uma análise do comportamento de Laura em relação ao irmão, por ela de certa forma, saber que o sentimento de inveja ou ciúme não é algo "certo" e, também, por nutrir um afeto por ele, que são sentimentos antagônicos, de certa maneira. Posso estabelecer aqui, que o mecanismo que sua mente encontrou de maneira muito rudimentar, mas ainda eficaz, é o da Sublimação.
Ela encontrou nesse pequeno teatro de fantasia, a maneira mais aceitável para ela e, provavelmente, para seus pais também a melhor forma de canalizar o sentimento "errado" o transformando em algo lúdico, belo e agradável. E podemos concluir que este comportamento, faz com que ela lide com o sentimento de inveja e ciúme, não o negando ou reprimindo, mas "resignificando" ou sublimando-o à sua maneira.
Acredito que a partir de uma análise do comportamento de Laura em relação ao irmão, por ela de certa forma, saber que o sentimento de inveja ou ciúme não é algo "certo" e, também, por nutrir um afeto por ele, que são sentimentos antagônicos, de certa maneira. Posso estabelecer aqui, que o mecanismo que sua mente encontrou de maneira muito rudimentar, mas ainda eficaz, é o da Sublimação.
Ela encontrou nesse pequeno teatro de fantasia, a maneira mais aceitável para ela e, provavelmente, para seus pais também a melhor forma de canalizar o sentimento "errado" o transformando em algo lúdico, belo e agradável. E podemos concluir que este comportamento, faz com que ela lide com o sentimento de inveja e ciúme, não o negando ou reprimindo, mas "resignificando" ou sublimando-o à sua maneira.
Citação de Luciana Barros em julho 3, 2025, 11:08 amAs emoções aparecem com as funções de precisar do relacionamento. É uma forma de emoção natural que temos a melhor forma É compreender o que o indivíduo está sentindo tentar conversar nomear as emoções e acolher conforta_ lo que não está sozinho que não está abandonado ajudar a ter o seu espaço.
As emoções aparecem com as funções de precisar do relacionamento. É uma forma de emoção natural que temos a melhor forma É compreender o que o indivíduo está sentindo tentar conversar nomear as emoções e acolher conforta_ lo que não está sozinho que não está abandonado ajudar a ter o seu espaço.
Citação de Camila Arantes Sardinha Rodstein em julho 3, 2025, 3:22 pmEmbora o nome “Laura” não apareça diretamente na obra de Anna Freud, a situação descrita corresponde diretamente a casos que Anna Freud analisa para exemplificar o mecanismo de formação reativa e o uso de fantasias onipotentes como defesa do ego.
Em sua obra, Anna Freud discute como crianças, especialmente na fase de latência, utilizam a imaginação e o faz de conta como formas de lidar com sentimentos de inveja, ciúme ou hostilidade reprimida, muitas vezes gerados por dinâmicas familiares, como poderia ser o caso do nascimento de um irmão.
Esse mecanismo de formação reativa ocorre quando o ego transforma um sentimento ou desejo inaceitável no seu oposto, como forma de proteção contra a ansiedade que esse afeto reprimido causa. No caso da Laura, ela reprime a inveja do irmão recém-nascido (um afeto considerado inaceitável), e responde com um comportamento aparentemente contrário: ao invés de expressar essa inveja, ela fantasia que tem poderes mágicos, que podem influenciar o mundo e alterar sua realidade.
Há também a presença de uma fantasia de onipotência, ligada ao narcisismo infantil. A ideia de que Laura é uma “mágica” com poderes para controlar o mundo revela uma fantasia de onipotência típica da infância, mas usada aqui como defesa contra sentimentos dolorosos, como a perda de exclusividade, ciúmes e inveja.
Embora o nome “Laura” não apareça diretamente na obra de Anna Freud, a situação descrita corresponde diretamente a casos que Anna Freud analisa para exemplificar o mecanismo de formação reativa e o uso de fantasias onipotentes como defesa do ego.
Em sua obra, Anna Freud discute como crianças, especialmente na fase de latência, utilizam a imaginação e o faz de conta como formas de lidar com sentimentos de inveja, ciúme ou hostilidade reprimida, muitas vezes gerados por dinâmicas familiares, como poderia ser o caso do nascimento de um irmão.
Esse mecanismo de formação reativa ocorre quando o ego transforma um sentimento ou desejo inaceitável no seu oposto, como forma de proteção contra a ansiedade que esse afeto reprimido causa. No caso da Laura, ela reprime a inveja do irmão recém-nascido (um afeto considerado inaceitável), e responde com um comportamento aparentemente contrário: ao invés de expressar essa inveja, ela fantasia que tem poderes mágicos, que podem influenciar o mundo e alterar sua realidade.
Há também a presença de uma fantasia de onipotência, ligada ao narcisismo infantil. A ideia de que Laura é uma “mágica” com poderes para controlar o mundo revela uma fantasia de onipotência típica da infância, mas usada aqui como defesa contra sentimentos dolorosos, como a perda de exclusividade, ciúmes e inveja.
Citação de Viviane Jordão Moro em julho 4, 2025, 4:46 pmPercebe-se que existe aí nessa situação o Complexo de Édipo, o medo de perder o lugar.
Percebe-se que existe aí nessa situação o Complexo de Édipo, o medo de perder o lugar.
Citação de Jéssica Carvalho Gonçalves Monteiro em julho 5, 2025, 12:28 amO mecanismo de defesa é a negação, em que envolve a recusa de reconhecer a realidade e criando uma outra que não existe.
O mecanismo de defesa é a negação, em que envolve a recusa de reconhecer a realidade e criando uma outra que não existe.
Citação de Fátima Costa em julho 6, 2025, 2:56 pmSublimação, transformando um sentimento inaceitável perante a sociedade, e canalisando em um mundo de fantasias paralelas, para aliviar o sofrimento e a dor de se sentir trocada e substituída pelo irmão mais novo.
Sublimação, transformando um sentimento inaceitável perante a sociedade, e canalisando em um mundo de fantasias paralelas, para aliviar o sofrimento e a dor de se sentir trocada e substituída pelo irmão mais novo.
Citação de Daiane Esteves Dorneles em julho 7, 2025, 1:10 pmLaura usa a fantasia ou imaginação assim como nosso mecanismo de memória usa aquilo que possivelmente nos causou grandes enlaces de traumas por necessidades emocionais não atendidas e deixa lá guardado ou esquecido no inconsciente, e a partir desse mecanismo de defesa fantasioso não dói tanto assim ser rejeitada no ponto de vista dela, Aqui assumo o mecanismo da fuga. qualquer coisa que nos ameace e que pareça grande demais para que possamos enfrentar desencadeia o desvio da necessidade de fugir daquela sitiacao, aqui o ego cria uma outra persona , que do ponto de vista analítico se torna desafiador perceber qual realmente é a pulsão ali. somente mergulhando em.mais informações e observando mesmo os padrões é que foi possível uma elaboração da necessidade da menina.
Laura usa a fantasia ou imaginação assim como nosso mecanismo de memória usa aquilo que possivelmente nos causou grandes enlaces de traumas por necessidades emocionais não atendidas e deixa lá guardado ou esquecido no inconsciente, e a partir desse mecanismo de defesa fantasioso não dói tanto assim ser rejeitada no ponto de vista dela, Aqui assumo o mecanismo da fuga. qualquer coisa que nos ameace e que pareça grande demais para que possamos enfrentar desencadeia o desvio da necessidade de fugir daquela sitiacao, aqui o ego cria uma outra persona , que do ponto de vista analítico se torna desafiador perceber qual realmente é a pulsão ali. somente mergulhando em.mais informações e observando mesmo os padrões é que foi possível uma elaboração da necessidade da menina.
Citação de Sidnei Giovani Vermundes em julho 7, 2025, 6:28 pmAcredito que, laura está usando "formação reativa" : Ela sente inveja do irmão, mas não consegue admitir isso; Então inventa um jogo onde ela é uma mágica super poderosa. Foi o jeito que ela "criou" para lidar com esse sentimento sem nem perceber. também dá para pensar como uma fantasia, um mundo surreal, porque ela transforma esse sentimento ruim em algo mais criativo e aceitável.
Acredito que, laura está usando "formação reativa" : Ela sente inveja do irmão, mas não consegue admitir isso; Então inventa um jogo onde ela é uma mágica super poderosa. Foi o jeito que ela "criou" para lidar com esse sentimento sem nem perceber. também dá para pensar como uma fantasia, um mundo surreal, porque ela transforma esse sentimento ruim em algo mais criativo e aceitável.