Desafio - Módulo VI
Citação de leandro.raicoski em outubro 16, 2025, 7:26 amLaura apresenta um processo de Negação, de acordo com ds teorias de Freud. Quando confrontada com a possibilidade de encarar seus afetos de ciúmes e inveja, ela cria para si uma fantasia que à mantém afastada destes traços incômodos de sua personalidade.
Laura apresenta um processo de Negação, de acordo com ds teorias de Freud. Quando confrontada com a possibilidade de encarar seus afetos de ciúmes e inveja, ela cria para si uma fantasia que à mantém afastada destes traços incômodos de sua personalidade.
Citação de Moa em outubro 16, 2025, 1:20 pmLaura está sob o estímulo da "Negação" (Id), ao sentir inveja do irmão, recém nascido, mas sem poder expressá-la de maneira concreta devido as regras familiares. Com isso, ela cria como mecanismo de defesa a "Fantasia" (Ego) para lidar com essa pulsão, transferindo para o "mágico" o poder de controlar essa sensação de desconforto e se adequar ao ambiente externo dentro das regras familiares (Super Ego).
Laura está sob o estímulo da "Negação" (Id), ao sentir inveja do irmão, recém nascido, mas sem poder expressá-la de maneira concreta devido as regras familiares. Com isso, ela cria como mecanismo de defesa a "Fantasia" (Ego) para lidar com essa pulsão, transferindo para o "mágico" o poder de controlar essa sensação de desconforto e se adequar ao ambiente externo dentro das regras familiares (Super Ego).
Citação de Eliane oas em outubro 17, 2025, 11:45 am
Diante do conflito vivido, Laura apresenta o mecanismo de defesa da projeçao, passando para o mágico os sentimentos que ela está sentindo
Diante do conflito vivido, Laura apresenta o mecanismo de defesa da projeçao, passando para o mágico os sentimentos que ela está sentindo
Citação de Angelica Fagundes Miranda em outubro 18, 2025, 3:35 pmNesse caso o mecanismo de defesa é a sublimação pois ela cria uma fantasia de ser alguém que ela se identifica e tem poder de tornar tudo como seu desejo.
Isso ajuda ela a lidar com seus conflitos internos exteriorizando sua frustração para algo mágico e divertido.
Nesse caso o mecanismo de defesa é a sublimação pois ela cria uma fantasia de ser alguém que ela se identifica e tem poder de tornar tudo como seu desejo.
Isso ajuda ela a lidar com seus conflitos internos exteriorizando sua frustração para algo mágico e divertido.
Citação de Antonio Carlos dos Reis em outubro 18, 2025, 8:39 pmO mecanismo de defesa, reação, e o mecanismo de regressão, são os mais pertinentes para se pensar o caso de Laura. Mas, os mecanismos estão conectados em nosso incosnciente, consciente e pre-consiente, formando os nossos pensamentos, pulsões, recalques, neuroses, psicoses e outros atores que estão presentes na constituição do sujeito. Laura busca se defender com justificativas, pois os ciumes, invejas e egoismos são pulsões fortes, e por isso ela reage e quer regressar aos momentos anteriores de sua vida, uma forma de relembrar, resgatar ou reviver o seu passado com os afetos registrados em seu inconsciente .
O mecanismo de defesa, reação, e o mecanismo de regressão, são os mais pertinentes para se pensar o caso de Laura. Mas, os mecanismos estão conectados em nosso incosnciente, consciente e pre-consiente, formando os nossos pensamentos, pulsões, recalques, neuroses, psicoses e outros atores que estão presentes na constituição do sujeito. Laura busca se defender com justificativas, pois os ciumes, invejas e egoismos são pulsões fortes, e por isso ela reage e quer regressar aos momentos anteriores de sua vida, uma forma de relembrar, resgatar ou reviver o seu passado com os afetos registrados em seu inconsciente .
Citação de Ciomara Osterno Martins em outubro 19, 2025, 8:36 pmO jogo de mágico de Laura é uma formação reativa frente ao impulso hostil e invejoso em relação ao irmão. O ego para se proteger da culpa e da ansiedade , transforma a inveja em fantasia de poder e controle.
O jogo de mágico de Laura é uma formação reativa frente ao impulso hostil e invejoso em relação ao irmão. O ego para se proteger da culpa e da ansiedade , transforma a inveja em fantasia de poder e controle.
Citação de Eliana Cerqueira de Oliveira em outubro 19, 2025, 10:14 pmA sublimação é o mecanismo principal, pois ela transforma o impulso hostil (inveja) em uma atividade criativa e aceitável (jogo imaginário), que por sua vez utiliza a Fantasia como seu veículo de expressão.
A sublimação é o mecanismo principal, pois ela transforma o impulso hostil (inveja) em uma atividade criativa e aceitável (jogo imaginário), que por sua vez utiliza a Fantasia como seu veículo de expressão.
Citação de Ailton Teodoro Santos em outubro 21, 2025, 11:23 pmPor se tratar do período de latência, o mecanismo de defesa escondido por trás da inveja de Laura é a SUBLIMAÇÃO - processo pelo qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando satisfação. Isto pode ser percebido pela imaginação de Laura a interpretar o papel de um mágico poderoso todas as vezes que sentia inveja e possível raiva de seu irmãozinho, tal fato a fazia se sentir melhor e era algo aceitável à realidade.
Por se tratar do período de latência, o mecanismo de defesa escondido por trás da inveja de Laura é a SUBLIMAÇÃO - processo pelo qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando satisfação. Isto pode ser percebido pela imaginação de Laura a interpretar o papel de um mágico poderoso todas as vezes que sentia inveja e possível raiva de seu irmãozinho, tal fato a fazia se sentir melhor e era algo aceitável à realidade.
Citação de Raquel_souza em outubro 22, 2025, 3:29 pmNo caso descrito, Laura reprime o impulso de inveja do irmão recém-nascido (um sentimento inaceitável para ela) e, em vez de expressá-lo diretamente, o transforma em algo socialmente aceitável e imaginativo, como um jogo simbólico de “mágica” e poder. Esse processo representa o mecanismo de defesa chamado sublimação.
No caso descrito, Laura reprime o impulso de inveja do irmão recém-nascido (um sentimento inaceitável para ela) e, em vez de expressá-lo diretamente, o transforma em algo socialmente aceitável e imaginativo, como um jogo simbólico de “mágica” e poder. Esse processo representa o mecanismo de defesa chamado sublimação.
Citação de Milena Chahade Silva em outubro 26, 2025, 3:43 pmO mecanismo de defesa expresso por Laura é o de sublimação onde a energia de impulso inaceitável (a inveja e o ciúme agressivo pelo irmão) é canalizada e transformada em umanexo atividade socialmente aceitável ou criativa. Laura transforma sua rivalidade hostil (pulsão destrutiva) no jogo de um ser mágico, com forte componeste de onipotencia da fantasia (compensação).
O mecanismo de defesa expresso por Laura é o de sublimação onde a energia de impulso inaceitável (a inveja e o ciúme agressivo pelo irmão) é canalizada e transformada em umanexo atividade socialmente aceitável ou criativa. Laura transforma sua rivalidade hostil (pulsão destrutiva) no jogo de um ser mágico, com forte componeste de onipotencia da fantasia (compensação).
