Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 206 of 211Next

Laura apresenta um processo de Negação, de acordo com ds teorias de Freud. Quando confrontada com a possibilidade de encarar seus afetos de ciúmes e inveja, ela cria para si uma fantasia que à mantém afastada destes traços incômodos de sua personalidade.

Laura está sob o estímulo da "Negação" (Id), ao sentir inveja do irmão, recém nascido, mas sem poder expressá-la de maneira concreta devido as regras familiares. Com isso, ela cria como mecanismo de defesa a "Fantasia" (Ego) para lidar com essa pulsão, transferindo para o "mágico" o poder de controlar essa sensação de desconforto e se adequar ao ambiente externo dentro das regras familiares (Super Ego).

 

Diante do conflito vivido, Laura apresenta  o mecanismo de defesa da projeçao, passando para o mágico os sentimentos que ela está sentindo

Nesse caso o mecanismo de defesa é a sublimação pois ela cria uma fantasia de ser alguém que ela se identifica e tem poder de tornar tudo como seu desejo.

Isso ajuda ela a lidar com seus conflitos internos exteriorizando sua frustração para algo mágico e divertido.

O mecanismo de defesa, reação, e o mecanismo de regressão, são os mais pertinentes para se pensar o caso de Laura. Mas, os mecanismos estão conectados em nosso incosnciente, consciente e pre-consiente, formando os nossos pensamentos, pulsões, recalques, neuroses, psicoses e outros atores que estão presentes na constituição do sujeito. Laura busca se defender com justificativas, pois os ciumes, invejas e egoismos são pulsões fortes, e por isso ela reage e quer regressar aos momentos anteriores  de sua vida, uma forma de relembrar, resgatar ou  reviver o seu passado com os afetos registrados em seu inconsciente .

O jogo de mágico de Laura é uma formação reativa frente ao impulso hostil e invejoso em relação ao irmão. O ego para se proteger da culpa e da ansiedade , transforma a inveja em fantasia de poder e controle.

A sublimação é o mecanismo principal, pois ela transforma o impulso hostil (inveja) em uma atividade criativa e aceitável (jogo imaginário), que por sua vez utiliza a Fantasia como seu veículo de expressão.

Por se tratar do período de latência, o mecanismo de defesa escondido por trás da inveja de Laura é a SUBLIMAÇÃO - processo pelo qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando satisfação. Isto pode ser percebido pela imaginação de Laura a interpretar o papel de um mágico poderoso todas as vezes que sentia inveja e possível raiva de seu irmãozinho, tal fato a fazia se sentir melhor e era algo aceitável à realidade.

No caso descrito, Laura reprime o impulso de inveja do irmão recém-nascido (um sentimento inaceitável para ela) e, em vez de expressá-lo diretamente, o transforma em algo socialmente aceitável e imaginativo, como um jogo simbólico de “mágica” e poder. Esse processo representa o mecanismo de defesa chamado sublimação.

O mecanismo de defesa expresso por Laura é o de sublimação onde a energia de impulso inaceitável  (a inveja e o ciúme agressivo pelo irmão) é canalizada e transformada em umanexo atividade socialmente aceitável ou criativa. Laura transforma sua rivalidade hostil (pulsão destrutiva) no jogo de um ser mágico,  com forte componeste de onipotencia da fantasia (compensação).

PreviousPage 206 of 211Next