Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 91 of 153Next

Ao sentir ciúmes do irmão, Laura demonstra insatisfeita com a situação, criando um mecanismo de defesa fantasiosa ou seja um jogo imaginário, com intuito de compensar a insatisfação, com o nascimento do irmão. Como um mágico pode fazer as coisas, objetos e pessoas sumirem, movida pelo ciúme, por um momento, inconscientemente ela faz com que seu irmão desapareça.

A fantasia é um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação e uma realização ilusória dos desejos inconscientes. O inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade.

Laura usa o mecanismo de identificação, que é um mecanismo não defensivo, no qual se busca alcançar os traços, qualidades e particularidades de alguém a quem se admira (neste caso do mágico). Na identificação projetiva, conceito desenvolvido por Melanie Klein — a posição de Laura é esquizoparanoide,

Citação de elena em fevereiro 15, 2024, 9:25 pm

Laura usa o mecanismo de identificação, que é um mecanismo não defensivo, no qual se busca alcançar os traços, qualidades e particularidades de alguém a quem se admira (neste caso do mágico). Na identificação projetiva, conceito desenvolvido por Melanie Klein — a posição de Laura é esquizoparanoide,

 

O  inconsciente age de forma reativa através de projeções imaginárias

Laura, procurava lidar com seus sentimentos de maneira fantasiosa, assim ela suprimia os verdadeiros sentimentos  e tinha o poder de modificar tudo ao seu redor.

O mecanismo de defesa usado é a negação.

A negação é um mecanismo de defesa que é comumente utilizado quando a pessoa não é capaz de aceitar a realidade de uma experiência ou fato ocorrido. É como se os pensamentos estressantes, ou que causam desconforto, fossem “retirados” da memória.

ela estava com ciumes e ativou o modo de defesa da negação !podendo haver algo com a formação reativa!

A fantasia é um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação e uma realização ilusória dos desejos inconscientes. O inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade.

O mecanismo de defesa expresso na história de Laura é o recalque ou repressão.

  1. Recalque (Repressão):
    • O recalque é um dos principais mecanismos de defesa na psicanálise.
    • Ele surge do conflito entre as exigências do Id (a parte instintiva e impulsiva da mente) e a censura do Superego (a parte moral e crítica da mente).
    • O recalque impede que impulsos, desejos, pensamentos e sentimentos dolorosos cheguem à consciência.
    • Quando algo é recalcado, é mantido no inconsciente, fora do alcance da percepção consciente.
    • No caso de Laura, sua inveja em relação ao irmão recém-nascido é tão intensa que ela dificulta sua manifestação consciente.
    • Em vez disso, ela cria um jogo imaginário em que interpreta o papel de um mágico, exercendo poder sobre o mundo por meio de gestos.
    • Esse mecanismo de defesa permite que Laura evite enfrentar diretamente seus sentimentos de inveja e ciúmes, mantendo-os ocultos no inconsciente.

O recalque é uma estratégia do ego para proteger a personalidade contra ameaças emocionais, mantendo certas ideias e impulsos fora da consciência.

PreviousPage 91 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱