Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 92 of 123Next

ola,boa noite aprofunda neste mecanismo chamado mente nos leva ao mundo ainda inessporavel em relacao sentimento e pensamento

Mecanismo de defesa , quando a mesma transforma em um personagem imaginaria, para se defender da própria inveja e ciúme que sente a respeito do irmãozinho.

Laura de fato sofre de Complexo de Édipo, como já dito por Freud.

Essa maneira de lidar com a inveja e o ciúme é uma forma de proteção. Laura não quer admitir seus sentimentos negativos diretamente, então os canaliza para esse jogo de imaginação. É como se ela estivesse desviando sua atenção e energia para algo mais seguro e controlável.

No entanto, esse jogo também pode indicar que Laura precisa de ajuda para lidar com seus sentimentos de forma mais direta. A análise pode ajudá-la a entender melhor suas emoções e encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas, sem precisar recorrer a jogos de imaginação.

Laura sentia ciúmes do irmão pelo fato de seus pais dar mais atenção a ele.

A laura está tendo um mecanismo de defesa em relação ao seu irmão mais novo, visto que tenta eliminar esse sentimento suprindo-o na fantasia de um mágico quando os sentimentos e desejos veem à tona.

mecanismo de defesa fantasia .

Tem sido uma busca constante na psicanálise o entendimento do aparelho psíquico, investigar e buscar o conhecimento do conteúdo do ego, suas fronteiras e funções e como acontece a sua relação com o mundo externo, como a sua relação com as pulsões do id e com o superego. Segundo Marques (2012, p. 13), ”Freud verificou que os afetos podiam ser deslocados para pensamentos por meio de mecanismos inconscientes que mais tarde ele próprio designou por dissociação, recalcamento e supressão. Mais tarde estes pensamentos poderiam vincular os mesmos afetos a outros objetos, projeção”. Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos dispensaram uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa. Você foi apresentado à seguinte história: Laura estava no período de latência (6 aos 11 anos) e, ao chegar na análise, dificultava o quanto podia a manifestação de um impulso que era estar com inveja de seu irmão recém-nascido (um afeto que dominava inteiramente sua vida), que até na análise era excepcionalmente difícil descobrir algum vestígio desse impulso. Tudo o que a analista podia observar era que, sempre que a paciente tinha uma ocasião para invejar ou estar ciumenta de seu irmão, começava realizando um curioso jogo imaginário, em que ela interpretava o papel de um mágico, com poderes para transformar, ou influenciar de algum outro modo, por meio de seus gestos, o mundo inteiro. Indique e explique que mecanismo está sendo expresso.

Laura não sabe lidar com a chegada do irmão e para poder se preencher interiormente ela inventa um personagem no qual seus o pensamentos vageiam nele e usa da imaginação para chamar a atenção de todos e não ficar para trás e uma forma de escape que ela encontrou.

O mecanismo de defesa em questão é a formação reativa. Para evitar a expressão  de pensamentos ou sentimentos inaceitáveis, o sujeito exagera na expressão de sentimentos ou expressão oposta.

PreviousPage 92 of 123Next