Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 104 of 136Next

Primeiro quando o retrato é falado deve-se lembrar que passa pela percepção do outro, como o outro a vê e não uma captura da imagem real propriamente dita, além disso o retrato também passa pela percepção de quem a vê e passa por outras alterações perceptivas, quando uma pessoa leiga "pensa" que quem ela vê é de fato a pessoa do retrato falado e causa um tumulto causa o "efeito manada" nas pessoas ao seu redor.

Estar a par de fatos e conhecimento evita casos similares.

POR TRATAR-SE DE UMA REDE COM NOTORIEDADE E CONSIDERADA SÉRIA, PORQUE AS PESSOAS NÃO PESQUISAM A FUNDO A VERACIDADE DAS PUBLICAÇÕES.

Gente a rede social nada mais é que o modo mais comum de influência através de  Metapsicologia  com intuito de influenciar as pessoas a formaram uma identidade  superficial , imaginária, isso pode sim ser muito perigoso.

Em detrimento da educação formativa, hoje temos uma educação midiática. As imagens veiculadas pela mídia, seja ela institucional, jornalística ou social ganha força e é considerada verossímil por conta do tamanho de sua abrangência.

Fato é que hoje se torna necessário criar mecanismos de verificação da veracidade de notícias. As fake news ganham força por conta da democratização do direito a publicar nas redes.

Por outro lado, também não há por parte desses veículos de mídia nenhuma campanha ou esforço para que as pessoas sejam cautelosas ou criteriosas ao publicar, veicular informações. Há muita responsabilidade na indústria da mídia que tem sido atribuida aos seus usuários, pois aqueles investem muito no crescimento das redes, mas não em sua segurança.

O pânico social leva as massas expectadoras a acreditar facilmente em notícias divulgadas por 'influencers' com um número X de seguidores, desde que o 'conteúdo' apresentado lhes cause uma sensação de solução ou reconforto diante do que lhes incomoda ou aterroriza. No mais, a exposição de uma figura que represente o 'inaceitável', digno de aniquilação em atos próprios de 'higienização social', tais como o linchamento, permite aos sujeitos envolvidos a descarga de sua agressividade contida, reprimida pelas regras e leis de seu entorno. Aquilo apresentado como horrível, abre margem a um contrato de permissão para seu espelhamento, inclusive com mais requinte de maldade e perversão. Tal como no episódio da série Black Mirror, indicado aqui, no curso presente. Se um retrato falado, apresentado sem provas concretas, pode levar à justiça coletiva feita com as próprias mãos, o que sucederá na era da Inteligência Artificial, em que imagem e voz de uma pessoa podem ser manipuladas para que se veja e ouça exatamente o que o comunicador ou 'autor criminal' determina, já com a intenção de formar opinião, discurso e crime de ódio para com a vítima escolhida?

  1. A percepção das pessoas que teve acesso a essa imagem, ao contexto, ao tempo espaço, a cultura, podem dar a uma imagem o "status" de mais ou menos real. No caso citado, os cidadãos estavam com sede de vingança pelos acontecimentos, queriam e acreditariam na primeira imagem que lhes fosse fornecida, e assim aconteceu, o retrato falado foi dado como real e culminou numa trgédia.
  2. Por estarem aguardando esta imagem substancialmente, pelo contexto, gravidade, tempo espaço, ao estampar a imagem foi capturada pelos sujeitos como real imediato e depois a tragédia.

a noticia ajuda a impremssa tb atrapalha a vida real das pessoas pelos seus comportamentos e maturidade nas decisoões

A semelhança do retrato falado com a pessoa foi determinante. O poder da semelhança com a imagem. A credibilidade da divulgação nos meios de comunicação.

O entorpecimento do Ego frente a um ataque fulminante do Id visando uma resolução rapida sem quaisquer avaliações racionais face o ocorrido.

  1. O que torna uma imagem mais real que outra é o sujeito que vê e as influências sobre sua percepção. O contexto e a precarização intelectual são elementos importantes para que uma imagem possa ser considerada menos ou mais real. O fato é que o olhar carregado de significados pode deturpar a realidade, transformando-a no intuito de saciar a compreensão do objeto, pelo sujeito, algo como: cada um enxerga o que quer ver. Portanto o ver não é estanque, mas dinâmico e contempla uma gama de atendimentos às demandas do sujeito conforme seus pré-conceitos, a natureza da imagem, o contexto de inserção, a pressão social sobre o objeto, a vivência e mesmo a ignorância sobre o que se vê, a limitação intelectual e a projeção psíquica sobre o objeto para satisfazer o ego.

2. Resposta ver item 1.

 

PreviousPage 104 of 136Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱