Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 107 of 109Next

A tecnologia trouxe novos ares a fotografia, sugerindo uma nova versão, possibilitando ser alterada, local e personagem, onde é possível trocar  o fundo e a pessoa, dificilmente consegue-se notar o real ou mais real que outras, é preciso um perito para identificar a adulteração da realidade, existe até app que pode mudar imperfeições no rosto e até mesmo mudar o personagem na imagem. No caso da matéria em si, só foi possível averiguar diante do fato real.

O que caracteriza a imagem como real pelo que entendi está ligada ao olhar do observador, alguns já tem um olhar crítico das coisas e vão analisar melhor, mas outros já acredita em tudo que vê.

Eu entendo que a imagem adicionada a sugestão na escrita, provocou uma comoção social repentina onde a reflexão sobre o assunto ficou impossibilitada, e o julgamento correto foi prejudicado.

 

Pedro Barban nos fala a respeito da pós verdade. Segundo ele, não se trata de algo posterior a verdade, assim como o Pós Modernismo não representa o fim do Modernismo. Mas trata-se do transbordar da verdade. Como o copo cheio, ao receber mais uma gota transborda para a mesa. Assim a pós verdade é o transbordamento dela, no sentido de ir alé dela, alé da imagem que ela representa. Isso a leva  a fake news, ou ao boato. Quem conta um conto acrescenta um ponto. Logo esse conto deixa de ser o que era antes para, ao final de algumas narrativas, se tornar um conto fake. O caso do boato que levou ao linchamento da Fabiane é algo assustador, é uma fake news que transbordou o próprio limite da pós verdade. Entretanto as pessoas a cada dia que passa miram as imagens do dia a dia e querem delas serem ´protagonistas, terem seus momentos de glória. a imagem logo deixa de ser real para assumirem o papel do imaginário.

O papel midiático é apresentar ao público uma visão amplamente induzida. Isto é, fazer com que as pessoas vejam e logo são abraçadas por aquilo que veem e leem nos noticiários.

a escrita, as imagens, as pontuações tudo engloba uma série de características que juntas tornam “uma venda” implacável ao público .

as narrativas são sempre abarcadas por uma imagem, dá pra se construir qualquer fala a partir dela. E a mídia sabe bem como produzir.

1° Mesmo que exista os paradigmas da imagem com seus registros a imagem vinculante à época só teve acreditação pelos algozes devido a esses ter conhecimento que de fato crianças estavam sendo raptadas e também conhecimento do estado de vida que a vítima devia ter em vida, dito isso, os mesmos tiveram como real a suposta imagem da pessoa. Observando a imagem fotográfica nos cartazes julgando ser a imagem da vítima percebo que a mesma nada parecia, ou, pouco parecia com a imagem divulgada. Outro dado de importância é a revolta interna desses, devido ao destino das suposta crianças estava tendo. A revolta bloqueia o consciente e cega fazendo com que enxergam apenas o que despertou esse sentimento buscando vingança.

2- As pessoas tiveram como real devido a postagem da imagem ser numa rede social que julga-se ser séria e confiável.

Mas a pergunta real seria: Porquê agiram dessa forma contra uma pessoa sem apurar os fatos, fatos esses ser da competência da polícia o fazer?

Muitos fatores podem ser levados em consideração, ao caso concreto.

Falta de informações precisas sobre os fatos, ação realizada por impulso e movida por comoção e revolta.

As imagens são tomadas como real por causa da forma como são interpretadas pelas pessoas. Uma vez que cada pessoa possua a sua maneira de ver e enxergar os acontecimentos, dependendo do que tiver ocorrido isso pode ser tomado como verdade para uma determinada pessoa gerando o que vimos na notícia sobre a mulher ser considerada uma bruxa!

 

O que caracteriza uma imagem vinculada com real ou mais  real que outras são as definições da informação causando um impacto visual de associação entre o real e a imagem

 Os leitores da rede social mencionada tomarão   a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real porque são leitores e o primeiro impacto de atração foi a escrita , a forma com descreve a imagem chama mais atenção do que a própria imagem que simboliza uma identificação negativa a quem observa a imagem criando um julgamento revoltado de punição sem limite de consequências

Resposta 1) O que caracteriza é a interpretação da imagem como processo contextual. A relação da imagem com o real é variável conforme o social e o cultural, por exemplo.

Resposta 2) Os leitores tomaram como real a notícia divulgada pela mesma rede social, por causa de seu imaginário: a relação existente entre a imagem, a forma como ela foi divulgada e seu contexto social. Está relacionada com o estádio do espelho, onde há o espaço dos fenômenos da ilusão. É precisoa trabalhar esse aspecto para se evitar os pré julgamentos e atitudes que nesse caso, acabaram primeiramente levando à morte de uma mulher por espancamento e posteriormente a verificação do erro, pois não se tratava da criminosa. Claramente os leitores da notícia tiveram a percepção da realidade contextual, sob o paradigma fotográfico (pela captação do fragmento tempo- espaço capturado: divulgação da notícia), onde fizeram o registro do real dessa forma, de acordo com esses momentos sociais (divulgação das notícias).

Muito Provavelmente a forma como é dada a noticia, o context , o cenário o tom de voz do repórter,  isso leva a credibilidade da noticia.

 

As pessoas tomaram como verdadeiras pelas imagens os movimentos e a revolta em si, talvez se cooxando no lugar de muiras mães que perderam seus filhos

PreviousPage 107 of 109Next