Desafio - Módulo VII
Citação de rozanekarla84 em novembro 18, 2024, 6:33 pmA notícia foi tida como real e veiculada sem comprovar a veracidade dos fatos, com relação ao ocorrido. E infelizmente uma inocente pagou com com a própria vida.
A notícia foi tida como real e veiculada sem comprovar a veracidade dos fatos, com relação ao ocorrido. E infelizmente uma inocente pagou com com a própria vida.
Citação de Elaine dos Santos em novembro 19, 2024, 4:44 pmEu acredito que a publicação de fatos em rede sociais, e mídia tem uma repercussão muito rapida. Esse caso dessa mulher, como tantos outros que temos visto, e algo que demostra o quanto a imagem pode comprometer uma pessoa, sendo um fato imaginario ou real. Nem tudo que parece é verdadeiro. E preciso averiguar os fatos, investigar, isso demostra a ignorância das pessoas. O quão ignorante o ser humano está se tornando.
Eu acredito que a publicação de fatos em rede sociais, e mídia tem uma repercussão muito rapida. Esse caso dessa mulher, como tantos outros que temos visto, e algo que demostra o quanto a imagem pode comprometer uma pessoa, sendo um fato imaginario ou real. Nem tudo que parece é verdadeiro. E preciso averiguar os fatos, investigar, isso demostra a ignorância das pessoas. O quão ignorante o ser humano está se tornando.
Citação de Daniel Dutra em novembro 21, 2024, 6:30 pmA separação entre real e mais real que outras, está ligada à vivência e interpretação das pessoas. Exatamente por isso, que a reportagem veiculada teve a repercussão vista.
A separação entre real e mais real que outras, está ligada à vivência e interpretação das pessoas. Exatamente por isso, que a reportagem veiculada teve a repercussão vista.
Citação de Rosane Lopes em novembro 21, 2024, 6:54 pm1 - Semelhança das pessoas nas fotos
2 - Após a divulgação como 'fonte segura' as pessoas acreditaram como se fosse real.
1 - Semelhança das pessoas nas fotos
2 - Após a divulgação como 'fonte segura' as pessoas acreditaram como se fosse real.
Citação de Flavia Alexandre Leopoldina da Silva em novembro 21, 2024, 10:14 pmA internet ssempre terá um efeitomuito grande na vida das pessoas, pessoas sem noção da diferença da imagem para o real. É mais facil se limitar no acha que é do que analisar e ter cuidado com o real. A imaginação pode nos enganar muito e se não analizarmos também a imagem, poderemos nos enganar ou nos deixar ser enganados.
A internet ssempre terá um efeitomuito grande na vida das pessoas, pessoas sem noção da diferença da imagem para o real. É mais facil se limitar no acha que é do que analisar e ter cuidado com o real. A imaginação pode nos enganar muito e se não analizarmos também a imagem, poderemos nos enganar ou nos deixar ser enganados.
Citação de Erika Markarian em novembro 22, 2024, 1:41 amA cada dia o mundo virtual tem feito parte da vida das pessoas muito mais do que o mundo real, e isso tem feito com que a proximidade entre essas duas realidades se tornassem cada vez menos distante uma da outra e cada vez mais interligadas, fazendo com que muitas pessoas passassem a acreditar no universo virtual como se fosse veridicamente real.
A cada dia o mundo virtual tem feito parte da vida das pessoas muito mais do que o mundo real, e isso tem feito com que a proximidade entre essas duas realidades se tornassem cada vez menos distante uma da outra e cada vez mais interligadas, fazendo com que muitas pessoas passassem a acreditar no universo virtual como se fosse veridicamente real.
Citação de Leandro da Silva Costa em novembro 22, 2024, 4:29 pmUma imagem é percebida como real ou mais real que outras quando apresenta características que convencem o público de sua autenticidade e credibilidade. Isso ocorre quando a imagem possui alta qualidade visual, elementos familiares ou reconhecíveis, e é acompanhada por um contexto narrativo que reforça sua legitimidade, como uma legenda ou história coerente. Além disso, a credibilidade da fonte que compartilha a imagem exerce grande influência, especialmente quando se trata de páginas populares, veículos de imprensa ou perfis reconhecidos. Emoções intensas, como medo, indignação ou compaixão, também contribuem para que as pessoas aceitem a imagem como verdadeira, especialmente quando ela cria uma sensação de urgência. Por fim, a ausência de contraprovas imediatas pode levar o público a aceitar a imagem como verdadeira, já que não encontram contestação no momento de sua divulgação. No caso mencionado, a imagem foi percebida como real devido ao contexto em que foi veiculada, reforçando sua aparência de autenticidade, seja por meio de um texto manipulador, edições visuais convincentes ou associação com eventos locais reconhecidos.Os leitores das redes sociais tomaram a imagem e a notícia divulgada como reais devido a uma combinação de fatores psicológicos, sociais e culturais. Um dos principais motivos é o fenômeno da "verdade pelo compartilhamento", em que informações amplamente disseminadas e comentadas nas redes ganham a aparência de legitimidade, independentemente de sua autenticidade. Além disso, a notícia pode ter reforçado preconceitos ou medos já existentes, como a combinação de temas que envolvem bruxaria e sequestro de crianças, o que ativa reações emocionais intensas e reduz a análise crítica. Muitas pessoas não verificam a autenticidade de informações em redes sociais, já que o consumo de conteúdo é rápido e superficial. A percepção de que a plataforma é confiável também contribui, uma vez que redes sociais amplamente usadas são vistas como fontes legítimas, mesmo que apenas repassem informações e não as produzam. A acusação mencionada despertou emoções fortes, como medo e indignação, levando os leitores a compartilharem e acreditarem na notícia sem questioná-la. Por fim, a pressão social desempenha um papel importante: quando muitas pessoas estão reagindo e acreditando em uma informação, os indivíduos se sentem inclinados a fazer o mesmo, o que contribui para a disseminação de informações falsas com graves consequências.
Os leitores das redes sociais tomaram a imagem e a notícia divulgada como reais devido a uma combinação de fatores psicológicos, sociais e culturais. Um dos principais motivos é o fenômeno da "verdade pelo compartilhamento", em que informações amplamente disseminadas e comentadas nas redes ganham a aparência de legitimidade, independentemente de sua autenticidade. Além disso, a notícia pode ter reforçado preconceitos ou medos já existentes, como a combinação de temas que envolvem bruxaria e sequestro de crianças, o que ativa reações emocionais intensas e reduz a análise crítica. Muitas pessoas não verificam a autenticidade de informações em redes sociais, já que o consumo de conteúdo é rápido e superficial. A percepção de que a plataforma é confiável também contribui, uma vez que redes sociais amplamente usadas são vistas como fontes legítimas, mesmo que apenas repassem informações e não as produzam. A acusação mencionada despertou emoções fortes, como medo e indignação, levando os leitores a compartilharem e acreditarem na notícia sem questioná-la. Por fim, a pressão social desempenha um papel importante: quando muitas pessoas estão reagindo e acreditando em uma informação, os indivíduos se sentem inclinados a fazer o mesmo, o que contribui para a disseminação de informações falsas com graves consequências.
Citação de LUCAS RAPHAEL DE CAMPOS POGGI em novembro 22, 2024, 5:34 pmA partir de uma imagem criada que está vinculada com alguma notícia negativa, as pessoas tem tendência a se impressionar. Usam da imaginação fantasiosa, de algo parecido com o que viu para associar com o real que nem se quer checaram.
Tornando acessível para qualquer um as redes sociais, sem limite do que postar, passam a considerar qualquer notícia como a sua verdade. É a sua opinião, é a sua religião, é a sua política, somente o que você quer ver e tornar julgamentos à sua moral. Foi assim que uma pessoa compartilha o que acha para outras que tomam seu próprio julgamento sem verificar a realidade.
A partir de uma imagem criada que está vinculada com alguma notícia negativa, as pessoas tem tendência a se impressionar. Usam da imaginação fantasiosa, de algo parecido com o que viu para associar com o real que nem se quer checaram.
Tornando acessível para qualquer um as redes sociais, sem limite do que postar, passam a considerar qualquer notícia como a sua verdade. É a sua opinião, é a sua religião, é a sua política, somente o que você quer ver e tornar julgamentos à sua moral. Foi assim que uma pessoa compartilha o que acha para outras que tomam seu próprio julgamento sem verificar a realidade.
Citação de Luiz Fernando Lamarao em novembro 24, 2024, 3:14 pm1- Viés de confirmação. As pessoas que cometeram a violência já estavam predispostas a acreditar como real a imagem veiculada para que pudessem fazer “justiça”, talvez em função do sentimento de injustiça que carregam consigo.
2- A credibilidade que dispensavam ao veículo que transmitiu a notícia.
1- Viés de confirmação. As pessoas que cometeram a violência já estavam predispostas a acreditar como real a imagem veiculada para que pudessem fazer “justiça”, talvez em função do sentimento de injustiça que carregam consigo.
2- A credibilidade que dispensavam ao veículo que transmitiu a notícia.
Citação de Gabriela Sanchez Costa em novembro 25, 2024, 5:58 amA relação entre a imagem e o suposto real, se constitui dentro de uma concepção social da realidade. Isto deve ser considerado como um processo em construção pelos
sujeitos e a credibilidade faz parte de uma construção social, coletiva. Dito de
outro modo, os elementos usados para construir uma mensagem visual como
real podem ser interpretados de forma diferente por outro grupo social e abrir possibilidades de encontrar diferentes formas de observar uma mesma imagem. Assim, os padrões que caracterizam uma imagem mais “real” são contextuais, relacionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê, a situação de interação entre os sujeitos, entre outros elementos. Por fim, refletir sobre a relação entre imagem e real é importante para evitar prévios julgamentos e atitudes, bem como o uso da violência pela violência. Essa reflexão também é essencial para trabalhar a relação entre o eu e o outro – o meu olhar e o outro olhar – de forma mais ética e democrática diante do que está sendo veiculado na mídia.
A relação entre a imagem e o suposto real, se constitui dentro de uma concepção social da realidade. Isto deve ser considerado como um processo em construção pelos
sujeitos e a credibilidade faz parte de uma construção social, coletiva. Dito de
outro modo, os elementos usados para construir uma mensagem visual como
real podem ser interpretados de forma diferente por outro grupo social e abrir possibilidades de encontrar diferentes formas de observar uma mesma imagem. Assim, os padrões que caracterizam uma imagem mais “real” são contextuais, relacionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê, a situação de interação entre os sujeitos, entre outros elementos. Por fim, refletir sobre a relação entre imagem e real é importante para evitar prévios julgamentos e atitudes, bem como o uso da violência pela violência. Essa reflexão também é essencial para trabalhar a relação entre o eu e o outro – o meu olhar e o outro olhar – de forma mais ética e democrática diante do que está sendo veiculado na mídia.