Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 175 of 181Next

Cometeram erros gravissimos ,associaram a imagem desta senhora com a pessoa que cometeu o seqüestro. Foram iludidos pela imagem...tiveram tanta certeza que não procuraram buscar provas reais

 

 

as pessoas são altamente influenciáveis pelo coletivo, na maioria das vezes não focam em buscar saber a veracidade da informação divulgada. Acompanhar uma pagina provavelmente de renome no que se trata informações leva as pessoas a ignorarem os fatores importantes que é a veracidade, as pessoas seguem o coletivo e simplesmente aderem aquela ideia porque todos estão fazendo o mesmo. No caso em questão, a noticia foi divulgada, uma mulher parecida foi vista e concluíram que era ela, fazendo justiça com as próprias mãos

O Real é aquilo que escapa à simbolização completa.
leitores sempre acreditaram em uma comunicação conforme a credibilidade do expositor, da sem então o perigo do informa que se passa.

Uma imagem é mais facilmente considerada real quando está, acompanhada de uma narrativa coerente.

A imagem confirma uma ideia, crença ou medo que a pessoa já possuir. Ela valida um discurso ou uma ideológia, provocar emoção (choque, indignação, empatia...

Algumas pessoa podem se basea nesses sentimentos, e fazer um juizo equivocados, sem examinar os fatos.

 

 

Por se tratar de um foto retrato e um retrato deu credibilidade a Imagem divulgada por ser algo real.

E quanto a rede se utilizou da imagem para dar uma narrativa enganosa, que infelizmente hoje é o que se mais vê, o importante é os números, a audiência,

não importa a verdade dos fatos infelizmente.

Real ou mais real?

 

*Imagem, som, palavra.

A semiótica de Peirce é uma teoria dos signos, onde ele afirma que todo signo*, é triádico, ou seja, envolve sempre três elementos dinâmicos: Representamen: signo em si que representa algo. Objeto: aquilo ao que o signo se refere. Interpretante: o efeito produzido pelo signo.

Os leitores da noticia atribuíram veracidade ao conteúdo dentro dessa dinâmica "triádica"  .

Conceito que se refere o quão crível a imagem nos parece sao os marcadores visuais de modalidade elevada, ajudam no julgamento da imagem. Sendo eles; iluminação, perspectivas, detalhes refinados, distorções e detalhes como logos, marca d’agua, papel timbrado, etc. São os diversos tipos de recursos técnicos que são aplicados de acordo com a intenção e decisão do EDITOR, daquilo que intenta comunicar.

A imagem como construção do real é a realidade percebida, de acordo com a impressão que provoca ao observador.

O observador tem sua própria coerência interna e percepção de mundo. Uma imagem pode ser real, porem se mal composta ou fora de contexto parecerá menos real.

Cabe aos observadores a critica de distinguir; o real X a pretensão do real. Pois a imagem que constroi o real é resultado de filtros que sao, os marcadores visuais, convencões sociais e experiencias individuais.

Do ponto de vista da Neurociências, o observador pode apurar sua crítica através educação midiática, visual e exposição a perspectivas diferentes. A falta da critica leva o observador a inflexibilidade cognitiva, que enrijecida condiciona a se manter em padrões, interpretações enviesadas e/ou literais e se tornando menos capaz de julgar algo como mais ou menos real.

 

 

As pessoas tomam imagens em notícias como essas como real por falta de sua disposição e poder crítico e analítico. Se houvesse maior senso crítico coisas desse tipo seriam evitadas.

1- A relação com o real é variável conforme o social e o cultural.

2- A imagem constitui uma forma de olhar sobre o sujeito, o mundo e o real.

Numa sociedade heterogênea e que vive um contexto de violência, a expressão é também de violencia

O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
Uma imagem é vista como mais “real” quando está associada a contextos de credibilidade, como redes sociais conhecidas, jornais ou acompanhada de uma narrativa forte e coerente. Além disso, quanto mais a imagem se aproxima da aparência do mundo real (como fotos ou retratos falados), mais tende a ser interpretada como verdadeira, mesmo sem confirmação.

Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e a notícia divulgada pela mesma rede como real?
Os leitores tomaram a imagem e a notícia como reais porque elas foram compartilhadas em grande volume e sem checagem, o que gerou um senso de urgência e verdade. O retrato falado e o texto publicado reforçaram um ao outro, criando uma narrativa convincente. A confiança na plataforma e a comoção social também contribuíram para que as pessoas acreditassem na veracidade da informação sem questionar.

1- O que caracteriza uma imagem veiculada como "real" ou mais "real" que outras? R.: Infelizmente estamos vivendo um momento de fake news, com o uso de recursos tecnológicos, cada dia mais indiscriminadamente, confundindo, distorcendo o real e levando à reações impulsivas de justiça pelas próprias mãos. Então se não devidamente investigado sobre a veracidade da imagem e notícia, as pessoas estão sendo lesadas em seu crivo de juízo com um falso real. Sem excluir o devido julgamento com justiça, vemos uma desvalorização da tecnologia, da justiça e do próprio ser humano, já fragilizado com o estresse cotidiano em seu entorno e no mundo afora.

 

2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real? R.: Acreditando erroneamente no crivo de uma rede social de renome que não aplicou o filtro de veracidade de publicações e também sem uma denúncia sobre a falsidade, as pessoas leitoras tomaram como verdade, sem a devida investigação da veracidade, dando crédito para uma rede social, uma publicação e um "influencer", criminosamente atuando como influenciador relapso.

PreviousPage 175 of 181Next