Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 176 of 176

O que caracteriza a imagem veiculada como "real" ou "mais real" e a técnica exigida ou habilidade utilizada para fazer o desenho que apresentará uma riqueza de detalhes e semelhanças do objeto, nesse caso do sujeito, detalhes como: rosto, olhos, nariz, cabelo, sobrancelhas, etc.

O desenho juntamente com o enunciado (noticia) do caso foi subsidio para os observadores (leitores) apoderar-se desses detalhes e projetarem (julgarem) num indivíduo de acordo com seu ponto de vista (subconsciente) na ânsia de satisfazer suas pulsões (angustias, frustações, violência),  que dominados por elas (Id) acreditaram em sua projeção como (imagem) real.

Uma imagem veiculada como "real" ou mais "real" que outras geralmente é caracterizada por contexto e fonte confiável, detalhes e provas, ausência de edições, coerência com a realidade, confirmação por várias fontes, produção profissional etc. No contexto da notícia, que descreve a morte de uma mulher por engano devido a um boato em rede social, os leitores podem ter tomado a imagem e notícia como reais por uma combinação de fatores, muitas vezes explorados em casos de desinformação, como viralização e efeito "manada", vieses de confirmação, falta de senso crítico, confiabilidade nas redes sociais, sensacionalismo, falta de opiniões contrárias, aparência de verdade etc.

1- No ambiente das redes sociais, a repetição, a quantidade de compartilhamento e o aparente engajamento coletivo contribuem para a legitimação de uma imagem como verdadeira, além da ausência de checagem critica, aliada ao desejo de agir rapidamente faz com que as pessoas aceitem como real algo que na verdade pode ser simbólico ou distorcido.

2-Os leitores acreditaram na noticia pois ela ativa medos profundos e coletivos, alem de ser apresentada em um ambiente de confiança, o que fez com que causasse um efeito manada.

PreviousPage 176 of 176