Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 14 of 142Next
  1. O que caracteriza uma imagem veiculada como "real" ou mais "real" que as outras é interação entre os sujeitos, a importância do conteúdo que a imagem transmite.
  2. Os leitores de redes sociais tomaram a imagem e notícia como real por acreditarem nesta verdade.

A real inquietação relacionada às fake news aparece em iniciativas isoladas e em estudos ainda iniciais, apesar das frequentes declarações sobre altos investimentos em segurança da informação por parte das grandes mídias. Sem o efetivo envolvimento dessas empresas, que não param de lucrar, mesmo envolvidas em escândalos de vazamento de dados, o combate às notícias falsas torna-se cada vez mais difícil e as informações distorcidas e recheadas de boatos se aproximam aceleradamente, adentrando.os círculos mais fechados e de confiança. O indivíduo usuário da Internet tende a acreditar no que seu amigo ou familiar publica nas redes, muitas vezes sem contestar. E é esse também um grande perigo. O problema também esbarra na questão da responsabilidade, tanto de quem publica o conteúdo, quanto de que o lê. Esforços para verificar as fontes, o contexto do assunto, a data de publicação e as personalidades envolvidas certamente não alcançaram por enquanto o topo das prioridades comportamentais nas redes sociais digitais. Basta observamos as atitudes de pessoas públicas e da própria imprensa tradicional, que têm dado credibilidade a essas notícias, muito mais do que elas merecem. Talvez ações educativas e projetos que envolvam diversos setores da sociedade possam contribuir para uma redução da circulação de fake news e suas consequências. Falhamos no compromisso de checar aquilo que vemos, lemos, escrevemos e compartilhamos? Mesmo assim, é possível que medidas de reeducação no ambiente virtual revertam este cenário, em vez de usuários precisarem abandonar as redes sociais, como já tem acontecido no Estados Unidos, por exemplo. No entanto, isso só será viável a partir do comprometimento coletivo e de uma visão mais humanizada e menos capitalista dos principais detentores dos meios de comunicação.

Através do retrato falado e conteúdo da matéria divulgada no Site criou-se uma imagem equivocada da vítima na visão dos agressores. Um crime cometido por usurpar a imagem de uma pessoa inocente. Matéria tendenciosa dado a toda contextualização de imagem e notícia.

1- A Imagem se apodera da realidade quando junto a ela existe uma narrativa, um contexto. Sendo assim automaticamente movemos a identificação dos leitores ao fato.

2- Por se tratar de um assunto tocante de forte impacto à sociedade relacionado ao crime infantil com riquezas de detalhes na matéria, foi tomado como real.

1- A realidade da imagem veiculada, está associada aos detalhes que caracterizam a imagem como real, assemelhando-se a realidade da imagem, aonde a narrativa também aumentou o contexto sobre a realidade.

2- Os leitores acreditaram na imagem veiculada pela rede social, devido ao fato da credibilidade da página envolvida que divulgou as imagens, mesmo não havendo provas concretas até o momento.

 

 

 

O que caracteriza uma imagem como real ou mais real que outra, pode ser pelo contexto em que tal imagem se insere. Em quem está emitindo, repassando a imagem. Se é ou não uma fonte considerada confiável. E podemos ressaltar que essas situações passam pelo nosso imaginário, real e simbólico, como relata a teoria de Lacan. Cada um, em cada contexto, vai, de acordo com sua subjetividade vai dar credibilidade ou não às imagens/notícias/situações.

 

 

A incapacidade de verificar a fonte. A imagem e a notícia se tornaram real porque o fato abala o íntimo do ser humano, onde o mesmo pela indignação se torna irracional.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:32 am

Após refletir e ler a notícia, responda às seguintes questões:

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

 

Após refletir e ler a notícia, responda às seguintes questões:

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

  1. uma imagem é culturalmente mais real que outras, pois depende da vivência das pessoas que a absorvem.
  2. os leitores da rede social veiculam uma imagem espelho como real, não se importando se são duas pessoas parecidas ou se é a mesma pessoa. Os leitores estão tão absorvidos com a imagem e notícia divulgada, acreditam nela como real, e não têm espírito crítico para analisarem, para discutirem se o que leem e veem é verdadeiro ou falso (fake).

O conhecimento liberta e fake news mata, as pessoas dão mais atenção a noticias contendo uma temática negativa do que em noticias positivas, e a mídia se aproveita da ignorância das pessoas.

A imagem bem como a noticia foi tomada por esta comunidade como real, mesmo a mulher tentando explicar que não era ela, a população não parou para ouvir, mesmo sabendo que tem muitas pessoas que se parecem e as vezes até são sósias. É muito bom que a questão volte a ser discutida, pois a relação do real com a imagem neste caso foi uma tragédia, e  as crianças também estão viciando nas redes sociais o que por si só já é uma patologia, e que tipo de ser humano teremos nas próximas décadas? O caso é sério e os psicanalistas devem alertar seus pacientes.

PreviousPage 14 of 142Next