Desafio - Módulo VII
Citação de NAIR DE PAIVA em setembro 25, 2022, 11:43 pmA imagem é uma das muitas formas de expressar o pensamento, vendo a imagem e o contexto nas redes sociais, aquela comunidade recebeu a notícia como real sem questionar e o resultado define claramente o que aquelas pessoas sentiam, pois nem dá dizer que pensavam, visto que foi um ato basicamente irracional já que não quiseram ouvir a vítima.
A imagem é uma das muitas formas de expressar o pensamento, vendo a imagem e o contexto nas redes sociais, aquela comunidade recebeu a notícia como real sem questionar e o resultado define claramente o que aquelas pessoas sentiam, pois nem dá dizer que pensavam, visto que foi um ato basicamente irracional já que não quiseram ouvir a vítima.
Citação de Rodrigo dos Reis Santarem em setembro 26, 2022, 1:54 amA imagem possui forte apelo social de um indivíduo. Pela semelhança dos fatos, a imagem foi associada de forma errônea e negativa da vítima. As mídias sociais exercem forte influência nas atitudes da sociedade, e quando essa influência é negativa pode vitimar alguém injustamente. Isso é muito perigoso.
A imagem possui forte apelo social de um indivíduo. Pela semelhança dos fatos, a imagem foi associada de forma errônea e negativa da vítima. As mídias sociais exercem forte influência nas atitudes da sociedade, e quando essa influência é negativa pode vitimar alguém injustamente. Isso é muito perigoso.
Citação de Adao Rodrigues Ramos em setembro 26, 2022, 2:18 amVemos que uma imagem pode ser não sendo real pode tornar se real com atitudes euforicas
Vemos que uma imagem pode ser não sendo real pode tornar se real com atitudes euforicas
Citação de Aline Cristina da Silva Moreira Estevam em setembro 26, 2022, 9:59 pmComo visto, a imagem é experimentada por meio dos sentidos. Contudo, enquanto alguns a percebem como parte do mundo, isto é, como representações sociais, olhares distintos de construir o mundo e a “realidade” / o “real”, outros a apropriam e a tomam como o próprio mundo, como sua materialidade, como se o mundo existisse de antemão, sem a necessária intervenção e relação com o sujeito, como se o “real” já estivesse num já-dado, à espera a ser apropriado pelos sujeitos.
A respeito dessa discussão, é importante considerar o seguinte: se a imagem é uma forma de expressão e existem distintos sujeitos – há diferenças uns dos outros –, há formas distintas de expressão e, portanto, de representação de cada uma das vidas. A maneira que cada um olha para o “real” é repleta de valores que foram herdados desde a infância, por meio das experiências com os pares (referenciais), dos contatos com as várias instituições com as quais são encaradas ao longo da vida – igreja, escola, universidade, etc. – e, também, pela forma com as quais são projetados os olhares de cada um. A visão é uma atividade singular, mas também fundamentalmente social. Desse modo, uma imagem é uma possibilidade de significar o “real” e não o próprio “real”, já que este é um processo de construção dos sujeitos nas suas relações com os outros e o mundo.
A visão é uma atividade singular, mas também fundamentalmente social. Desse modo, uma imagem é uma possibilidade de significar o “real” e não o próprio “real”, já que este é um processo de construção dos sujeitos nas suas relações com os outros e o mundo. Logo, o que caracteriza uma imagem como mais ou menos real varia entre sociedades, culturas, grupos sociais, etc.
Nessa notícia, a imagem – o retrato falado – divulgado em uma rede social de uma suposta sequestradora de bebês, envolvida com magia negra, foi tida como real porque um grupo de usuários a tomaram como credível. A própria imagem foi construída como credível em virtude de um contexto social religioso que aparece como pano de fundo importante a ser considerado. Observe que já o primeiro sublide aparece “Mulher foi morta após página postar boato sobre sequestro e bruxaria” (RIBEIRO, G1, 2014). Não só comumente se condena práticas de bruxaria, mas também sequestros de bebês, os quais são coletivamente construídos de forma negativa e, no caso do segundo, tipificado como crime pela lei. Esses elementos foram importantes para não só uma prévia condenação, mas para que as pessoas a agredissem – e, mesmo se fosse o contrário, nada poderia justificar tamanha violência! –, tomando o retrato falado construído como “real”.
Como visto, a imagem é experimentada por meio dos sentidos. Contudo, enquanto alguns a percebem como parte do mundo, isto é, como representações sociais, olhares distintos de construir o mundo e a “realidade” / o “real”, outros a apropriam e a tomam como o próprio mundo, como sua materialidade, como se o mundo existisse de antemão, sem a necessária intervenção e relação com o sujeito, como se o “real” já estivesse num já-dado, à espera a ser apropriado pelos sujeitos.
A respeito dessa discussão, é importante considerar o seguinte: se a imagem é uma forma de expressão e existem distintos sujeitos – há diferenças uns dos outros –, há formas distintas de expressão e, portanto, de representação de cada uma das vidas. A maneira que cada um olha para o “real” é repleta de valores que foram herdados desde a infância, por meio das experiências com os pares (referenciais), dos contatos com as várias instituições com as quais são encaradas ao longo da vida – igreja, escola, universidade, etc. – e, também, pela forma com as quais são projetados os olhares de cada um. A visão é uma atividade singular, mas também fundamentalmente social. Desse modo, uma imagem é uma possibilidade de significar o “real” e não o próprio “real”, já que este é um processo de construção dos sujeitos nas suas relações com os outros e o mundo.
A visão é uma atividade singular, mas também fundamentalmente social. Desse modo, uma imagem é uma possibilidade de significar o “real” e não o próprio “real”, já que este é um processo de construção dos sujeitos nas suas relações com os outros e o mundo. Logo, o que caracteriza uma imagem como mais ou menos real varia entre sociedades, culturas, grupos sociais, etc.
Nessa notícia, a imagem – o retrato falado – divulgado em uma rede social de uma suposta sequestradora de bebês, envolvida com magia negra, foi tida como real porque um grupo de usuários a tomaram como credível. A própria imagem foi construída como credível em virtude de um contexto social religioso que aparece como pano de fundo importante a ser considerado. Observe que já o primeiro sublide aparece “Mulher foi morta após página postar boato sobre sequestro e bruxaria” (RIBEIRO, G1, 2014). Não só comumente se condena práticas de bruxaria, mas também sequestros de bebês, os quais são coletivamente construídos de forma negativa e, no caso do segundo, tipificado como crime pela lei. Esses elementos foram importantes para não só uma prévia condenação, mas para que as pessoas a agredissem – e, mesmo se fosse o contrário, nada poderia justificar tamanha violência! –, tomando o retrato falado construído como “real”.
Citação de pr.josealtair@gmail.com em setembro 27, 2022, 2:47 pm
- Por ter o habito de trazer o julgamento pela primeira imagem que vê.
- Por não se interresar ou preguisa de pesquisar os fatos ou a veracidade da noticia apresentada nas redes.
- Por ter o habito de trazer o julgamento pela primeira imagem que vê.
- Por não se interresar ou preguisa de pesquisar os fatos ou a veracidade da noticia apresentada nas redes.
Citação de Maluary Elize Dellatorre Luz em setembro 27, 2022, 8:03 pmA pergunta 1 tem relação com o que é a realidade, uma construção dos sujeitos, coletiva, que pode variar mas infelizmente não foi questionado essa possibilidade, muito possivelmente pelo calor do momento despertar sentimentos conflituosos no grupo. A pergunta 2 acredito que se desenvolve no âmbito da credibilidade, que dão percepções que podem alterar entre o real e o mais ou menos real, novamente não levado em consideração.
A pergunta 1 tem relação com o que é a realidade, uma construção dos sujeitos, coletiva, que pode variar mas infelizmente não foi questionado essa possibilidade, muito possivelmente pelo calor do momento despertar sentimentos conflituosos no grupo. A pergunta 2 acredito que se desenvolve no âmbito da credibilidade, que dão percepções que podem alterar entre o real e o mais ou menos real, novamente não levado em consideração.
Citação de areanebarros em setembro 28, 2022, 7:27 amTemos que tomar cuidado com informações pela internet, elas podem ser verdadeiras ou não.
E as pessoas não conseguem mais distinguir isso e acabam causando tumulto para suas vidas.
A internet é lugar sem lei, é má e boa em simultâneo. Mas tem poder de manipulação de pessoas, principalmente as mais propensas a terem problemas mentais.
Temos que tomar cuidado com informações pela internet, elas podem ser verdadeiras ou não.
E as pessoas não conseguem mais distinguir isso e acabam causando tumulto para suas vidas.
A internet é lugar sem lei, é má e boa em simultâneo. Mas tem poder de manipulação de pessoas, principalmente as mais propensas a terem problemas mentais.
Citação de ELVIS castro em setembro 29, 2022, 3:30 pmA imagem reflete o pensamento do sujeito,em forma de expressão,ela sendo observada por públicos diferentes são analisadas de formas criteriosas pelos respectivos.
A imagem reflete o pensamento do sujeito,em forma de expressão,ela sendo observada por públicos diferentes são analisadas de formas criteriosas pelos respectivos.
Citação de Dejair Aparecido Gomes em setembro 30, 2022, 8:08 pmTraços de semelhança a falta de conhecimento dos fatos.
Porque foi vinculada em sites com prestígio na grande mídia global.
Traços de semelhança a falta de conhecimento dos fatos.
Porque foi vinculada em sites com prestígio na grande mídia global.
Citação de Valeria Alves Nascimento em outubro 2, 2022, 2:08 am
- A imagem do caso, é uma imagem pre fotográfica , tida como imaginaria , o que tonou real a fonte dela por ser fonte na epoca de confinaça a imagem ganha credibilidade
- A imagem do caso, é uma imagem pre fotográfica , tida como imaginaria , o que tonou real a fonte dela por ser fonte na epoca de confinaça a imagem ganha credibilidade