Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 150 of 160Next

A imagem perpassa primeiro pela campo da imaginação. Sendo assim, no caso mencionado, as pessoas imaginaram algo ,e se depararam com uma imagem já construída e não fixada e revista, trazendo confusão.  Não deram a oportunidade para que a pessoa se justificasse, além de muitos terem seguido diversas pessoas, sem averiguar o caso.  Destruindo a vida de uma mulher, e marcando uma família através da violência.  Mas uma vez nos deparamos com o perigo das redes, que alimenta com uma falsa veracidade, imagens onde depende também da visão do outro que vê.

1-  O fato da imagem ser postada em um local, tido como confiável, e a semelhança com a figura humana( vítima) observada por vária pessoas do mesmos convívio social, ou seja a perspectiva de uma sendo confirmada pelo olhar do outro, faz com que a imagem seja real.

2-Acredito que a credibilidade, que as pessoas atribuíam, ao local em que a imagem e a noticia foram postada, os levaram a ter como real.

Em tempos de tanta (des)informação, notícias como esta misturam ou fluem imaginário, real e simbólico. No caso da imagem divulgada, a noção de realidade  se aprofunda de tal modo que não é diferenciada do imaginário.

Além disso, pode-se inferir que os agressores uniram-se em um grupo a partir da Identificação, em que características como "justiça", "moral", entre outras foram destacadas na situação.

O processo de captação de uma imagem é complexo e envolve muitas áreas do cérebro.  Nesse processo, após a captação da imagem foram ativados neurotransmissores que desencadearam , memórias, sentimentos, e reações negativas a ponto de não permitir uma conduta consciente, como ouvir a mulher antes da agressão.

O que levou as pessoas acreditarem,foi a página do site por ser confiável e por isso a divulgação foi rápida a foto era a imagem e semelhança da dona de casa

As pessoas têm suas próprias perspectivas e interpretam o mundo de maneiras distintas conforme aquilo que são e compreendem diante seus sistemas de crenças e valores. Uma imagem pode ser considerada real quando conseguimos associar com a realidade sendo relatada na imagem. E mais real quando não se consegue expressar 100% a sua originalidade.
Pela influência que foi gerada, sem uma exame confiável da imagem com a realidade., acreditaram naquilo porque foi exposto como real e como efeito manada confiaram cegamente sem questionarem ou tirarem conclusões com calma.

E acrescentando a minha resposta anterior, fatalmente consideraram real, pois de alguma forma ao olharem a mulher frente a frente consideraram igual a imagem, levando a crença de que era a representação real da mesma!

A rede social se tornou um "local" onde pessoas comuns e sem qualquer preparo se sente no direito de poder exercer um julgamento sem qualquer punicao imediata.

Trazendo o fato aos olhos da psicanalise, o paradigma fotografico está para registro real. Sendo assim a foto divulgada tornava real a personagem da historia com a maldade que estava sendo feita às crianças.

A imagem, sendo marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, é uma forma de expressão humana, cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Esse olhar é produto dos sentidos sobre a imagem e sobre o real que ela representa. O fato da imagem ter sido postada num site ou portal tido como confiável, a comoção social , algum ou alguns traços de semelhança entre a mulher suspeita e a mulher vitima do linchamento, tudo contribuiu para que as pessoas misturassem imaginario, real e simbólico. A imagem constitui um olhar sobre o sujeito, o mundo e o real, variando ao longo do tempo e mudando conforme o contexto social, espacial,etc. Devemos levar em conta que o processo de captação de uma imagem é complexo e envolve muitas áreas do cérebro. A maneira como as informações e imagens foram divulgadas também contribuiram para dar aparência de credibilidade a noticia, que veiculou a imagem da mulher de forma sensacionalista e apelativa, influenciando diretamente na percepção dos observadores.

Contexto de publicação: se parecer ter sido publicado por um veículo de comunicação confiável ou se for amplamente compartilhado, as pessoas acreditarão mais nela.

Qualidade visual: imagens nítidas e bem formadas parecerão mais autênticas contra imagens pixeladas ou de baixa resolução.

Elementos de credibilidade: logotipos, legendas, marcas d’água ou evidência de edição profissional podem fazer uma imagem parecer crível.

Confirmação social: se muitas pessoas estiverem compartilhando ou comentando que “isto é real”, as pessoas acreditarão nisso sem verificar.

Inventário de documentos oficiais: procurar ou parecer como retificadoras criminais ou retratos falados de criminosos.

PreviousPage 150 of 160Next