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Desafio - Módulo VII

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Questão 1- A imagem real é aquela que pode ser projetada, sendo diferenciada da imagem mental.

Questão 2- A imagem estava associada, atrelada a uma notícia jornalística da internet./rede social.

Infelizmente maior parte da população acredita no que "lê " e "vê" em redes sociais , pois é mais fácil julgar do que ir atrás da verdade, e até prazeroso também , falar sobre algo de ruim que não seja com você. É como se tudo que sai nas redes sociais , fossem absolutamente verdadeiras , sendo que hoje para ganhar likes , visualizações , etc. , as pessoas postam e inventam o que querem e sabem que vão engajar. É como se a nossa verdade não fosse mais importante , e sim a verdade que lhe é passada seja lá por quem apresentou. As pessoas acreditam no que querem acreditar e lhe são favoráveis , e com isso , acabamos ficando a mercê de pessoas maldosas que querem se beneficiar em cima de situações que muitas vezes nem aconteceram , sem pensar nas consequências. Hoje a mesma noticia que te informa de coisas uteis , é a que pode acabar com uma vida!

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Martha Maria Nunes Borges

1.O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?

A autoridade da fonte que publica (uma página popular ou “confiável” aumenta a percepção de realidade)

2. Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia como real?

A rede social tinha grande alcance local, o que gerou senso de urgência..

Essa tendência de se acreditar em imagens e notícias sem checar a fonte é uma combinação de fatores psicológicos, psicanalíticos, cognitivos e culturais. 

As pessoas se identificam com a imagem antes mesmo de elaborar um pensamento sobre ela, a imagem por si só cria um impacto emocional que se impõe como verdade, mesmo sem contexto.

 

 

As imagens sao tomadas como real por causa da forma como são interpretadas e a propria imagem em si tem um grande poder de persuadir o leitor, sendo uma das melhores forma de se feita uma narrativa.

A combinação de rápida viralização, conteúdo emocionalmente carregado e a falta de filtros de verificação inerentes ás redes sociais contribuíram para que a imagem e a notícia fossem rapidamente aceitas como reais, levando as trágicas consequências mencionadas na reportagem.

O caso da mulher assassinada após a circulação de um boato em redes sociais ilustra de maneira trágica o poder das imagens e sua relação com o conceito de "real" na sociedade contemporânea. Segundo a Psicanálise, a construção do Eu passa necessariamente pela relação com a imagem. Lacan, ao formular o conceito de Estádio do Espelho, demonstra como o sujeito se identifica com a imagem refletida, ainda que ela não corresponda ao que ele de fato é, instaurando desde cedo uma distância entre imagem e realidade. Essa distância, porém, tende a ser ignorada no campo social, principalmente no universo virtual, onde imagens e narrativas circulam sem filtros simbólicos sólidos.

 

1. Uma imagem se torna "mais real" quando consegue mobilizar identificações inconscientes e fantasias coletivas. Ou seja, não se trata apenas de sua fidelidade ao real, mas de seu poder de ressoar com medos, desejos ou crenças socialmente partilhadas. No caso da notícia, a figura da mulher associada a rituais e sequestros ativou antigos arquétipos sociais, da "bruxa", da "ameaça ao sagrado infantil", conferindo à imagem uma força de realidade que ultrapassa qualquer verificação factual.

2. Os leitores tomaram a imagem e a notícia como reais porque as redes sociais operam no registro do imaginário, onde o desejo e o medo falam mais alto que a razão. Sem o tempo necessário para a elaboração simbólica, o sujeito é capturado pela imagem e suas projeções, confundindo fantasia com realidade, o que pode ter consequências fatais.

 

 

 

 

1* Uma imagem divulgada com uma referencia é tida como real ou mais que real porque , não se faz investigação da base ou da verdade

2* A imagem divulgado em um veículo de informações não busca verdade nesse caso somente alcance

A imagem sempre trouxe a ideia de que aquilo que representa é real. Porém, hoje nos mundos de "fakenews", inteligência artificial e edição de imagens, as pessoas não estão se precavendo em averiguar se a imagem que está vendo é fiel ou adulterada, na época de Freud não existia isso, mas agora tem uma IA e a edição de imagens para adulterar as imagens e criar imagens falsas. Temos que ter cuidado redobrado ao interpretar as imagens que vemos

Imagens reais e virtuais diferem quanto  a direção  de propagação  da luz após sua reflexão  ou refração  em sistema óticos, o que caracteriza  o real do mais real como o espelho que reflita a sua própria  imagem.

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