Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 170 of 178Next

As informações nas redes sociais e na mídia muitas vezes possuem questões apelativas e inconsequentes. Não confirmando ou tendo verdade genuina na informação vinculada, assim o leitor muitas vezes por ter acesso a informação com tom comovente e querendo fazer justiça com as próprias mãos não questiona sobre o que é real ou apenas uma hipótese. Assim gerando mais conflito e muitas vezes tragédias.

A notícia quando espalhado de forma errada , foi uma brincadeira de troca de imagem que virou uma tragédia.

Pois quem publicou não fazia a menor ideia da repercussão que isso traria, fazendo isso gerou muito ódio nas pessoas que fizeram justiça com as próprias mãos.

A internet é uma ferramenta muito boa quando usada de forma certa , é preciso se certificar da veracidade das informações , pois hoje tudo pode ser redesenhado , muito triste isso.

A imagem cria uma narrativa e se não nos certificamos das verdades dos fatos, somos persuadidos como nesse caso, onde a notícia partiu de um veículo de de comunicação credibilizado pela comunidade.

Não foram checadas as informações de forma correta.

Criando um contexto real a algo imaginário

1)Uma imagem real é sempre formada por uma lente convexa. Imagens virtuais podem ser formadas por espelhos côncavos , convexos ou planos,

2) Acreditar em uma imagem ou notícia em redes sociais, mesmo que divulgada pela mesma plataforma , pode acontecer por diversos motivos, incluindo a confirmação de viesses pre-existentes , a falta de pensamento crítico, a identificação com a narrativa apresentada, ou a confiança na fonte, mesmo que essa fonte seja a própria rede social.

1 O primeiro trabalha com o imaginário: O retrato falado a imagem criada pela imaginação do artista ou do espectador é singular, ilusória e mítica, dependendo do "olhar" e da "mão" do criador.

2 O conjunto de informações sobre o desdobramento do caso traz credibilidade, uma fotografia da realidade.

1. Uma imagem pode ser caracteriza por real ou mais real que outras através de vários elementos levados em consideração: momentos social, credibilidade, colocar a imagem como algo real sem averiguar os fatos, pode se também dizer que dependendo da forma que se transmite a notícia/imagem influencia seu público a acreditar no real ou não.

2. Nessa notícia/imagem específica foi utilizado de um credibilidade para dar mais realidade a imagem. Levando o público a acreditar naquela imagem sem pesquisar os reais fatos. A fotografia/a mídia é capaz de pegar apenas um fragmento no tempo/espaço dando margem para diversas interpretações. Ao colocar a imagem como uma fato de realidade foi tendencioso as pessoas acreditarem e dar como legítimo a notícia/boato.

Uma imagem pode parecer mais real que outra quando há muitos detalhes na imagem que a caracterizem de forma realística ou mais próxima do quotidiano. Os leitoras certamente tomaram a noticia como real, pelo fato desta ter sido noticiada junto a midia por um veiculo comum, conhecido e que frequentemente publica reportagens que atinge grande parte da população.

 

O caso ocorrido mostra a importância de se checar a veracidade e mais de uma fonte, investigar antes de publicar uma notícia que pode interferir na vida de alguém de forma tão séria, podemos trazer esse fato para a realidade na análise, pois somente poderemos chegar num diagnóstico psicanalítico, após uma análise profunda, checando os fatos e levando em consideração a importância do que está sendo relatado.

A repercussão das pessoas reflete o julgamento por meio do Id como forma de justificar de forma pouco analítica e consciente levando em direção ao fato lamentável ocorrido com a suspeita que acabou se tornado vítima infelizmente, mesmo sendo inocente.

Vale a reflexão será que no cotidiano nós estamos sendo reflexivos e conscientes perante nossas decisões que acabam por se tornar ações?!

A percepção de uma imagem como “real” está relacionada a fatores emocionais, contextuais e visuais que reforçam sua credibilidade. Em redes sociais, conteúdos com forte apelo emocional e aparência de espontaneidade tendem a ser aceitos como verdadeiros sem questionamento. No caso analisado, o boato compartilhado provocou reações impulsivas e violentas, evidenciando como o inconsciente coletivo pode ser mobilizado por conteúdos visuais e narrativas falsas. Esse fenômeno revela a importância da escuta, da análise crítica e do discernimento diante das projeções e fantasias ativadas pela mídia.

PreviousPage 170 of 178Next