Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 183 of 184Next

Infelizmente as pessoas não tem o habito de procurar a verdade por tras das noticias, o que gera muita confusao e mal entendido, embora a internet esteja rodeada de boas e mas intenções isso nao significa que tudo que esta la esteja errado ou certo.

  1. Acredito que o fato de muitos estarem falando sobre determinado fato faz com que um número maior de pessoas passam a acreditar em algo mesmo que não seja verdadeiro e nesse contesto independente de ter alguém que venha questionar ou não a maioria vai se deixar levar por um efeito manada.
  2. Não se preocuparam com a veracidade da notícia apenas se concordaram com o que estava sendo divulgado e buscaram fazer justiça sem procurar pela justiça real dos fatos, se deixaram levar pela emoção e comoção de que não sabia nem o que estava acontecendo.

A confusão entre real e imaginação atualmente é muito comum, pois há um mundo paralelo,  das redes sociais, em que muitas pessoas "vivem". Para elas, o que  está nas redes sociais é a  realidade.  Assim, a capacidade crítica dessas pessoas diminui e tragédia como a descrita na notícia podem acontecer.

A imagem é uma expressão humana que cuja a percepção e interpretação está para além dos sentidos pode variar de a cordo com o olhar de cada sujeito , portanto, o cuidado é de suma importância , pois o que não tem significa para vc ao ver a imagem para outrem  podem ter grandes significados .

1- A Cena retratada na fotografia
2- pela correlação do texto com as imagens retratando de maneira direta os fatos mencionados.

Dizem que não há crime perfeito, existe crime mal investigado.

Assim são as noticias que surgem nas redes sociais, são por muitas vezes inseridas apenas pelo desejo de aparecer, de receber comentários, curtidas, .

As pessoas que por muitas vezes tem acesso a as informações também não se preocupam em verificar a veracidade dos fatos.

Muitas notícias falsas são elaboradas para se parecerem verdadeiras para parecerem conteúdos jornalítico real e legitimo, usando logotipos e formatos de portais de notícias conhecidos. Isso engana  o leitos e faz como que a informação pareça oficial .

Uma imagem veiculada como "real" ou considerada mais "real" que outras é caracterizada principalmente por sua precisão visual e fidelidade ao que se percebe no mundo real. Dessa forma, imagens realistas seguem uma representação fiel dos objetos, cenários ou situações sem distorções ou manipulações visuais evidentes.

1ª Questão: O que caracteriza uma imagem como "real" ou "mais real" que outras?

A imagem é experimentada e absorvida não apenas pelos nossos sentidos, mas como uma parte constitutiva de uma realidade socialmente "pré-fabricada". É percebida como uma representação fiel do mundo e dos outros, como se a informação já existisse, de antemão, "pronta" para ser observada e aceita. A forma de "olhar", isto é, de receber a informação, interfere na constituição das pessoas, pois já é parte de um olhar que não só absorve passivamente o fato, mas produz sentido ao encaixá-lo em suas crenças e na sua visão de mundo.

2ª Questão: Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e noticia divulgada pela mesma rede como real?

Os leitores interpretam a notícia como real, por que tomam:
1. A Imagem como Realidade "Pronta": As pessoas tendem a abordar o que veem na mídia (especialmente imagens, vídeos ou manchetes com aparência profissional) como se fosse um reflexo direto e não-filtrado do mundo ("pronto para ser observado"). Essa confiança inquestionável na forma da mídia faz com que a credibilidade seja presumida, e não verificada.
2. O Olhar que Produz Sentido (Viés de Confirmação): O leitor não é passivo. Ele projeta a sua própria visão. Uma notícia falsa é mais facilmente aceita como "real" quando ela confirma as crenças e os preconceitos que o leitor já possui (o chamado viés de confirmação). O leitor quer que a notícia seja verdade, então seu "olhar" trabalha ativamente para produzir o sentido da "realidade" sobre aquela informação, independentemente dos fatos.
3. Constituição Social da Realidade: A informação ganha força quando é socialmente representada e compartilhada por grupos de afinidade (família, amigos, grupos em redes sociais). A aceitação da notícia por seu círculo social válida a informação, transformando-a em uma "realidade" compartilhada por aquele grupo, mesmo que seja objetivamente falsa.
Em essência, a informação falsa se torna "real" porque se alinha ao que o leitor já acredita e porque é endossada pela forma como a sociedade ensinou a ver e aceitar a mídia.

 

O que torna uma imagem mais real que outra está ligado a construção de vida de cada indivíduo. Como seu grau de instrução educacional, o meio social em que vive, se tem alguma religião, etc todos estes fatores, entre outro podem influência visão de realidade. Os fatos, de fato, são imutáveis.

devido a falta de informação e a vericidade dos fatos.

O caso era de grande repercussão e não chegaram os fatos

PreviousPage 183 of 184Next