Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 2 of 108Next

Pela a imagem e se afirmar que é real muitos acreditam,por não especula os fatos,mas já em outro lado tem notícias que está na cara que não são reais,mesmo com as fotos,mas mesmo assim muitos acreditam....

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

no jornalismo a imagem fala mais que um bom texto.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

Uma imagem parecer com outra imagem, não se pode julgar pelo o real. O sujeito cometeu um crime bárbaro no Pernambuco com a sua namorada por um fim do relacionamento da parte da moça. Os pais da vítima por se tratar de uma família rica, resolveram procurar o namorado para se vingar. Por azar e sorte minha na travessia de uma balsa no rio são Francisco o pai da vitima me achou muito parecido com o criminoso da filha dele. No período da travessia percebi algo muito estranho para com aqueles homens que constantemente me encaravam. Resolvi deparar de frente com um daqueles rapaz e perguntei se estava precisando de alguma coisa.  Ele me respondeu que não. Com minutos depois saiu um senhor dentro de um carro e me chamou para ir ate a ele, fui e me aproximei dele e fiz a mesma pergunta pra o senhor que me chamou. Estar precisando de alguma coisa? Ele chorando me mostrou a foto do sujeito que assassinou sua filha.  Realmente era muito parecido comigo e pra terminar a historia eu sou conterrâneo do sujeito. Pra minha sorte os rapazes estavam com o pai da vitima, se não eu estaria morto. A imagem revela o real externo e não o interno. Se a imagem externa revelasse o interno eu estaria morto por aqueles homens.  No momento que apresentei a imagem real interna, o pai da vitima percebeu que eu não seria a pessoa que eles estavam procubrando.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

1- O fato de ser uma fotografia passa a imagem de ser mais real do que se fosse uma representação como uma ilustração ou um desenho, por exemplo.

2- A imagem foi aceita como real porque estava em um site que transmite credibilidade (não vou entrar na discussão sobre se realmente é uma agência de notícias séria).

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

O que caracteriza uma imagem como real é a sua equivalência ao objeto ou pessoa representados. No caso apresentado havia um desenho próximo da realidade mas nunca poderia ser considerado idêntico a verdadeira imagem da pessoa que foi confundida e brutalmente agredida até a morte. Houve uma confusão de imagens que provoca uma tragédia.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

A imagem é um complemento de um contexto já direcionado, de acordo com o ambiente e que a imagem foi apresentada atrelada a um contexto, essa imagem passa a ser um comprobatório da situação independente de ser verídica ou não. O sujeito que visualiza a imagem já está totalmente dentro do contexto que lhe foi apresentado tendo assim um olhar já direcionado sobre a imagem.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

Cada ser humano percebe as imagens conforme suas subjetividades, suas vivências, crenças,  medos, cultura, interação com o outro e com o meio.  

A repulsa por certos atos numa sociedade (neste caso matar uma criança, e pior, através de magia) acabou CEGANDO esses internautas. Uma foto (falada) de uma mulher, a notícia e essa imagem fez eles desejarem encontrar a Mulher que cometeu o ato contra a criança, e ao projetarem o que viram na rede social numa outra pessoa, pelo medo e ódio inconsciente a agrediram e assassinaram uma inocente.

 

Zeli Vieira Romano Correia and CINEIDE NASCIMENTO have reacted to this post.
Zeli Vieira Romano CorreiaCINEIDE NASCIMENTO

pelo retrato falado e pela confusão que isso gerou, as pessoas interpretaram como real o boato e acabaram tomando medidas injustas e impusivas.

Os leitores tiram suas conclusões apartir da narrativa, no caso desta noticia existem imagens que leva ao entendimento de que o fato é real.

1 . Do meu ponto de vista, não acredito haver distinção entre real ou mais real. É verdadeiro ou não é, neste caso em especifico sobre imagem/noticia. Para algo ser real ele precisa estar embasado, tecnicamente, todavia, o desconhecimento é um empecilho que impede as pessoas de verem o que é real. Para a psicanalise, se entendi corretamente, as coisas são reais a partir da interpretação do individuo como sendo, neste sentido, para ser real bastaria a pessoa entender como real mesmo sendo absurdo, que foi o caso. Ainda assim, entendo que, mesmo o sujeito achando que é real, a psicanalise distingue da mesma forma que eu, uma representação é só uma representação, como em um quadro pintado, simbólico, mas não é real efetivamente, ou não foi, e, o efetivamente real seria a questão da fotografia, que captou um momento real, efetivamente.

  1. primeiramente, acredito eu, que por ignorância, pois o conhecimento liberta. Bem como há outras teorias, por exemplo:"que a massa é burra". Do âmbito da psicanalise, acredito ser um somatório de coisa recalcadas e, diante também a um condicionamento de agressividade continua, a reação popular é igual, leva e bate de volta. Por fim, ainda tem o fato da rede social ser tida como algo que reproduz a realidade, fotográfico em comparativo, mas ela nunca o fez e nunca o fará é só um canal e não um produtor ou reprodutor. Para expremir a realidade e ainda que em foto, precisa da vivência e de clareza para poder ver e distiguir o ilusório da realidade.
PreviousPage 2 of 108Next