Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 35 of 123Next

O que caracteriza a imagem como sendo "Real" ou mais real que as outras é forma como a vemos. Nossa forma de perceber de julgar e interpretar. No caso citado, uma interpretação totalmente errônea e descabida, ate mesmo por se tratar de retrato falado e não de uma imagem da pessoa em si. Já os leitores na ânsia da justiça ou do falso sendo de justiça só queria alguém, um bode expiatório para condenar alguém pelo crime cometido.

Em primeiro lugar a reportagem é muito superficial, e pelo que pude perceber ao ver a imagem dos retratos (na reportagem não ha menção o retrato falado e da imagem da senhora agredida), nem tão pouco qual a matéria na integra que gerou todo esse transtorno. Porém uma coisa que fica clara é que houve um linchamento baseado em erros grotescos e num erro maior dentro da questão jornalística que é  veiculação de notícia sem a real apuração dos fatos o que consequentemente gera transtornos de vários tamanhos e conscequências. É profundamente lastimável que isso ainda continue ocorrendo em nossos dias.

Um retrato falado não pode dizer especificamente que é tal pessoa, primeiro por ser um desenho de uma visão projetada da mente de alguém, não totalmente certo, segundo porque existem milhares de pessoas com carácter semelhantes no mundo, definitivamente isso não pode ser tomado como real e o perigo disso está justamente no que foi feito. Há uma histeria hoje em dia em relação a notícias, qualquer coisa mesmo sem antes ser comprovada causa um alarde no público. As pessoas estavam tão desesperadas com a falta de solução desse caso que decidiram fazer justiça com as próprias mãos na primeira oportunidade que viram de punir uma pessoa. Poderia ter sido essa mulher, poderia ter sido outra. Estavam cegos, iriam acreditar em qualquer coisa

  1. O caracteriza uma imagem "real" ou mais "real" que outra é que a imagem criada como retrato falado de uma assassina que tinha uma semelhança muito grande com uma pessoa real, ou seja, a Fabiane.
  2. O leitores tomaram a imagem e notícia divulgada como real porque cada um tem uma percepção do que se vê, e como foi divulgado em uma página de notícias conhecido é muito fácil fazer com que as pessoas acreditem. O pior é que as informações reais do caso não foram passados com clareza e as pessoas acabaram confundindo a real criminosa, que no caso morava em outro estado, com a Fabiane pela semelhança entre as duas. E o pior é que as pessoas que julgaram e violentaram a Fabiane não foram em busca de mais informações por meio de pesquisas em outros sites para saber dos fatos.

A relação entre a imagem e o real, para algumas pessoas a imagem pode ser mais real e para outros menos real.  Quanto a postagem da notícia com a imagem, no caso a foto de uma mulher. É preciso ter conhecimento, verificar se realmente aquela imagem da foto corresponde à aquela pessoa.  As postagens em sites de repercussão, levou às pessoas acharem que realmente era a pessoa da foto da notícia.

 

 

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como real ou mais reais que outras?

Os marcadores visuais das imagens permitem que elas sejam interpretadas como mais ou menos reais, ou seja, como mais ou menos “credíveis”.

2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem  e notícia divulgada pela mesma rede como real?

Porque não  houve nenhuma reflexão  sobre  a relação entre a imagem e o real, tomaram como base apenas a imagem e a notícia sem atentar para os fatos e fizeram um prévio julgamento.

 

O real do imaginário

As redes sociais usam o fotográfico agora fazer o imaginário se tornar mais real possível.

E as pessoas acreditam naquilo que vêem e leen sem antes questionar ou pesquisar

No contexto da narrativa, a imagem tornou-se segundaria, as pessoas foram movidas pela emoção, pelo fato de ser inaceitável fazer algo contra uma mãe ou um bebe. Dessa forma qualquer mera coincidência da aparência da suposta criminosa, seria um alerta e uma reação para quem assim atribuísse a imagem do retrato falado com uma pessoa parecida e não igual mas enfim, vista como uma criminosa e as pessoas quiseram fazer justiça com as próprias mão. Retrato falado nem sempre é fiel a verdadeira aparência, tanto que raramente uma vitima reconhece seu algoz na delegacia.

Hoje a mídia pode destruir vidas. O apelo nas reportagens, distorções das frases e significados levam a tona estas barbaridades.

O que temos acompanhado nesses últimos anos com o avanço da Internet é que parece uma terra sem lei. Tudo o que é publicado se torna verdade no instante seguinte e quem "vive no mundo virtual" não tem muita preocupação em buscar a verdade da publicação. Quantas pessoas já foram prejudicadas por causa do modo de agir de alguns ... A bem da verdade que também tem seu lado positivo. Mas é sempre preciso verificar tudo antes de compartilhar, e ser responsável naquilo que divulga.

PreviousPage 35 of 123Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱