Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 48 of 142Next

Uma noticia possui inúmeras formas de serem repassadas para o público. Uma mesma notícia pode ser vinculada de forma sensacionalista, ou de forma plena, ou até mesmo enganadora, sendo essa forma de veiculação dependendo do indivíduo transmissor. Isso dependerá para qual fim essa noticia será repassada, público alvo e contextualização, podendo então ser interpretada de várias formas, e veiculadas como verdade mesmo quando são apenas boatos, ou mesmo criação enganosa, ou seja, a averiguação dos fatos por várias fontes se faz necessária para uma apuração coerente.

Na verdade, a imagem transforma a forma de imaginar e de entender o mundo. É uma forma de um indivíduo expressar as suas emoções, história e cultura por meio de valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio. Por meio da história da arte, é possível conhecer um pouco mais sobre o ser humano através da evolução das suas diversas expressões, ou conhecer a história e as tradições de um país através de suas manifestações culturais.

Citação de Claiton em novembro 4, 2021, 12:33 pm

A notícia sempre chamará a atenção, positiva ou negativamente. O certo é que dependendo de como ela é apresentada, assim como a capacidade de filtragem daqueles que a recebem é o que vai determinar o seu alcance. O poder apelativo das mídias e a incapacidade de se buscar os fatos fazem com que quadros como o citado aconteça.

A notícia sempre chamará a atenção, positiva ou negativamente. O certo é que dependendo de como ela é apresentada, assim como a capacidade de filtragem daqueles que a recebem é o que vai determinar o seu alcance. O poder apelativo das mídias e a incapacidade de se buscar os fatos fazem com que quadros como o citado aconteça.

1- O que caracteriza uma imagem   veiculada como "real" ou mais "real" que a outra?

Com novas tecnologias trouxeram novos formas de fotografias, possibilitando novas maneiras de observar e in-terpretar o mundo. Onde se pode registrar vários momentos que ficaram marcados tanto na história como em momentos capturados  e reconfigurados,  que se vive hoje  é uma das mais marcantes revoluções, com o uso de novas tecnologias , capazes  de aumentar potencialmente os seus poderes . Fotos de revistas e jornais ,esses espaços  se legitima como documento  e prova, elas se abre a outras possibilidades, mostrando mostrando faces e novas sugestões , novas diversidades  de associação de sujeito.

 

 

 

 

2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a noticia divulgada pela mesma rede como real.

O  Pré- fotográfico está para o imaginário . Isto é não procuraram conhecer a verdade . Acreditaram em uma imagem falsa.

  1. A credibilidade da imagem faz parte de uma construção social coletiva e seus elementos podem ser interpretados de formas diferentes dependendo do grupo social em as pessoas que as interpretam estejam inseridas. O Quanto uma imagem é real, portanto, depende de qual grupo a imagem foi criada. Os elementos são partes de uma construção, e deles se absorvem culturas diversas, ou influencias diversas.
  2. O texto que lemos cita que: "Os padrões que caracterizam uma imagem mais “real” são contextuais, relacionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê, a situação de interação entre os sujeitos, entre outros elementos."  Percebemos acima as variáveis que podem está envolvidas em tornar uma imagem real ou não são várias. A modalidade da imagem é um processo interacional. Quando a modalidade da imagem formada é real, ela é levada para o real.

Segundo a narrativa do real ou mais real na notícia se dá pelo fato das pessoas crerem que tudo que é notícia é confiável, a partir do momento que está exposta em qualquer meio de comunicação, criando uma falsa ideia que toda notícia tem credibilidade jornalística, e o caso foi bem demostrado .

 

O fotojornalismo é o principal espaço onde a imagem se legitima como documento e prova, sugerindo associações do sujeito. Temos que ter muita responsabilidade no que se veicula pois uma notícia veiculada torna-se real de acordo com a percepção de pessoas que não checam e são facilmente influenciadas, o que se torna perigoso.

As redes sociais podem transformar um bandido em herói e um herói em bandido, existem pessoas que são profissionais em desinformação e isso é um perigo, principalmente para aquelas pessoas que não tem um olhar critico e não buscam pesquisar os fatos.

A mídia lança uma notícia  que, ao ser lida, o sujeito forma no inconsciente uma imagem a partir da realidade. Esse processo que passa por simbolismos como crenças, preconceitos e vivências pessoais criando uma  no9va imagem distorcida como se fosse real.

 

PreviousPage 48 of 142Next