Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 47 of 142Next

1- O que caracteriza uma imagem como real : a fonte , se realmente for uma fonte confiável, observar se esta tal imagem não foi manipulada .

Imagens reais e virtuais diferem quanto à direção de propagação da luz após sua reflexão ou refração em sistemas ópticos, como lentes e espelhos. Quando a imagem formada por um espelho é invertida em relação ao seu objeto, essa imagem é chamada de imagem real.

2- As imagens e noticia sendo ou não de uma fonte confiável levou aos internautas uma historia assombrosa, que os levou a jugar qualquer  pessoa com as mesmas características como culpado , essas pessoas não tentaram buscar fatos ou  descobrir a veracidade da noticia. Mas aceitaram como verdade um boato que estava sendo propagado.

 

 

 

Antes de ser publicada a noticia deve ser averiguada, pois em tempos de fake news precisamos salientar os cuidados com a noticia vinculada para que seja verídica, oportunizando aos leitores a informação precisa e livre de danos a outrem.

Conforme a importância ao significado dado por cada um  através do imaginário cria- se a ideia do "mais real"

Pelo fato da notícia vir de um site confiável, os leitores passaram a imaginar que a notícia e a imagem divulgadas eram reais.

Primeiro a imagem era real só que fora de contexto e era de outra pessoa

Segundo as pessoas tomam qualquer imagem na internet como real e não procuram saber mais sobre o assunto.

Devemos sempre ter muito cuidado com o que é compartilhado e principalmente onde é compartilhado, temos diversas “mentes” recebendo tais informações e podem gerar danos e principalmente perdas como esta descrita.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:32 am

Após refletir e ler a notícia, responda às seguintes questões:

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

Boa noite a todos meus colegas,vejo  um absurdo de uma falta de capacidade, pessoas despreparadas ,fazer julgamentos sem provas contundente, e tirar vida de uma pessoa inocente ,nem se quer da a oportunidade dessa pessoa se defender, nesse quem tinha o dever de analisar o retrato era a justiça, a sociedade não fazer justiça com as próprias mãos, um vez que são pessoas desqualificadas  para esse  tipo de julgamento, e repúdio o trabalho da mídia de divulgar a imagem sem ter conhecimento da causa, nem se quer fizeram uma apuração rigorosa antes y divut essa imagem,

O real é caracterizado como um fato, como averiguações e questionamentos lógicos, sistemáticos e organizados, sem uma opinião e crença próprios, subjetivos. A verossimilhança e a confiabilidade já está na imagem ou na notícia, bem como a falsidade de tais fenômenos, implícitos nelas. As opiniões e pré-julgamentos fazem com que tomemos aquele elemento ou objeto de análise como verdadeiro.

1.Uma imagem pode parecer mais real do que outras pelo contexto, pelo meio, pela pessoa que publica tal imagem. Uma mesma imagem de um extra terrestre pode parecer mais real se publicado no site da Nasa do que se publicado em um jornal de bairro.

2.Tomaram por real talvez porque, primeiramente não houve uma preocupação real em pensar sobre tudo relacionado àquela imagem. Poderiam se questionar, buscar as fontes, buscar conhecer a pessoal, etc. A internet, creio, ainda tem um status de mídia 'séria', pois é uma mídia. As mídias tradicionais têm um ar mais confiável, pois existem profissionais que estudaram por anos, figuras respeitáveis, preocupações legais, etc.  A internet herdou essa 'seriedade', sem merecimento (qualquer um posta qualquer coisa). Então, grande parte das pessoas ainda acredita que o que está na internet é verdade. Além dessa fé na internet existem vários e vários outros fatores: descrença nas autoridades (não punirão os criminosos), certeza de impunidade (sairão sem castigo se cometerem algum crime), banalização da violência, etc., etc.

As pessoas tendem a acreditar em tudo o que veem ou ouvem sem antes verificar a  veracidade dos fatos. Para julgar basta criar uma falsa ilusão de prestígio com quem noticia e já se tem uma realidade formada. A falta de temperança e raciocínio da maioria das pessoas leva a barbáries como essa.

As novas tecnologias trouxeram novos ares a fotografia, sugerindo uma nova maneira de ver e interpretar o mundo. Sua história, já marcada por diversos momentos de ruptura e reconfigurações, vive hoje uma das suas mais marcantes revoluções, com o advento de novos suportes tecnológicos, capazes de aumentar potencialmente os seus poderes. No fotojornalismo, principal espaço onde a imagem se legitima como documento e prova, ela se abre a outras possibilidades, mostrando novas faces e sugerindo uma diversidade de associações do sujeito.

PreviousPage 47 of 142Next