Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 55 of 136Next

1. Pela qualidade e riqueza de detalhes da imagem

2. Pela credibilidade do site que publicou

Questão 1

-Maria de Jesus, que foi espancada e morta no último sábado(3) em Guarujá  no litoral de São Paulo, ao ser confundida com uma suposta sequestradora de criança,que praticava rituais de magia negra.

-Internautas estavam revoltados  com a página  do Facebook. O administrador  da página do Facebook, responsável por postar o retrato falado de uma mulher suspeita de sequestrar crianças no litoral de São Paulo, será ouvido nesta terça-feira dia 6 pela Polícia Civil.

Analisando estes dois trechos, nota-se o Paradigma Fotográfico:imagens que trazem o rastro do objeto indicado. O Paradigma Fotográfico está para o registro do Real (do impossível).Este modelo marca o encontro conflituoso  entre o imaginário  e o Real. Na fotografia há um corte, um único fragmento  no tempo-espaço  que é capturado. Ex:fotografia,cinema,etc.

No Paradigma Pós-Fotográfico há imagens sintéticas calculadas por computação. O Paradigma Pós-Fotográfico está para o registro do simbólico  (linguagem,estrutura,cultura).As imagens computacionais exigem um cálculo aritmético  para criar a imagem. As dimensões do tempo e espaço, diluídas assim como não é mais necessária  a presença do olhar do espectador e do objeto, que será representado. Ex: infográfico,etc.

Infográficos são textos que são visualmente explicativos e informativos associados  a elementos não verbais, tais como imagens, sons, gráficos, hiperlinques,etc. São utilizados com frequência  na mídia impressa e digital, tendo como principal função informar o leitor.

Questão 2

Para Airton, algumas pessoas teriam visto nesta página do Facebook o retrato falado de uma mulher, que estaria sequestrando crianças, para rituais de magia negra em Guarujá e pensaram que se tratava de Fabiane. O real é uma construção social. A forma de pensar do Real e da imagem é a partir de uma concepção social, cuja realidade é representada pela imagem.

 

Infelizmente muitas pessoas não têm um senso crítico ou um mínimo de instrução para julgar as notícias que são veiculadas nas redes sociais e televisão. Acreditando um tudo, desde propagandas comerciais até campanhas eleitorais. Até porque não estão em busca de informação, mas de entretenimento e acabam entrando no processo do inconciente coletivo e da dominação das massas.

As pessoas levam para si o que acham certo e com isso causam um estrago enorme na vida das outras.

Devemos ter muito cuidado ao ler algum noticia nas midias e mais cuidado ainda com a veracidade dos fatos.

Na minha opinião os leitores da rede social, movidos pelo receio de uma possível sequestradora de crianças, simplesmente acreditaram no que viram e sequer questionaram. Ao se deparar com a vítima, algumas pessoas começaram a apontá-la como a tal bandida, levando ao que podemos chamar de um surto coletivo. Sem checar a veracidade dos fatos e apenas com uma informação muito superficial, tomaram como verdade uma informação veiculada e não tiveram a atenção de se questionar sobre aquilo.

Na verdade ela foi linchada pela população , pois os que visualizaram a imagem primeiro , associou a ela como a agressora. Claro que o ID dos que primeiros que a identificaram , falava mais alto que seu EGO, pois o ID pede as paixões, sem ter parâmetros de julgamento o próprio ego e super ego não tem como frear o ID. O real em imagens depende muito de quem vê para julgar. A mesma imagem pode ter vários significados para muitos que a olhem.

Muitos acreditam em notícias que sequer são verdadeiras , imaginem o que acontece quando se transforma em realidade

A percepcao da realidade varia de pessoa para pessoa. Também pode ser influenciada por experiencias e contextos pessoais.

Muitas pessoas tiveram a impressão de que a imagem era real e muitas foram influenciados pelas pessoas que acreditavam na realidade da imagem. Rede social pode ser um perigo ao mesmo tempo que pode ajudar.

  1. Caracterização da Imagem como "Real": Na psicanálise, a realidade é uma construção subjetiva que envolve a interação entre as percepções individuais e os processos psicológicos. A noção de realidade é influenciada pela nossa própria mente, experiências passadas, crenças e emoções. Imagens ou informações que são amplamente difundidas podem adquirir uma sensação de autenticidade, mesmo que não tenham sido verificadas. A realidade é construída não apenas por fatos objetivos, mas também por interpretações subjetivas.
  2. Crença na Imagem Divulgada: A psicanálise pode ajudar a explicar por que as pessoas tendem a acreditar e compartilhar informações divulgadas em redes sociais, mesmo que não tenham sido verificadas. O fenômeno pode ser explorado através de conceitos como identificação projetiva, desejo inconsciente e ansiedades sociais.
    • Identificação projetiva: As pessoas podem projetar suas próprias ansiedades, medos e crenças nas informações que consomem. Quando uma imagem ou história se alinha com as ansiedades profundas de alguém, ela pode ser aceita como verdadeira sem questionamento.
    • Desejo inconsciente: A psicanálise sugere que os desejos reprimidos e inconscientes podem influenciar nossa percepção da realidade. Se alguém tem medo de certas situações ou deseja ver certas coisas confirmadas, isso pode afetar como eles interpretam informações na internet.
    • Ansiedades sociais: As redes sociais podem amplificar ansiedades coletivas, como medo de perigos desconhecidos ou ameaças à segurança. Quando uma história sensacionalista é compartilhada, ela pode se espalhar rapidamente, alimentando o medo e a preocupação.

Em geral, a psicanálise nos lembra que nossa percepção da realidade é influenciada por fatores subjetivos, emoções profundas e relações sociais. Quando se trata de informações compartilhadas online, é importante abordar de forma crítica e sempre buscar fontes confiáveis antes de aceitar algo como verdadeiro.

A imagem veiculada no site é representada pela questão de imagem falada, ao mesmo tempo caracteristicas essas passadas verbalmente a uma pessoa que realiza o retrado, não é uma foto ou seja não é um recorte do real, tal imagem estampa um rosto que por definição pode ser generico e confundido com demais pessoas com tais caracteristicas. Outro ponto é que texto do site inclui a questão de éticas como o sequestro e a morte de crianças por magia negra, o leitor pode ser levado inconscientemente a despertar sentimentos de justiça sem julgamento prévio do fato em sí ou de sua próprio comportamento.

PreviousPage 55 of 136Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱