Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 89 of 160Next

1- a credibilidade da imagem diz respeito à fonte que produz a imagem visual.

2- provavelmente os envolvidos no caso já estavam vivendo em um ambiente inseguro e poderiam estar assustados com notícias de casos de violência e sequestro de crianças. Ao tentarem se proteger de tais perigos tomaram como verdade a notícia veiculada e o retrato falado.

Essa questão da imagem é bem complexa mesmo. Antigamente alguns personagens de novelas, os vilões, eram xingados nas ruas, no caso, os atores, que sofriam. Aquela imagem do vilão ficava tão marcada na mente das pessoas que elas traziam o personagem para a realidade.

Com as redes sociais a situação fica ainda mais complexa. A imagem ganha força. Isso acontece também porque no ambiente digital os fatos viralizam de forma muito rápida. Muitas vezes chega a ser destrutivo. Quando você confia em um meio de comunicação, pode acabar acreditando mais facilmente, analisando tudo de forma mais superficial.

Creio que a mais real seja é uma espécie de “retrato projetado”, geralmente melhor que o original; é um tipo de fachada fabricada para se oferecer aos outros. Essa imagem pretende, em princípio, aparentar uma pessoa diferente do que se é, e por isso o esforço em ser "mais real"
Já a atitude coletiva de revolta se deu pelo imaginário coletivo, um grupo em concordância enxergaram aquilo que a mente de alguém lançou e aconteceu uma projeção coletiva de fúria, raiva desencadeando em uma tragédia.

Um boato e a falta de conhecimento, da busca da veracidade dos fatos ocasionou um caos, uma grande injustiça.

1- A imagem "real" na não se define por uma única característica, mas sim por uma complexa interconexão de fatores que evocam o Real, provocam impacto emocional, mobilizam o inconsciente, se articulam com o simbólico e são influenciados pelo contexto e pela história.
2- Pois a imagem apresentada, nutrida pelo contexto e pela história, acionou os gatilhos que provocaram as emoções e o inconsciente daquele grupo de pessoas tornando real aquela imagem.

A forma como a imagem é tomada depende da interpretação de cada um, quando um indivíduo se faz ser uma verdade e é passado pra outros com a convicção disso, acaba fazendo com que se torne uma verdade para todos, fazendo assim ser real algo que não se tem a certeza. A sociedade a cada dia que passa, está cada vez mais sendo influenciada sem buscar o conhecimento do real, nossos próprios governantes entendem que uma sociedade "burra" se torna facilmente manipulável, só é preciso um pequeno impulso.

1- Algumas notícias são tomadas como reais a partir da interpretação das pessoas. Ainda mais quando levamos em consideração que a ideia de real e imaginário é muito sútil a partir de indivíduo para indivíduo. As pessoas tornam suas ilusões em algo verídico e tomam pra si essa verdade. Desse modo, seguindo a grande massa e essa distorção proporcionada pelas informações fakes, a mulher teve esse triste final.

2- A notícia por já estar na internet, e sendo veiculada e muitas pessoas dando likes, comentando. Por si só, já tem uma certa credibilidade (as pessoas tomam por si essa verdade) acreditam nisso e não questionam os fatos.  Não procuram averiguar as informações. Esse é o grande problema: acreditar em tudo que está na internet ou nos jornais.

As redes sociais não tem critérios, é uma terra sem leis ou princípios, isto abre margem para qualquer tipo de informação sem a necessidade de se comprovar sua veracidade, além disto, seus usuários, claro em sua grande maioria talvez, absorvem sem discernimento a informação lançada sem se quer checar se é fake ou verdade.

Acredito que muitos equívocos e injustiças são cometidas já que fica a critério de cada um julgar a "realidade" exposta.

Isto me faz refletir sobre como posso aprender a analisar uma situação antes de agir ou reagir, não deixar-se levar também pelo movimento, de forma irracional.

1 - Caracteriza-se pela forma com que o produtor/divulgador da imagem a divulga, dentro de um contexto e com a finalidade a qual o mesmo emprega em seu conceito. Assim a sociedade a interpreta de forma a vê-la como "real" ou mais "real" que outras. Lembrando que esse real está empregado no sentido da realidade, vida e não no sentido psicanalítico.

2 - Devido ao medo de que havia uma pessoa sequstrando crianças, ao se depararem com a notícia de que havia si descoberta a autora, eles assim, interpretaram dentro do contexto social que aquela mulher era a responsável por tal crueldade.

A visão das pessoas tem uma ligação direta com seus sentimentos e emoções no momento que se deparam com a imagem. Os populares ao se depararem com a imagem e a notícia de que a pessoa que estava raptando crianças foi identificada sentiram a necessidade de encontrá-la para que a "justiça" fosse feita. Entretanto essa necessidade e a impulsão coletiva geraram tal injustiça, levando uma dona de casa que se parecia com a imagem do retrato falado a perder a vida devido ao "senso de justiça" coletiva.

PreviousPage 89 of 160Next