Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 90 of 109Next

Muitas pessoas se revoltam por causa de noticias que nem sempre são verdadeiras. Talvez, pelas barbaridades feitas com seres que não podem se defender. Como mãe, consigo entender em partes. Porém, isso não nos dá o direito de fazer justiça com as próprias mãos. Agindo assim, nós igualamos aos que fizeram barbaridades com as crianças. Vejo apenas famílias inocentes sofrendo. Todas por atos bárbaros de um povo que se diz civilizado.

DOUGLAS TIAGO has reacted to this post.
DOUGLAS TIAGO

Os padrões que caracterizam uma imagem como mais ou menos real, são contextuais, racionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê e a situação de interação entre os sujeitos. Sendo a imagem experimentada por meio dos sentidos, na imagem realizada, incorpora-se uma verdade construída pelo autor, ou fotógrafo, veicula-se então, uma verdade imposta pela ideologia de seu detentor. As novas tecnologias, como, no caso concreto apresentado, as mídias sociais, dão uma nova visão a imagem/fotografia/informação, a credibilidade do site que deu a informação, a faz junto a seus leitores, como sendo uma verdade absoluta, promovendo, a expressão dos sentidos de repudio desses leitores e a posterior expressão de ódio, que os levou ao ato irracional.

DOUGLAS TIAGO has reacted to this post.
DOUGLAS TIAGO

A imagem veiculada fantasiosa pode induzir ao erro, concordo com a colega acima,  devemos ter cuidado om o que compartilhamos  nas redes sociais.

DOUGLAS TIAGO has reacted to this post.
DOUGLAS TIAGO

A imagem se torna real devido a falta de conhecimento de interpretação e a maneira como a noticia/imagem é passada para frente, estilo telefone sem fio. Para cada um que lê dá-se uma maneira diferente de interpretação e o passar a diante a noticia/imagem chega sempre distorcida

Uma imagem que é veiculada como mais real que outras geralmente é aquela que se alinha com as crenças, valores e experiências da pessoa ou grupo que a percebe como tal. Existem vários fatores que podem contribuir para essa percepção de realidade, incluindo a consistência com experiências anteriores, o consenso social, a fonte confiável, a coerência interna, o impacto emocional e principalmente a confirmação de preconceitos ou crenças existentes. É importante notar que a percepção de realidade é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa, e que a realidade objetiva pode ser diferente da percepção individual. Portanto, é sempre importante questionar e avaliar criticamente as informações que recebemos, especialmente aquelas que parecem confirmar nossas próprias crenças.

Uniram ao boato sobre tal mulher sequestradora, apenas por um retrato falado e uma fake news em uma dessas páginas de fofoca e sensacionalismo. Criando assim, uma ocasião mortal a um inocente. Tornando-a real.

A situação descrita é complexa e trágica, refletindo como informações e imagens divulgadas, especialmente em plataformas de mídia social, podem ter consequências reais e devastadoras. Analisando-a do ponto de vista psicanalítico, podemos abordar as questões propostas considerando as teorias sobre a percepção, a realidade psíquica e os processos inconscientes.

1. O que caracteriza uma imagem veiculada como REAL ou mais real que outras?

Do ponto de vista psicanalítico, a noção de realidade é mediada pela realidade psíquica, que é a percepção individual do mundo formada tanto por elementos conscientes quanto inconscientes. Uma imagem ou ideia pode ser percebida como "mais real" devido a diversos fatores, incluindo a intensidade emocional que evoca e como se alinha ou ressoa com as crenças, medos e desejos pré-existentes no indivíduo ou no coletivo. A psicanálise sugere que as fantasias inconscientes, os medos arquetípicos e os desejos reprimidos podem influenciar a percepção da realidade, fazendo com que certas imagens ou narrativas sejam mais facilmente aceitas como verdadeiras, especialmente se elas se encaixam em narrativas ou mitos culturais profundamente arraigados.

2. Por que os leitores da rede social tomaram a imagem e notícia divulgada pela rede como real?

A partir de uma perspectiva psicanalítica, os leitores podem ter aceitado a imagem e a notícia como reais por várias razões que tocam na dinâmica da psique humana e na estrutura do inconsciente. Isso pode incluir:

- Identificação e Projeção: Os indivíduos podem projetar seus próprios medos, ansiedades e desejos não realizados sobre as figuras ou situações retratadas nas notícias, identificando-se com as vítimas ou encontrando um alvo externo para suas próprias angústias.
- Mecanismos de Defesa: Acreditar em uma ameaça externa concreta pode ser uma forma de racionalizar e externalizar medos e conflitos internos, tornando-os mais gerenciáveis ao atribuir a causa da ansiedade a uma fonte externa identificável.
- Dinâmica de Grupo e Fenômenos de Massa: As dinâmicas de grupo e o fenômeno de contágio psíquico nas redes sociais podem levar à rápida disseminação e aceitação de ideias sem crítica ou questionamento. Freud explorou como os indivíduos em grupos podem regredir a modos mais primitivos de pensamento e serem influenciados pela emoção coletiva, o que pode levar à aceitação acrítica de informações.
- Necessidade de Coerência Narrativa: As pessoas têm uma tendência psicológica a buscar narrativas coerentes e completas para dar sentido ao mundo. Informações que se encaixam em histórias já conhecidas ou temidas (como a de sequestradores de crianças) podem ser mais facilmente aceitas como verdadeiras porque satisfazem a necessidade psíquica de entendimento e previsibilidade.

A psicanálise enfatiza como os processos inconscientes, as dinâmicas sociais e as necessidades psicológicas subjacentes influenciam a percepção da realidade e a aceitação de certas informações como verdadeiras, mesmo na ausência de evidências concretas ou crítica racional.

A interpretação do público, por uma narrativa que é composta por uma imagem atraente ou não. Pode convencer e muito. Até mesmo nem ser certificado se de fato é verdade.

Situação complicada de difícil esclarecimento pois a imagem estava ali publicada com a afirmação de algumas pessoas. Infelizmente o ser humano é muito influenciável e precipitado.

Nada justifica tamanha barbaridade, agressão, justiça com as próprias mãos, é triste mais um acha outros também acham e fazem igual ou só observam.

#por um mundo melhor. Onde devemos aprender a ver , ouvir, amar.

As imagens são tidas como reais pelas pessoas, pelo tipo de veículo de comunicação. Infelizmente no uso de redes sociais, as pessoas não são críticas ao que leem e acreditam em qualquer coisa.

PreviousPage 90 of 109Next