Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 91 of 109Next

1-Por ser uma fotografia, e não uma imagem editada, por exemplo.

2-Porque acredita-se que veio de uma notícia real.

Acreditar em boatos da internet pode ser bastante prejudicial, afinal, nem sempre as informações compartilhadas são reais ou verificadas. Os boatos podem causar pânico, disseminar preconceitos e até mesmo influenciar decisões importantes. Por isso, é fundamental desenvolver um senso crítico e buscar fontes confiáveis antes de acreditar e compartilhar qualquer informação.

A notícia na TV  jornal ou rede social é vendida como " verdadeira" , mesmo que não tenha havido investigação, julgamento, etc... o ser humano passa a agir com o impulso, sem racionalizar e partem em efeito manada.

Existe uma variabilidade na forma como o ser humano compreende a imagem, ou seja, está ligado ao seu processo de formação pessoal e cultural. Deste modo, uma imagem "real" ou "mais real" passa pela lente social e pessoalmente construída.

Assim, por conta de sua eficiência e credibilidade cuja imagem transmite para o leitor, leva a uma forma de interpretação de que aquilo é real, ou até mais que real, criando uma ilusão de veracidade.

O que caracteriza uma imagem veiculada como real ou mais real que as outras?

A credibilidade faz parte de uma construção social, coletiva . Dito de outro modo, os elementos usados para construir uma mensagem visual como
real podem ser interpretados de forma diferente por outro grupo social, enquanto um confere uma modalidade alta àquela mensagem, outros
podem atribuir uma baixa. Assim os padrões que caracterizam uma imagem mais “real” são contextuais, relacionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê, a situação de interação entre os sujeitos, entre outros elementos.

Muitas vezes o parecer real do real verdadeiro, a linha tênue entre o real e o ficcional é quebrada devido a sugestão em massa, o efeito "manada", isso ocorre, na maioria das vezes, devido ao modo como se propaga o fato ou a notícia...Nesse caso, o imaginário popular daquela cidade já estava "carregado" e agindo irracionalmente e qualquer "talvez" já era um "sim".

1-  Acredito que o sentimento de impotência somado a vontade de fazer "justiça", quando estimulado por uma notícia como esta, dispara uma descarga emocional e consequentemente uma espécie de alucinação coletiva, onde os participantes passam a agir de forma primitiva, anulando todas as convenções sociais que receberam ao longo da vida. Essa reação, acontece todos os dias em contextos diferentes, ocasionando fatalidades horríveis como essa da reportagem.

2- Infelizmente, a grande massa ainda não entendeu que o compromisso da mídia é com o IBOPE e não com a VERDADE.

A maioria dos brasileiros ainda acredita que se a informação fora divulgada pelo veículo "X", então não pode ser mentira.

O problema é que a grande maioria, está dando todo esse poder para as redes socias, um lugar onde qualquer um pode postar o que quiser. Lamentável.

Acredito que devido a 'credibilidade' dos jornais antigamente, a população acreditava em tudo que se era noticiado, sem nem cogitar a possibilidade das informações serem falsas.

Hoje em dia, já sabemos que não podemos acreditar em tudo que está na internet.

 

Questão 1 - As novas tecnologias trouxeram novos ares a fotografia, sugerindo uma nova maneira de ver e in-terpretar o mundo. Sua história, já marcada por diversos momentos de ruptura e reconfigurações, vive hoje uma das suas mais marcantes revoluções, com o advento de novos suportes tecnológicos, capazes de aumentar potencialmente os seus poderes. No fotojornalismo, principal espaço onde a imagem se legitima como documento e prova, ela se abre a outras possibilidades, mostrando novas faces e sugerindo uma diversidade de associações do sujeito.

A imagem é experimentada por meio dos sentidos, mas a percepção sobre a mesma dependerá da representação social que as pessoas tem sobre a realidade. Ou seja, os padrões que caracterizam uma imagem como mais ou menos "real" são contextuais, racionais e variam conforme o tempo e o espaço, o sujeito que a vê e a situação de interação entre os sujeitos.

Questão 2 - A imagem - no caso o retrato de uma mulher criminosa - foi a forma utilizada para expressar uma dada realidade e a sua relação com ela: identificar a suspeita. Porém, há muitas formas de olhar para o mundo. O ato de ver dialoga com os filtros, os julgamentos coletivamente construídos, aos quais poucas vezes as pessoas têm acesso e compreensão conscientes.

Nesses tempos de redes sociais as pessoas, ao que parecem, estão construindo verdades absolutas a partir de imposições midiáticas. Todos querem estar de acordo com todo mundo; fazer parte de algo comum. A racionalização se perde cada vez mais diante dos conceitos "prontos", pré-determinados; o imaginário e o real se confundem, na necessidade de estar inserido nos contextos da realidade desejada, e ou, aceita.

PreviousPage 91 of 109Next