Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 92 of 108Next

1 - De acordo com Kress e van Leeuwen (2006), as imagens possuem marcadores visuais, que permitem que elas sejam mais ou menos "credíveis", fator influenciado pela modalidade da imagem, que é um aspecto da dimensão interacional, que se relaciona com a credibilidade das imagens, no sentido de como ela é construída (Mota-Ribeiro e Coelho, 2011).

2 - O que levou a notícia a ser tida como real, foi a sua credibilidade, a qual pode ser interpretada de forma diferente, de acordo com os grupos sociais. Isso faz parte de uma construção social coletiva , sendo assim, a relação entre a imagem e o real é uma dinâmica de representação.

O Real é simbólico, quando atribuímos significado para aquilo que estamos visualizando, não significa que o mesmo será feito igualmente por todos. Talvez as pessoas que confundiram a vítima tenham sido impulsionadas por um indivíduo e então a necessidade em fazer parte do "todo", fez com que um ato falho fosse cometido! Miraram no que imaginaram ser real e não era. Triste!

UMA IMAGEM VEICULADA COMO REAL OU MAIS QUE OUTRAS GERALMENTE POSSUI CARACTERÍSTICAS QUE A FAZEM PARECER AUTÊNTICA,VERDADEIRA OU PRÓXIMA DA REALIDADE PERCEBIDA.

É IMPORTANTE NOTAR QUE A PERCEPÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO COMO REAL PODER SER INFLUENCIADA POR UMA VARIEDADE DE FATORES PSICOLÓGICOS,SOCIAIS E CONTEXTUAIS,E NEM SEMPRE REFLETE A SUA VERACIDADE OBJETIVA, É FUNDAMENTAL PARA OS LEITORES EXERCEREM UM PENSAMENTO CRÍTICO E PROCURAREM FONTES CONFIÁVEIS AO AVALIAR A CREDIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NAS REDES SOCIAIS OU EM QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO.

Uma imagem por si só nada ou quase nada diz por si mesma. A imagem vai ganhar sentido a partir do discurso, vai se tornar real ou mais real que outras de acordo com o grau de convencimento promovido pelo discuso em atendimento a sua intencionalidade.
Os consumidores de conteúdos produzidos em redes sociais, em sua maioria, têm uma formação muito básica na análise e interpretação de textos (a imagem é um texto também), desse modo, aceitam com maior facilidade uma leitura precipitada da realidade.

As fontes digitais usadas como veículo de comunicação podem ajudar ou atrapalhar ao conduzir de forma tendenciosa uma informação. Pois tanto a imagem vem num espaço de tempo onde retrata uma determinada situação no espaço/tempo não no histórico/ tempo. Assim como as palavras informativas levam e conduzem a uma determinada conclusão e julgamento! Por isso importante juntar a imagem, o contexto, o momento, o histórico pra formar opiniões que podem ser alteradas de diferem formas.

A imagem divulgada  que estavam procurando foi avaliada,e equivocadamente disseminaram o ódio contra uma mulher que não tinha nada a ver com os fatos:Uma mulher inocente sendo punida por uma população que erraria erros mais graves que é tirar a vida de alguém.Ela foi executada ,morta por uma justiça pessoal de cada um em busca de resolver um outro problema grave.Vejam:Resolver um problema gravíssimo cometendo outro problema gravíssimo é insanidade.A imagem divulgada foi distorcida e mau interpretada por aqueles que procuravam vingança .Um crime contra uma criança não pode ficar impune jamais,mas a culpada foi vista como inocente ,e a inocente como culpada,lamentável e triste saber que uma vida sem culpa foi cessada sme se quer ter o poder de se defender.Uma imagem distorcida.

há semelhanças entre os três registros psicanalíticos e os três paradigmas da imagem. Observe:
Pré-fotográfico: está para o imaginário, por exemplo a crença em Deus ou espiritual, é algo que antecede a imagem material através da repetição ou cultos. Da mesma forma algo espiritual e maligno pode anteceder a imagem de alguem ou ate mesmo de coisas materiais.
Fotográfico: está para o real. No caso exemplificado ouve a publicação de um retrato falado sobre algo maligno que a alguém teria feito.
Pós-fotográfico: está para o simbólico. Nessa fase ou registro algo imaginário, publicado e interpretado como real, pode ser aplicado de forma trágica a outrem fazendo uma vitima. . E matando uma pessoa inocente que não teria relação alguma com o crime atribuído.

A narrativa desse fato, mostra o retrato da sociedade hoje, em que as pessoas estão vivendo meio que no automático, e quando uma notícia é dada pelos meios de comunicação, logo acreditam e não busca saber se realmente é verdade. E nesse caso, foi um equivoco não só da imagem referida, mas dos comportamentos inadequados de em lidar com a situação. E o que caracterizou a imagem como real, foi esse peso de massa, como aquela história que diz, que uma mentira contada muitas vezes acaba se torna verdade.

Uma imagem caracterizando a pessoa ali pelos fatos que parecia real ,a quem estava sendo levada por sua visão ilusório de boatos acreditaram e agiram por  semelhança traços de características como o da  mulher ,onde os fatos foram ali  acontecidos ,o engano da atitude errada por causa da falta de conhecimento das pessoas.

O poder apelativo da mídia e o apego das massas, e as falsas notícias sem comprovação fazem com que o público facilmente caia em falsas notícias e matérias.

PreviousPage 92 of 108Next