Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 10 of 88Next

As contribuições de diferentes ciências em torno de teorias que lançam olhar sobre o social geram uma das particularidades da psicologia social contemporânea, surgindo dessa forma uma visão de que a psicologia social possui pluralidade em sua essência. Conforme essa tese, os autores da
atualidade destacam três possibilidades:
-Psicologia social psicológica analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que o entro não seja concreto, real, produzindo
conteúdos a partir da imaginação, bem como as influencias provenientes Principais matrizes teóricas da psicologia social dessa relação. Os psicólogos sociais simpatizantes com essa corrente teórica buscam salientar os modos como cada indivíduo vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos.
-Psicologia social sociológica busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca
dos fenômenos que os cercam. Assim, os psicólogos sociais com abordagem sociológica voltam seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das
participações de diferentes grupos sociais na sociedade, bem como seu impacto para esta.
-Na psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica, diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão em torno da psicologia social que se delineia na atualidade, como o socioconstrucionismo e a psicologia discursiva. Essa vertente lança olhar sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais. Procurando unir conhecimentos, essa vertente teve sua origem na América Latina e tem o propósito de produção e captação de mudanças sociais. Emerge em situações de opressão e exploração presentes nas sociedades, promovendo a garantia de direitos.

As correntes teóricas da psicologia social estão relacionadas conforme seus principais pensadores.

Todas as três psicologia social torna o indivíduo alvo de ser analisado na sua constante na sociedade,na sua individualidade.

As correntes teóricas da psicologia social estão relacionadas conforme seus principais pensadores.

Pensando em como o indivíduo pode ser analisado por vários ângulos dentro do convívio social como na sua individualidade,na forma como ele se comporta e responde.

Interação entre Psicologia e Sociologia, a Psicologia Social tem o escopo de estudar o comportamento humano em seu habitat social. Utiliza-se de ferramentas distintas que se integram entre si, tais como: a análise do modo de ser dos indivíduos com relação aos demais (Psicologia Social Psicológica); busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam (Psicologia Social Sociológica); e estudo das diferentes posturas teóricas envolvidas para uma melhor compreensão em torno da psicologia social que se delineia na atualidade (Psicologia Social Crítica).

A relação entres as correntes teóricas na abordagem da psicologia social, se dá no fato da observação do comportamento do ser no individual e no coletivo e ainda a ação  indivíduo, do coletivo e a relação do indivíduo e o grupo, isto porque; Psicologia social psicológica observa o comportamento entre o ser dos indivíduos com relação aos demais,  já a A psicologia social sociológica buscaria compreender como foi a interação entre o individuo e o grupo com o ambiente proposto, enquanto que a A psicologia social crítica ou histórico-crítica busca compreender fazendo a analise dos movimentos produzidos neste relação estabelecida entre o individuo e o grupo.

 

O critério utilizados ou o mecanismo na abordagem a psicologia social, desde que essa abordagem seja pra um quadro evolutivo.

A psicologia social que estuda a formação dos pensamentos e comportamentos das pessoas através do seu meio em que foi criado, pois pode ser muito diferente pois muitos se influenciam pelo o que vê e não pela verdade que realmente é

A interação do ser humano na sociedade possui diversos aspectos, onde a psicologia utiliza diversas ferramentas para estudar essa interação entre o ser humano e a sociedade. Os grupos são formados a partir de interesses comuns, por exemplo, nos alunos do Instituto IEVI, que se reúnem virtualmente em busca do mesmo objetivo: o Conhecimento. Nessa visão ampla, cada um de nós tem um objetivo individualizado, seja pessoal ou familiar, como aumentar o conhecimento para buscar um emprego melhor, uma carreira profissional, uma carreira acadêmica etc.
A psicologia dentro de seus ramos de estudo oferece suporte no estudo do comportamento dos grupos e também do indivíduo na sociedade.

A psicologia social psicológica tem como objetivo observar a interação do individuo com o objeto do seu desejo, assim como as sensações e as emoções resultantes do contato com o objeto. A psicologia social sociológica tem como objeto de analise, o coletivo e sua interação interpessoal e a relação com o objeto, incluindo o que o objeto oferece no contexto da interação. Enquanto que A psicologia social crítica ou histórico-crítica se ocupará apenas  de fazer a analise com foco na compreensão dos movimentos  que permeiam esse relacionamento estabelecido envolvendo o indivíduo e os demais com relação ao objeto em sí..

Nesso caso da psicologia social  vemos a necessidade de utilizar várias técnicas e teorias para lidar com sociedade, a psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.

PreviousPage 10 of 88Next