Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 11 of 89Next

As correntes usam a abordagem da visão, que de uma parte olha o grupo como seres individuais que contribuem para uma ordem social e relacional do grupo, em outra abordagem o indivíduo traz intrínseco em seu modo de ser e agir raízes primárias ancestrais que afloram no decorrer do processo de interação com outros indivíduos. Em outra abordagem dois aspectos são relevantes, a libido do inconsciente pessoal e os aspectos transpessoais  ligados ao coletivo. Por ultimo temos a contribuição psicanalítica de Freud na relação das massas.

As abordagens na verdade entrecruzam-se, ora completando-se, ora direcionando a uma visão pessoal ou outra coletiva.

A psicologia social, bem como todas as correntes desta, necessita ter uma visão bem ampla de todo o contexto de um indivíduo para entender o modos operandi deste. Mais que as aparências, precisamos ver o contexto histórico, social e pessoal para avaliar a condição atual do indivíduo.

Na psicologia social, diferentes abordagem acabam por se torna complemtares, ajudando o estudo do comportamento  humano em sociedade.

A interação entre as três correntes se faz necessária por se complementarem,  o indivíduo  com suas características pessoais e particularidades  sofre influencia das características sociais e do coletivo ao mesmo tempo sofre a influencia do contexto histórico ao passar dos anos.

psicologia social,mecanismo,

 

Neste estudo observa-se que a dialética entre o indivíduo e a sociedade, parte do pressuposto sociológico que define as expressões e as linguagens estabelecidas entre pessoas de um mesmo grupo. Neste sentido observamos que a psicologia social lida de modo direto com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.

 

A Psicologia Social atua para valorizar a experiência subjetiva do indivíduo contribui para fazê-lo reconhecer sua identidade e seu poder pessoal. Operando no campo simbólico e afetivo-emocional da expressividade e da interpretação dialógica, com vistas ao fortalecimento pessoal, pode-se desenvolver condições subjetivas de inserção social. Assim, a oferta de apoio psicológico básico é uma possibilidade importante, de forma a facilitar o movimento dos sujeitos para o desenvolvimento de sua capacidade de intervenção e transformação do meio social onde vive.

Psicologia social psicológica avalia tudo sobre o ser humano, sentimentos com relação aos demais indivíduos.

Psicologia social sociológica busca na experiência vivenciada pelo indivíduo, nos quais está inserido uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam.

Psicologia social crítica diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão em torno da psicologia socail.

Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda o indivíduo na sociedade, como as pessoas pensam e se relacionam, que surgiu no século XX como uma área que estabelece uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais. Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, como: a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, o capitalismo contra o socialismo, entre outros.

Segundo Jean Piaget (1970), é tarefa dessa disciplina conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influências sociais.

Segundo  Aroldo Rodrigues (um dos primeiros psicólogos brasileiros a escrever sobre o tema), é uma ciência básica que estuda as manifestações comportamentais de acordo com as interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de interação, que influência os fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente aos estímulos sociais.

A psicologia social psicológica buscaria olhar para a forma como eu interagi com o presente, bem como as emoções, as sensações e os comportamentos gerados por essa interação.

A psicologia social sociológica buscaria compreender como eu e meu amigo interagiu entre si e com o presente, assim como os movimentos e conteúdos provindos dessa interação.

A psicologia social crítica ou histórico-crítica se posicionaria de forma mais analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação que eu estabeleci com o presente e com o amigo.

PreviousPage 11 of 89Next