Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 12 of 89Next

A psicologia social psicológica buscaria olhar para a forma como eu interagi com o presente, bem como as emoções, as sensações e os comportamentos gerados por essa interação.

A psicologia social sociológica buscaria compreender como eu e meu amigo interagiu entre si e com o presente, assim como os movimentos e conteúdos provindos dessa interação.

A psicologia social crítica ou histórico-crítica se posicionaria de forma mais analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação que eu estabeleci com o presente e com o amigo.

A psicologia social tem 3 abordagens que tratam de maneira diferente a psiquê.

A abordagem social psicológica trata muito mais da perspectiva individual em relação à sociedade
A abordagem social sociológica trata muito mais da perspectiva social em relação ao indivíduo
A abordagem social crítica trata muito mais da perspectiva relacional entre o indivíduo, a sociedade e a história de ambos

  • A Psicologia Social tem um viés mais sociológico, chegando a ser parecida com a própria Sociologia. Ela tem como objetivo estudar o comportamento da sociedade em si e a própria influência da pessoa nos demais membros da sociedade, ao meu ver.

 

O estudo da psicologia social interage com a sociologia e antropologia, mostrando que o homem, ou o animal humano reage de maneira diversa, de acordo com o contexto social onde está se manifestando - de forma individual ou de forma coletiva. Vários autores encontraram respostas em seus estudos e experimentos, que mostram resultados convergentes, apesar de terem tido olhares diferentes. O que mostras grande parte desses estudos é que o homem reage predominantemente sob influência da coletividade, uma espécie de "efeito manada", onde a mente coletiva, ou consciente coletivo, como afirma Jung, prepondera sobre a psique individual.

Oque podemos explicitar acerca da diferença da psicologia social, esta onde coloca em foco o individuo e suas movimentações, e respostas referente ao meio em que ocorra o convívio, estas respostas tais que podem ser expressas ou internalizadas; agora a psicologia sociológica esta voltada para a sociedade em um todo onde avalia em formato grupal de reações, atividades e respostas, sejam elas mentais exercendo poder nas atitudes do grupo.

Referente ao processo citado deste pequeno texto onde Juliana se ve em um processo de dependência de terceiros, demonstra explicitamente algo que ocorre muito em nossa sociedade, atualmente os chefes de família hoje considerado em grande numero são mulheres, estas as quis em muitos momentos seus maridos ou companheiros as abandonam, onde podemos constatar a imaturidade de assumir uma família esses se deslocam para uma vida não mais familiar mais solo, onde demonstra a perfeita necessidade de intervenções sociológicas para estas famílias. E obvil que este companheiro necessite de um acompanhamento para desenvolver seu lado paterno para que este possa em algum momento refazer sua psique normalizando suas atitudes.

A representação social segundo Moscovici é uma forma de conhecimento que visa a transformar o que é estranho em familiar, por meio da agregação da novidade a estruturas de conhecimento já existentes e dotadas de certa estabilidade. O presente do amigo por ser algo de certa maneira anormal na época moderna despertou interesse maior. O estimulo foi maior do que a resistência a dificuldade apresentada.

Cada corrente é capaz de dar a sua contribuição e sustentação nos três tipos de psicologia social , ou seja, a psicologia social psicológica, sociológica e histórico-crítica.

A psicologia social psicológica buscaria olhar para a forma como você interagiu
com o show, bem como as emoções, as sensações e os comportamentos gerados
por essa interação.
A psicologia social sociológica buscaria compreender como o grupo que assistiu
ao show interagiu entre si e com o evento, assim como os movimentos e conteúdos
provindos dessa interação.
A psicologia social crítica ou histórico-crítica se posicionaria de forma mais
analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação
que você estabeleceu com o grupo social que assistia ao show. (retirado do ebook Principais matrizes teóricas da
psicologia social)

Podemos perceber que a psicologia está voltada para o comportamento do individuo em relação a sociedade, visando a entender o que o leva a tais comportamentos seja em um grupo ou individual.

As três teorias da Psicologia Social interagem entre si. Uma complementa a outra pelo fato de cada uma ter uma visão de uma mesma situação.

Uma visa o comportamento do individuo por si só, a outra ê o comportamento do indivíduo no coletivo e com a massa.

PreviousPage 12 of 89Next