Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 13 of 90Next

E algo muito complexo, porque pra haver uma cura através da psicanálise é preciso passar por etapas e as vezes nem sempre são etapas fáceis, mas para ver a cura acontecer e preciso usar de certos meios para isso ainda que seja difícil. A psicanálise ela não faz milagre sozinha ela precisa da colaboração do analista e do paciente

A Psicologia Social, enquanto ciência, sustentada pelas correntes teóricas crítica (Escola de Frankfurt), Sócio Histórica (Vygotsky), Cognitiva (Jean Piaget), Construcionismo (Seymour Papert) Social (Karl Marx) e a de Campo (Kurt Lewin), busca classificar os fenômenos observados como frutos das relações entre os indivíduos e as sociedades. A Teoria Crítica considera que a realidade é apenas um campo de possibilidades, onde a existência, por si, não se esgota, havendo, portanto, alternativas suscetíveis de superação. A Teoria Sócio Histórica, por sua vez, aponta para a relação entre os sujeitos (individual e coletivo) na condição de parceiros para a produção de resultados, um influenciando no outro. A Teoria Cognitiva aposta na compreensão de que a aprendizagem não decorre pura e simplesmente da relação condicional de estímulo-resposta entre os indivíduos a eles expostos, mas que depende também das estruturas mentais do envolvidos e dos se faz necessário aprender. A Teoria do Construcionismo propõe a construção do conhecimento por meio de ações concretas que resultem em produtos igualmente palpáveis, com o auxílio de computadores, por exemplo, sendo objeto de interesse de quem o produz. A Teoria Social é fruto das observações de Karl Marx sobre a sociedade burguesa e o universo capitalista consolidado, situada num momento histórico (século XVIII) de grande relevância e que foi o responsável por grandes transformações, especialmente no mundo ocidental. Por último, a Teoria de Campo tem foco no exame dos padrões de interação entre os indivíduos e o ambiente, produzindo-se assim os fenômenos de comportamento.

O objetivo é ter acesso ao presente que fora enviado ao amigo e, para isso, forma utilizadas ferramentas diversas para que se pudesse extrair cada camada específica. Assim é a realidade humana: o indivíduo é analisa por diferentes prismas. tudo está dentro de um contexto. A psicologia social é importantíssima por causa disso. percebe cada faceta e se utiliza de ferramentas adequadas a cada uma delas.

psicologia social se converte como indispensável para compreensão da vida em sociedade, tornando-se capaz a discussão que se integram entre grupos e instituições com o indivíduo bem como as atitudes mentais que se inter-relacionam e que se mantém a respeito entre seus participantes, uns aos outros.

As relações humanas estão pautadas basicamente na troca. Nas relações que não possui coerência haverá sempre um desequilíbrio entre os benefícios e os malefícios. Para que um relacionamento pessoal tenha sucesso, faz-se necessário o uso de um elemento fundamental; a cooperação

As vertentes  da psicologia  deixa aberto a variáveis análises que podem ser feitas em cada determinaveis.

A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.

 

Para a Psicologia Social, dependendo do poder do membro de um grupo, ele pode levar outras pessoas a cometerem atos negativos ou positivos. É comum existir isso em equipes de empresas. Porém, também podemos encontrar exemplos na História, com ditadores que conseguiram convencer milhares de pessoas a cometerem atos cruéis. O psicólogo social estuda as melhores maneiras de intervir em casos como esses.

 

Outro assunto da Psicologia Social é o “comportamento de manada”, que leva, por exemplo, pessoas a estocarem comida e papel higiênico em um contexto de quarentena e pandemia. Por fim, outra de sua função é examinar quais regras funcionam melhor a cada grupo, de modo que o convívio entre todos seja mais pacífico.

A relação das várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social se dar por meio da interação do indivíduo e sociedade, pois aí está a identidade do indivíduo. Logo, percebe-se que as transformações na vida humana acontecem no seio social.

Nós, seres humanos, somos seres biopsicosociais, entrelaçados e atravessados por diversas instâncias externas à nós. A medida que nossa personalidade vai sendo moldada e estruturada a partir das nossas relações com o mundo a nossa volta, precisamos, então, considerar nossa dimensionalidade diante dos fatos e contextos. Cada corrente teórica busca estudar e entender um pouquinho de nós, nossos comportamentos e afins, partindo geralmente de pontos de vistas diferentes, mas, todas elas contribuem significativamente para o nosso desenvolvimento.

Cada corrente teórica, busca entender aquilo que nos atravessa enquanto seres biopsicosociais.

A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.

Assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.

Por fim, um comentário pode ser feito acerca dessa resposta, pois a dialética entre o indivíduo e a sociedade, parte do pressuposto sociológico que define as expressões e as linguagens estabelecidas entre pessoas de um mesmo grupo.

A psicologia social também se utiliza de vários olhares (ferramentas) para ir descortinando ou desembrulhando a realidade, a fim de averiguar os fenômenos que envolvem os indivíduos em suas inter-relações e interações com a sociedade. Ou seja, várias correntes teóricas podem ajudar a aprofundar um dos vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social.

Assim, as várias abordagens, sejam elas da Psicologia Social Psicológica, Sociológica ou Histórico-crítica, bem como as diversas abordagens, representação coletiva de Durkheim e representações de Moscovici, a psicanalítica e o inconsciente coletivo, à mentalidade coletiva de Lévy dão suas contribuições para a psicologia social na busca da compreensão dos fenômenos.

psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.

PreviousPage 13 of 90Next