Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 14 of 90Next

O AMIGO MANDOU UM PRESENTE DE GREGO NAO CONSEGUIR ABRIR A CAIXA DE PRESENTE NAO IMAGINO QUE TERIA NESTA CAIXA ACHO O IMAGINARIO SE ENCAIXA SE FOSSE. NO PRESENTE UMA SIMPLES PARAFURADEIRA RESOLVERIA ESTE E FANTASIA PSIQUICO

A psicologia social pode ser vista por três prismas:

  1. psicologia social sociológica: analisa os modos de ser do indivíduo em relação aos demais. Os psicólogos sociais sociológicos buscam salientar os modos como cada indivíduo vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos;
  2. psicologia social psicológica: busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo nos grupos sociais em que está inserido. Os psicólogos sociais psicológicos  voltam seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes dos grupos sociais na sociedade, assim como seu impacto nesta;
  3. psicologia social crítica ou histórico-crítica: busca unir conhecimentos conduzidos pelos acontecimentos e vivências sociais. Teve sua origem na américa latina, e propõe a produção e captação de mudanças sociais.

Exemplificando: vamos a um show de Maria Bethânia.

A psicologia social psicológica se interessa em saber como eu me interagi com o espetáculo, se cantei junto, se chorei com alguma canção, se reagi com gritos a outra, etc.

A psicologia social sociológica se interessa em saber como foi a minha interação com a plateia e com o evento como um todo.

A psicologia social critica ou histórico-crítica busca os movimentos que atravessam o grupo social com o qual eu assisti ao show.

Analisando as características do texto a psicologia social irá lidar diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.

A psicologia social e seu uso:

Assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.

Na psicologia social, nos deparamos com olhares distintos sobre uma mesma temática. Perspectivas diferentes despertam abordagens diferentes, que acabam por se complementar.

Se é nessesario o uso de muitas ferramentas pois não sabemos oque dentro da caixa, pois pois pessoas não são diferentes são caixas de surpresas

As varias ferramentas necessárias para cada tipo de material para desembrulhar o presente, são simbolicamente as mesmas que psicanálise utiliza para investigas um indivíduo e a sociedade. Na representação Coletiva de Durkhein investiga o que o indivíduo pensa de si e da realidade que o cerca, Mocovici investiga a interação do sujeito com o objeto para compreender a realidade que o cerca, Levy investiga as leis das representações coletivas e as leis da psicologia ao analisar o sujeito no individual, já Freud enfatiza através da libido a necessidade que o individuo tem do outro. Todas as representações se complementam entre si.

Para abrir o presente o presente do amigo foi necessária várias ferramentas diferentes, a psicologia social também conta com várias ferramentas para compreender o indivíduo numa determinada sociedade. A psicologia social tem olhares diferentes sobre a mesma temática, visto que o comportamento coletivo influencia o individual e a psicologia social estuda este estímulo e sua influencia através da relação do indivíduo com os demais indivíduos, a participação dos dos indivíduos em diferentes grupos sociais, os acontecimentos e comportamentos  através das vivências, e as representações coletivas segundo Durkhein, Moscovici e Levy, além d visão de Freud que destaca a libido onde o indivíduo tem necessidade do outro e Jung as experiências comuns resultam de todas as pessoas além  da genealogia pré-humana e animal.

Poderíamos exemplificar da seguinte forma. Vamos imaginar que alguém foi  a um show
de sua preferência:

A psicologia social psicológica buscaria olhar para a forma como essa pessoa interagiu
com o
show, bem como as emoções, as sensações e os comportamentos gerados
por essa interação.
A psicologia social sociológica buscaria compreender como o grupo que assistiu
ao
show interagiu entre si e com o evento, assim como os movimentos e conteúdos
provindos dessa interação.
A psicologia social crítica ou histórico-crítica se posicionaria de forma mais
analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação
que essa pessoa estabeleceu com o grupo social que assistia ao
show.

A psicologia Social Psicológica , visa entender sua relação com meio , tal como seus sentimento interações pessoais com esse meio, a Psicologia Social Sociológica, visa compreenderem a interação desse meio com vc , a Psicologia Social Critica , visa compreender tanto sua relação com meio e do meio com vc , visando em casa detalhe dessa interação

Os profisdionsis da area buscam entender e analisar a forma de como a pessoa ou cliente vive em meio a sociedade. E um dos principais leques da psicologia e desenvolver um carater ao sujeito onde ele possa se sentir mais aconchegados ou conectados ao grupo ou sociedade e nao mais se sentir um excluido. Se enclausulando, nao se permitindo um contato mais afetivo, mesmo porque, hoje temos as redes sociais onde as pessoas nao se sentem tao sos.

PreviousPage 14 of 90Next