Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 100 of 102Next

A psicologia social, busca desvendar o modo como interagimos como sociedade. A psicologia social psicológica, trata dos relacionamentos entre as pessoas.  A psicologia social sociológica, procura explicar através da experiência vivida pelo individuo em seus grupos sociais, os motivos que os levam a agir de determinadas maneiras. A psicologia social crítica busca através da teoria, compreender o desenvolvimento humano por meio do seu comportamento social atual, assim como sua construção através do tempo com suas influências e carências que a sociedade vai moldando mediante o tempo.

Tomando por princípio que o homem é individual e social, se fazem necessárias correntes e metodologias para explicar e estudar as sociedades.
Todas as correntes e teorias se complementam.
Durkheim por fazer da sociedade um corpo relativo e histórico.
Moskovici por atribuir sentido às práticas sociais.
Lévy-Bruhl por estudar a constituição das representações sociais através de uma mentalidade primitiva, que articula as funções básicas do processamento cognitivo.
Freud por dizer que a libido e o amor unem a massa por uma relação analógica e Jung, com o conceito de inconsciente coletivo, cujo conteúdo resulta de experiências comuns a todas as pessoas, independente de cultura.

A psicologia social crítica desafia as interpretações tradicionais, examinando como o poder, a ideologia e a linguagem moldam as percepções sociais e as identidades. Autores como Moscovici trazem uma abordagem mais qualitativa, questionando a objetividade das representações sociais e como elas podem reforçar desigualdades.

A psicologia social sociológica, influenciada por Durkheim, enfatiza o estudo das representações coletivas e das normas sociais. Ela investiga como a sociedade molda o comportamento individual através de estudos empíricos, muitas vezes utilizando métodos quantitativos.

Na psicologia social analisamos o modo de ser de cada individuo com os demais ( no caso um amigo com outro, afetuoso pois trocam presentes apesar da distância)

Já na psicologia social sociológica explora como são os laços sociais acontecem e se permanecem durante a vida do individuo e como ocorre a interação social ( eles tinham um laço de amizade que se manteve mesmo com a mudança do amigo através de interação por chamada de vídeo.)

A amizade passou por transformações mais não se extinguiu.

  1. Psicanálise: Pode ser útil para investigar os desejos inconscientes e motivações ocultas que moldam o comportamento social.
  2. Behaviorismo: Foca nos comportamentos observáveis e como são moldados por estímulos e recompensas no ambiente.
  3. Teoria Cognitiva: Examina como os processos mentais, como percepção, memória e pensamento, influenciam as interações sociais.
  4. Teoria Crítica: Analisa as estruturas de poder e opressão que influenciam o comportamento e a percepção social.

Cada uma dessas abordagens teóricas é uma ferramenta que pode "desembrulhar" diferentes camadas de um fenômeno social, e somente ao aplicar uma combinação dessas teorias é possível obter uma compreensão mais profunda e completa do presente, ou seja, da interação entre o indivíduo e a sociedade.

A psicologia social através da psicologia individual e de massa ambas são muito importantes pra a construção do " eu" pois é através do convívio de uns com outros iremos formular o nosso próprio caráter, chegando a nossa individualidade própria.

Levando em consideração as vertentes da psicologia social e a situação proposta, podemos entender que há nesse contexto as normas sociais de relações sobre os papaeis sociais estabelecidos, a dinâmica de comunicação entre os indivíduos - partícipes da interação - sociabilidade e a relação das distâncias que são encurtadas por manterem o contato e a oferta do presente via correios. A compra do presente e o envio do mesmo estabelecem a questão de dependência de mercadorias e a questão material que mantém os laços de amizade. Tais possibilidades de análises estão ancoradas na psicologia social psicológica, sociológica e social crítica ou histórica, respectivamente. Embora cada uma dessas vertentes tenha um foco específico, elas compartilham uma visão comum sobre a interdependência entre o indivíduo e o social, mesmo que abordem essa relação por diferentes ângulos.

A Psicologia Social estuda os comportamentos e as intenções das pessoas quando estão em comunidade, e uma das suas principais ideias é que o comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos com outras pessoas. 

Alguns dos tópicos abordados pela Psicologia Social são:
  • Comportamento do grupo
  • Percepção social
  • Liderança
  • Comportamento não verbal
  • Conformidade
  • Agressão
  • Preconceito 

O texto aborda um assunto extremamente real e  interessante quando fala que cada "camada" do presente teve uma forma e ferramenta especifica para ser aberta, assim funciona a Psicologia social com seus 3 braços  a psicológica, a sociológica e a social critica, o mesmo assunto, como o presente, porém cada um agindo de uma forma de resolução.

A psicologia social é uma área que estuda a relação entre o indivíduo e a sociedade, observando o comportamento das pessoas em comunidade. Uma das suas principais ideologias é que o comportamento das pessoas é diferente quando estão sozinhas e quando estão em grupo.

A psicologia social brasileira foi influenciada pela teoria das representações sociais, pela teoria crítica e pela práxis marxista.

PreviousPage 100 of 102Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱