Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 99 of 102Next

Assim como as diferentes ferramentas são necessárias para abrir o presente, as várias correntes teóricas na psicologia social oferecem abordagens complementares para entender como os indivíduos interagem com a sociedade. Cada uma delas foca em aspectos distintos da experiência humana, mas juntas, elas fornecem uma compreensão mais completa e rica das dinâmicas sociais.

Algumas correntes teóricas na psicologia social:

  1. Behaviorismo;
  2. Psicanálise;
  3. Teoria Cognitiva;
  4. Interacionismo Simbólico;
  5. Teoria Crítica;

É importante observar e analisar todos os ambientes em que o indivíduo está inserido.

A psicologia social psicológica visa analisar como reagimos aos fatos que em sociedade vivemos, neste caso um amigo ao se mudar continua o vínculo que tinha com o amigo, comunicando -se através da internet, onde tinham interação um com outro e a comunicação e laço de amizade não foi rompido. O amigo mandou um presente bem embalado que demonstrou sua estima pelo amigo, o cuidado da embalagem indica a importância da amizade deles, que como presente passou por transformações mais chegou intacto a amizade apesar da distância não se extinguiu.

As correntes teóricas se relacionam ao fornecer diferentes perspectivas e métodos para compreender o comportamento humano em um contexto social. Juntas, elas permitem uma visão mais completa da psicologia social, desde as influências culturais e coletivas até as dinâmicas emocionais e inconscientes.

  • Durkheim e representações coletivas: Foca em como as crenças e normas sociais são criadas e mantidas pela sociedade como um todo. Ele vê a sociedade como um organismo que molda o comportamento individual. Sua teoria é uma base importante para entender como as estruturas sociais influenciam nossos pensamentos e ações.
  • Moscovici e representações sociais: Complementa Durkheim ao explorar como as ideias e crenças se formam através das interações diárias das pessoas. Moscovici vê as representações sociais como formas de conhecimento que ajudam os indivíduos a entender e comunicar sobre a realidade em um contexto social.
  • Lévy-Bruhl e mentalidades primitivas: Introduz uma perspectiva antropológica, focando em como diferentes culturas pensam e organizam suas experiências. Ele destaca que essas formas de pensar são compartilhadas dentro de um grupo e são diferentes das formas individuais de pensamento.
  • Freud e teoria das massas: Contribui para a psicologia social ao analisar como as emoções e o inconsciente afetam o comportamento dos grupos. Sua teoria ajuda a entender as dinâmicas emocionais e psicológicas que unem os indivíduos em grupos sociais.
  • Jung e inconsciente coletivo: Amplia o conceito de Freud, sugerindo que todos nós compartilhamos um conjunto universal de imagens e ideias (arquétipos) que influenciam nossas experiências e interações sociais.

O principal objetivo da Psicologia Social é estudar o indivíduo dentro de certo contexto social buscando compreender como o mesmo se comporta nas suas interações sociais, assim como todos os seus movimentos que atravessam a relação que o indivíduo estabeleceu com o grupo social ou com meio em que vive. A importância de tais estudos se faz por buscar entender por que e como o indivíduo se comporta de determinadas formas. Um exemplo simples: “ Me digas com quem andas e direi quem és “. Compreende-se que uma pessoa é formada e tem suas características individuais pautadas pelas interações com outros indivíduos. O que quer dizer que a convivência em sociedade afeta em muitos quesitos da vida individual de cada um.

A Psicologia Social é uma importante área de estudo que lida com o modo como as pessoas se relacionam entre si e como essas relações afetam o comportamento humano.

A Psicologia Social Sociológica,  Foca nas influências sociais e culturais sobre o comportamento humano, enfatizando as estruturas sociais e os papéis que moldam as interações, a Psicologia Social Psicológica,  Estuda como os processos mentais e as percepções individuais influenciam o comportamento em contextos sociais, centrando-se no indivíduo e suas interações, a Psicologia Social Crítica,Questiona as práticas e teorias tradicionais da psicologia social, buscando entender e transformar as relações de poder e desigualdades sociais.

Aprendi que a ´psicologia Social e um ramos que estuda como as pessoas pensam.

O indivíduo deve ser visto como esse presente,  sendo envolto em várias camadas que representa desde sua vida na infância. Desenvolvendo cada método, poderemos conquistar um efeito mais completo e favorável em sua trajetória de tratamento

A psicologia social me desperta bastante interresese, eu gosto de trabalhar com pessoas, sou paciente para ouví-las. Na psicologia social existem varias ferramentas para se trabalhar o importante é fazer uma boa avaliação do ambiente a ser trabalhado, incluir pessoas com quem você irá trabalhar. Traçar objetivos de acordo com a necessidade do grupo estudar as habilidades deste grupo para implantar programas de prevenção e conscientização.

PreviousPage 99 of 102Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱