Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 156 of 159Next

A relação entre as várias correntes teóricas na Psicologia Social é de complementaridade e, às vezes, de tensão/debate. Cada uma oferece uma "ferramenta" diferente e necessária para lidar com um aspecto específico do complexo fenômeno social. ​Para desvendar o presente (a interação indivíduo-sociedade), não basta a tesoura (Sociocognitiva) ou a faca (Sociocultural); o serrote (Sócio-Histórica) também pode ser necessário. ​Juntas, essas abordagens permitem que o psicólogo social tenha uma visão mais completa, articulando a forma como o indivíduo pensa e sente (psicológico) com o modo como a sociedade se estrutura e o influencia (sociológico/histórico), chegando ao conteúdo real do presente

A psicologia social tem um papelnte fundamental para entender a interação do individuo com a sociedade, utilizando várias ferramentes conforme a necessidade.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:35 am

Imagine que um amigo se mudou para outra cidade, mas vocês continuam mantendo contato. Um dia desses, seu amigo lhe enviou um presente pelos serviços de entrega de correspondências. Ao receber em sua casa uma grande caixa, embrulhada com papelão, plástico e madeira, você se vê na necessidade de pegar algumas ferramentas para poder abrir o presente e saber o que ganhou do amigo. Primeiro com uma tesoura, que foi muito eficiente para desembrulhar o plástico filme, porém, não teve o mesmo efeito para o papelão, que teve que ser retirado com o auxílio de uma faca de cozinha. Já para retirar a madeira de proteção, foi necessária a utilização de um serrote. Retirando todos os obstáculos, pode ver o que o amigo havia lhe dado de presente.

A psicologia social, da mesma forma, se utiliza de várias ferramentas para entender a interação do indivíduo com a sociedade. Explique a relação das várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social.

  1. Behaviorismo Social: Foca em como os comportamentos observáveis dos indivíduos são moldados por estímulos externos e reforços sociais, como normas e expectativas.

  2. Cognitivismo Social: Destaca o papel dos processos mentais (como percepção, memória e pensamento) na forma como o indivíduo interpreta e responde às interações sociais, com destaque para a modelagem social e a aprendizagem social.

  3. Psicanálise Social: Aplica os conceitos freudianos à sociedade, considerando como os conflitos inconscientes, a identificação e os mecanismos de defesa influenciam as relações sociais e as estruturas de poder.
  4. Fenomenologia e Interacionismo Simbólico: Focam em como os significados subjetivos e as interações cotidianas constroem a realidade social, enfatizando o papel da linguagem e da comunicação na construção de identidade e relações sociais.

Essas abordagens, entre outras dentro de outros contextos, embora distintas, interagem para proporcionar uma compreensão abrangente de como o indivíduo se desenvolve, se adapta e se relaciona com o contexto social em diferentes níveis.

A psicologia social busca entender como o indivíduo interage com o meio, retirando as camadas que revelam a influência da sociedade em seu comportamento.

As correntes da psicologia social se complementam, enquanto umas enfatizam leis universais do comportamento, outras destacam o contexto histórico, cultural e social, ou os processos inconscientes. A integração dessas perspectivas permite compreender o ser humano como um sujeito inserido em relações sociais complexas, influenciado tanto por fatores internos quanto externos.

O grande foco da Psicologia Social é entender como o indivíduo é influenciado e moldado pelas relações sociais, e como ele também atua sobre o grupo e a sociedade.
Ela busca compreender o comportamento humano a partir do contexto social, analisando como valores, normas, cultura e interações afetam pensamentos, emoções e ações.

O que todas estas correntes de pensamento e estudo tentam mostrar é que o indivíduo não se constitui sozinho. Ele tem que se basear nas interaçoes com o meio (também constituído de outras outras pessoas) para aprender como se comportar, como pensar, etc.

No caso apresentado, até mesmo podemos evidenciar o jeito com que o amigo embrulha o pesente, como sendo fruto de absorção de um comportamento e conhecimento coletivos, frutos da influência das pessoas na nova cidade.

DEVE -SE IR POR PARTES ANALIZANDO CADA OBSTÁCULO PARA PODER CHEGAR NA FONTE DO PROBLEMA ,E ANALIZAR A SITUAÇÃO PRA PODER FAZER UM DIAGNÓSTICO MAIS PRECISO.

A psicologia social, visa entender suas emoções e comportamento diante das situações.

Na psicologia social sociológica: como o grupo envolvido nas situações se comportam.

Na psicologia Social critica: envolve a relação e comportamentos estabelecidos entre mim e o grupo em determinada situação.

As três vertentes da psicologia social ,refletem sobre as relações sociais ,porém de pontos de partida diversos ,a psicologia social psicológica parte das percepções e reações do indivíduo às relações sociais a que vivencia. A psicologia social sociológica parte do impacto que  grupos sociais causam nas sociedades, e a psicologia social crítica questiona e transforma práticas sociais opressoras com fins de mudanças na sociedade.

Logo cada uma delas tem seu valor e impacto  na vida em sociedade  .

PreviousPage 156 of 159Next