Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 22 of 111Next

Conforme essa tese, os autores da atualidade destacam três possibilidades:
1-Psicologia social psicológica -  Analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que o entro não seja concreto, real, produzindo
conteúdos a partir da imaginação, bem como as influencias provenientes. Principais matrizes teóricas da psicologia social dessa relação. Os psicólogos sociais simpatizantes com essa corrente teórica buscam salientar os modos como cada indivíduo vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos.

2-Psicologia social sociológica - Busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca
dos fenômenos que os cercam. Assim, os psicólogos sociais com abordagem sociológica voltam seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das
participações de diferentes grupos sociais na sociedade, bem como seu impacto para esta.

3- Psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica, diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão
em torno da psicologia social que se delineia na atualidade, como o socioconstrucionismo e a psicologia discursiva. Essa vertente lança olhar
sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais. Procurando unir
conhecimentos, essa vertente teve sua origem na América Latina e tem o propósito de produção e captação de mudanças sociais. Emerge em situações
de opressão e exploração presentes nas sociedades, promovendo a garantia de direitos.

Psicologia social é uma vertente da Psicologia mais tradicional, só que focada no estudo do comportamento humano nas relações sociais. Assim, é um estudo mais coletivo, em que todos os indivíduos são levados em conta durante o levantamento de dados.

 

Ao buscar o conhecimento pela psicologia sócia mostra que , dependendo da área de estudo, podemos analisar uma pessoa em particular, em grupo e como o grupo age em torno desta pessoa.

Serei muito enfático em dizer que o analista deve se preocupar em adequar a técnica pra cada cliente em seu senso analitico

Citação de roselypereirajardim@gmail.com em outubro 31, 2021, 8:57 pm

Os critérios utilizados como mecanismo na abordagem da psicologia social, sintetizam a compreenssão envolvendo individuo junto a realidade de seu convivio em sociedade. As relações sociais representadas é paralela ao produto e processo da atividade mental de um grupo ou individuo em sua representatividade .

 

psicólogo social é o profissional que atua na interação entre indivíduo e o grupo, mesclando conhecimentos de Psicologia e de Ciências Sociais - já que ele busca analisar o comportamento humano a partir do contexto social e das dinâmicas interacionais em que está inserido.

A psicologia social em suas matizes psicológica sociológica e crítica permite que se faça uma análise do indivíduo com ele ou seja como ele interage frente a suas necessidades. A psicologia social também verifica a interação do indivíduo com a sociedade, o grupo social no qual o indivíduo se encontra inserido. Ainda existe a questão da relação do indivíduo e seus reflexo desta relação com o grupo social.

Psicologia social e a interação do indivíduo com a sociedade

 

Conforme depreende-se do texto na abertura deste tomo sobre as “ferramentas usadas no exercício de abrir-se a caixa de presente recebida”, o homem se forma a partir do intrincamento de como o indivíduo dentro dos seus padrões sociais, vive em sociedade, como membro do grupo, como “pessoa” e como “socius” (interação indivíduo/sociedade) considerando sua história particular como um ser que sofre e provoca transformações no seu habitat uma vez que sua própria consciência de individualidade, é adquirida como membro do grupo social.

A psicanálise começou a se ocupar com o social, mais especificamente os laços sociais, com Freud e seu estudo intitulado “Psicologia das massas e análise do eu” em 1921. Nesse estudo, Freud aborda a que se refere a noção de “massa”. Posteriormente a psicologia social e a interação do indivíduo com a sociedade é objeto dos estudos de; Durkheim (1895), Moscovici (1978) e Lévy-Bruhl (1947), respectivamente como; “conceito de representações coletivas fez da sociedade um corpo relativo e histórico; abordando as práticas sociais, atribuindo sentido e retirando o viés irracional e destacando-se o conceito de mentalidade primitiva, que articula as funções básicas do processamento cognitivo (memória, abstração, generalização e classificação) para a constituição das representações coletivas”, cada um no seu tempo e em sua complexidade.

Depois de Freud, este perscrutador tem sua atenção voltada para a teoria moscoviciana que " aproxima tanto como produto quanto como processo, pois a representação é paralelamente o produto e o processo de uma atividade mental pela qual um indivíduo ou um grupo restaura o real, confrontando e atribuindo uma significação específica. Assim, a teoria das representações sociais é uma proposta metodológica de leitura do conhecimento de senso comum que se ocupa com o conteúdo das representações”[1].

Isto posto fica depreendido que a psicologia social busca explicar o como e o porquê “cada indivíduo, ao nascer, segundo Strey (2002, p. 59), “encontra-se num sistema social criado através de gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais”. O homem, desde seus primórdios, é considerado um ser de relações sociais, que incorpora normas, valores vigentes na família, em seus pares, na sociedade. Assim, a formação da personalidade do ser humano é decorrente, segundo Savoia (1989, p. 54), “de um processo de socialização, no qual intervêm fatores inatos e adquiridos”. Entende-se, por fatores inatos, aquilo que herdamos geneticamente dos nossos familiares, e os fatores adquiridos provém da natureza social e cultural”[2].

[1] - Disponível no Ebook, Principais matrizes teóricas da psicologia social – IEVI. Acessado em: 25.12.2022.

[2]  - Disponível em; https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf  - Acessado em 26/12/2022.

Psicologia Social é uma área de conhecimento da ciência psicológica que estuda a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais, ou seja, todo o fenômeno social decorrente da subjetividade humana, – o mundo interno do indivíduo e suas expressões, construídas nas relações sociais, e que surgem do contato entre os homens e dos homens com a natureza.

Assim dizendo, a Psicologia Social visa compreender os processos cognitivos e comportamentais dos indivíduos decorrentes das relações sociais, “baseada em um método descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, factual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais”.

 

Sendo que, as várias correntes teóricas da psicologia social dão suas contribuições e, nos ajudam a compreender os vários aspectos que envolvem os fenômenos que interagem e dialogam com o indivíduo (pessoa) e com o meio social (coletivo) onde convivemos.

Cada vertente analisa os fenômenos de um ponto de vista diferente

As várias correntes da psicologia social são : Psicologia social sociológica; psicologia social psicológica e psicologia social crítica. A relação entre elas é estás buscam estudar a interação do indivíduo com o social.

O texto em si explica tudo, que a psicologia se apóia em diversas ferramentas para uma maior análise tanto no aspecto social, como histórico; além do comportamento do cliente em si.

PreviousPage 22 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱