Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 23 of 111Next

A PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLÓGICA Mesmo que não seja específica, visa o modo de ser do indivíduo em relação aos outros, e cria conteúdos a partir da imaginação e influência que surgem dessa relação.

A PSICOLOGIA SOCIAL SOCIOLÓGICA Centra-se nos eventos que resultam da participação dos indivíduos nos vários grupos sociais da sociedade e no impacto que têm sobre eles.

E A PSICOLOGIA SOCIAL SOCIAL-CRÍTICA OU HISTÓRICO-CRÍTICA Qual concentra-se nas interseções que impulsionam eventos e ações por meio de experiências sociais.

A psicologia social pode ser aborda de três maneiras: social psicológica,  social sociológica e social crítica.

Na psicologia social psicológica,  analisamos os modos de ser do indivíduo em relação ao outro.

Na psicologia social sociológica,  analisamos os acontecimentos que ocorrem na participação do indivíduo en diferentes grupos e seus impactos sobre ele.

Na psicologia social crítica, analisamos a interação do indivíduo com os acontecimentos e das experiências adquiridas com eles e unimos estes conhecimentos.

Seria muito pouco se resumir a estudar o indíduo de forma isolada. Essas outras formas de psicologia observa os grupos e os analisa. É fundamental conhecer a mentalidade do coletivo, pois a sociedade é formada por diversos grupos. Só assim é possível compreender a realidade que nos cerca e o outro!

A psicologia social compreende vários contextos dos quais os indivíduos estão inseridos, e isso, por meio de uma análise, se pode investigar o papel do grupo na vida da pessoa.

A psicologia social Tem matizes similares a sociologia.Entender o homem e sua constituição psíquica na dimensão da interação social.

Estudar a comportamentos da sociedade em geral

Estudar o comportamento da sociedade em geral

Em Durkheim (1895), o conceito de representações coletivas fez da sociedade um corpo relativo e histórico.

Em Moscovici (1978), as representações puderam, sobretudo, abordar as práticas sociais, atribuindo sentido e retirando o viés irracional.

Em Lévy-Bruhl (1947), destaca-se o conceito de mentalidade primitiva, que articula as funções básicas do processamento cognitivo (memória, abstração, generalização e classificação) para a constituição das representações coletivas.

Freud (1921) destaca a libido e o amor como forças que unem a massa, junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro. A psicanálise começou a se ocupar com o social, mais especificamente os laços sociais, com Freud e seu estudo intitulado “Psicologia das massas e análise do eu”.

Inicialmente buscando diálogo com autores como Le Bon e McDougall.

Jung (2000) formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante ao conceito de inconsciente de Freud. Os conteúdos do inconsciente coletivo, também conhecido como inconsciente impessoal ou transpessoal, são universais e não se enraízam em nossa experiência pessoal.

A abordagem da psicologia social alinha a compreesão do individuo dentro de uma realidade da sociedade, interagindo diretamente no individuo, e a interação do sujeito e o objeto.

A Psicologia social  é um instrumento, um parâmetro, por assim dizer, para entender as relações entre como se dá as interações humanas. Lança luz sobre as  mudanças de pensamento e comportamento quando estamos inseridos em determinado grupo social. Graças a isso, pode levantar questões a respeito da condução do pensamento humano nas multidões.  Como ferramenta de análise torna-se bastante útil para entender as ligações sociais.

PreviousPage 23 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱