Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 24 of 111Next

A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.

Assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.

Por fim, a dialética entre o indivíduo e a sociedade, parte do pressuposto sociológico que define as expressões e as linguagens estabelecidas entre pessoas de um mesmo grupo.

Jose Carlos Pereira da Cruz has reacted to this post.
Jose Carlos Pereira da Cruz

Os critérios utilizados como mecanismo na abordagem da psicologia social, sintetizam a compreenssão envolvendo individuo junto a realidade da  sociedade. As relações sociais representadas é paralela ao produto e processo da atividade mental de um grupo ou individuo em sua representatividade

As várias correntes teóricas que surgiram ajudam a compreender e estudar os vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social. Assim é possível ter um estudo amplo e com pontos de vista diferentes, na busca da compreensão do ser em seu meio social.

As correntes teóricas se referem às correntes conceituais/abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, Social Psicológica, Sociológica, Crítca ou Histórico- Crítica. Ou seja, várias correntes teóricas podem ajudar a aprofundar um dos vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social.

Na Psicologia Social existem várias correntes que abordam diferentes perspectivas sobre o mesmo tema, perspectivas que acabam por se completar de maneira contundente.

Durkheim utilizava as Representações Coletivas para sintetizar o que os indivíduos pensam sobre si mesmos e sobre a realidade que os cerca.

Moscovici utilizava as Representações Sociais para mostrar a composição que o indivíduo faz para compreender o mundo e se comunicar com os outros.

Lévy-Bruhl utilizava o conceito de Mentalidades Primitivas para investigar as leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentavam condutas próprias e autônomas daquelas fundadas sobre a análise do sujeito individual.

Freud utilizava os conceitos de libido e amor como argamassa que ligava as coletividades pela necessidade que os indivíduos tem um do outro.

Jung formulou a teoria do Inconsciente Coletivo composto de memórias e conceitos universais que resultava das experiências comuns à todos os indivíduos.

A Psicologia Social vista de diferentes ângulos, pode ser destacada em três possibilidades de estudo: 1. Psicológica que analisa o modo de ser dos indivíduos em relação aos demais que o cercam; 2. Sociológica que busca a experiência social vivida pelo indivíduo; 3. Crítica ou Histórico-Crítica que tenta compreender os acontecimentos e comportamentos das massas através das vivências sociais.

Na Psicologia Social o estudo da sociedade e sua representações,se tornam fatos sociais devido aos fenômenos que envolvem não o indivíduio  sim a sociedade.Para Moscovici já são aprofundadas em repreentações de uma maneira mais analítica e criteriosa para com o entendimento daquilo que conhecemos e entemos por fatos socias.um sempre parte do aprendizado do outro e aprofundam em conhecimento e entedimento com a sociedade.

Se considerarmos a grandeza e diversidade como os seres humanos agem e pensam o individual e o coletivo, não seria possível descrever ou teorizar determinados comportamentos e fenômenos importantes à existência. Dessa forma, psicologia social inclui diversas vertentes e pensamentos com o objetivo se apurar melhor a forma como as pessoas lidam consigo mesmo e com outras uma vez que a dimensão humana não se limita a um conjunto de experiências visíveis e palpáveis, mas a toda uma forma de existir.

No exemplo citado do presente recebido pelo amigo, percebemos que diversas ferramentas foram utilizadas para abrir o pacote, ferramentas essas de vários tamanhos e incisões que se adaptam melhor a um determinado tipo de material com o intuito de rompe-los. Em uma analogia com a psicologia social, podemos entender que cada ferramenta é um olhar teórico e reflexivo sobre as práticas humanas que precisam ser diferentes para alcançar um objetivo ou uma melhor compreensão no caso dos grupos humanos.  Ser capaz de interpretar as dinâmicas dos sujeitos em seus mais variados níveis e comportamento através das teorias é o que garante maior sucesso na descrição de comportamentos variados da sociedade.

eu pude pesseber que na psicologia temos que usar de varias ferramentas ou seja de varias istrategias para descobri

 

 

eu pude pesseber que na psicologia temos que usar de varias ferramentas ou seja de varias istrategias para descobri

qual oproblema que atingi aquela pessoa.

 

eu pude pesseber que na psicologia temos que usar de varias ferramentas ou seja de varias istrategias para descobri

qual oproblema que atingi aquela pessoa.

PreviousPage 24 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱