Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 25 of 132Next

Para se entender a interação do indivíduo com o meio social em todos seus aspectos é necessário que se faça essa busca,como se retirasse toda a sua estrutura para se entender o seu interior e seu comportamento dentro da sociedade ou dentro das suas relações interiores e exteriores.

O ser humano é considerado um ser social, pois precisa do outro para se reconhecer.

Analisando as correntes teóricas podemos entender, pela psicologia social psicológica, o estudo da interação do indivíduo com o meio onde encontra-se inserido.

Na psicologia social sociológica, a visão é sobre o grupo, sua interação com o meio e ao mesmo tempo a interação entre seus membros.

Já na psicologia social crítica, a compreensão é sobre os atravessamentos em que os grupos se constroem, dentro de um momento histórico.

As correntes teóricas se referem às correntes conceituais/abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, dentre elas a psicologia social crítica, psicologia sócio-histórica, teorias cognitivas, construcio- nismo social, psicossociologia, a teoria de lewin.

Sou a favor das terapias sistêmicas e integrativas. Vejo e sei dos seus resultados.

Diante de um certo desafio clinico, uma terapia, técnica ou compreensão que se adequou perfeitamente para um sujeito, pode não ser o que outro com o mesmo problema possa encontrar a solução.

Então uma ferramenta que abre uma caixa de papel não vai abri a de madeira só porque ela também é uma caixa.

Como nas ferramentas utilizadas para descobrir o presente enviado a psicologia social possui diversas ferramentas como a psicologia social psicológica, psicologia social crítica, ou psicologia social sociológica.

A psicologia social busca trabalhar a relação do individuo e as relações entre os seres.

Acredito que várias correntes investigativas e conceituais podem ajudar a perscrutar um dos aspectos da realidade dos fenômenos que circundam as pessoas em interação com seu círculo social.

A psicologia social é uma perspectiva da psicologia, conduzida no estudo do comportamento humano nas relações sociais. É um estudo mais coletivo, em que todos os envolvidos são importantes durante o levantamento de dados. Ela ressalta o seu trabalho nos atributos e vínculos que ligam uma única pessoa a um grupo.

Os psicólogos sociais concentram-se nas preocupações sociais que têm uma influência poderosa no bem-estar individual, bem como na saúde da sociedade como um todo, incluindo problemas como uso de substâncias, crime, preconceito, violência doméstica, saúde pública, bullying e agressão.

As interações dos sujeitos com a sociedade, e vice-versa, são múltiplas e variadas. Dessa forma, é fundamental compreender essas interações a partir de lentes distintas, para propósitos igualmente distintos. Essas lentes incluem uma análise da relação do sujeito com os grupos com os quais ele interage, a relação desse sujeito com outras pessoas próximas ao seu círculo social, os condicionantes sociais históricos, e, não menos importante, as dinâmicas internas do sujeito e suas relações com laços sociais - objeto de interesse da psicanálise.

A psicologia social:A psicologia social estuda a determinação mútua entre o indivíduo e o seu meio social. Posto isto, esta ciência analisa os aspectos sociais do comportamento e do funcionamento mental.

A psicologia sociologica:A psicologia social é um campo de estudo mais estreito quando comparada com a sociologia, que é uma área mais ampla e diversificada.

A sociologia crítica:A Sociologia Crítica é uma sociologia questionada, uma sociologia que procura fazer perguntas, montar uma discussão, do que dar imediatamente a resposta. É uma sociologia pensada, principalmente para quem quer mudar, transformar a realidade.”

PreviousPage 25 of 132Next