Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 26 of 90Next

A psicologia social é o estudo científico de como os pensamentos, sentimentos, crenças, intenções e objetivos das pessoas são construídos dentro de um contexto social pelas interações reais ou imaginárias com os outros.

Analisando as características do texto a psicologia social irá lidar diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.

A psicologia social e seu uso:

Assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.

Parto do princípio que a psicologia social é de suma importância pois todo o indivíduo formado frente à sociedade é no futuro um influenciador da mesma toda a identidade gerada é com base no sistema da sociedade por isso que dizemos que o indivíduo é produto do meio em que vive a sociedade é uma estrutura complexa e em cada casta nós podemos perceber comportamentos diferenciados padrões repetitivos de pensamento e comportamentos que nos fazem diferenciar de onde cada indivíduo veio portanto quando relacionamos a psicologia com a sociologia podemos perceber que ambas andam lado a lado frente ao desenvolvimento humano.

Em uma abordagem das correntes psicosociau, uma que e de grande relevância e a de Émile Durkheim( Representação coletiva) . Para Durkheim o sujeito era um produto da sociedade e da sua cultura, suas decisões escolhas tinha uma influencia sociocultural e não individual. Apesar deste pensar que as escolhas eram suas. Muito próximo das ideias de Moscovice e Lévy, que afirma que as influencia sócias tem um maior pesso nas escolhas do sujeito que o seu proprio eu individual, ( a religião,  os partidos políticos, o gosto musical.) Se liga ao sujeito, influenciados pelo meio sócia e familia que está ligado. O fato é que nossa individualidade começa a emergi com as idéias de Freud, com o subienconsiente e o ego, porém de uma certa maneira Freud se fiquisou no ego como sendo um estado de conciencia,  porém Jung e Lacan,  já nos convida a emergi este nosso subconsciente (id) está energia psíquica como nosso verdadeiro eu. O fato é que a nossa sociedade criou um sistema onde prevalece a sua imposição. E muintas vezes a individualidade do sujeito mesmo conquista por lei e constituição federal e desprezada em nome de uma política sócial, temos exemplos vivos como eventos e festas com som alto em áreas residenciais,  onde desrespeita completamente o direito individual dos outros ,em pro de uma massa, ou quando um determinado grupo religioso assume Deus como sendo sua posse, e tenta convencer a todos os outros que para se poder ter uma ligação com o criador, você precisa seguir seus dogmas e práticas religiosas. A cultura por mais que tenha sua importância na sociedade, sufoca a individualidade do sujeito impede uma imersão de sua identidade verdadeira. O resultado é um número assombroso que só tende a aumentar, de sujeitos que apresentão algum transtorno pisicologo e mentais. Hoje somos carrascos e vítimas do próprio mecanismo que criamos.

Psicologia Social Critica - Analise das diferentes posturas teoricas envolvidas para uma melhor compreensão.

Psicologia sociológica Experiência social vivenciada pelo individuo nos grupos sociais nos quals está inserido uma compreensão acerca dos fenómenos que os cercam.

Psicologia Social Psicológica - Analisa o comportamento do individuo em relação aos demais.

foco  social na maneira de pensar em um determinado grupo onde possa influenciar diversas atitudes sendo elas positivas e negativas

A psicologia social ajudar o sujeito no convívio com a sociedade e há uma relação entre sociologia e psicanálise social.

A psicanálise social ajudar o sujeito conviverem em sociedade ajudando com seus problemas sociais a lidarem com as situações do ambiente que se encontra.

Psicologia social Psicológica -  Analisa as ações dos indivíduos a partir dos seus  sentimentos, pensamentos e comportamentos com outros indivíduos .

Psicologia Social Sociológica-  Analisa os eventos a partir da interação e comportamento dos indivíduos dentro dos grupos sociais.

Psicologia social Crítica ou Psicologia Social Histórico- Crítica - Estuda o  conhecimento psicológico como uma forma de entender a vida cotidiana procurando explicar  quais  os mecanismos que  uma "cultura psicológica" é instituída.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:35 am

Imagine que um amigo se mudou para outra cidade, mas vocês continuam mantendo contato. Um dia desses, seu amigo lhe enviou um presente pelos serviços de entrega de correspondências. Ao receber em sua casa uma grande caixa, embrulhada com papelão, plástico e madeira, você se vê na necessidade de pegar algumas ferramentas para poder abrir o presente e saber o que ganhou do amigo. Primeiro com uma tesoura, que foi muito eficiente para desembrulhar o plástico filme, porém, não teve o mesmo efeito para o papelão, que teve que ser retirado com o auxílio de uma faca de cozinha. Já para retirar a madeira de proteção, foi necessária a utilização de um serrote. Retirando todos os obstáculos, pode ver o que o amigo havia lhe dado de presente.

A psicologia social, da mesma forma, se utiliza de várias ferramentas para entender a interação do indivíduo com a sociedade. Explique a relação das várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social.

A Psicologia Social se ramifica em psicologia social psicológica (que foca no indivíduo e o impacto que gera sobre ele sua relação com o social), psicologia social sociológica (concentra sua atenção nos grupos sociais) e psicologia social histórica-crítica (estuda os acontecimentos que impactam a sociedade, sua mentalidade e comportamento, como exemplo: questões de grande magnitude como política, economia e catástrofes naturais).

Émile Durkheim, contribui com a teoria da representação coletiva, que consiste em uma mentalidade, ou padrão de pensamentos, forma de pensar sobre si mesmo e a realidade que os cerca, que sobrepuja o pensamento individual e o influencia. É transmitido através do processo de socialização, à medida que o indivíduo é introduzido nos grupos sociais.

Lévy-Bruhl se atentou a psicologia social psicológica, pesquisando sobre os processos cognitivos que sustentam a cultura ou as representações sociais, como a memória, a abstração, a generalização e a classificação. Como exemplo, o idioma: a língua existe muito antes do indivíduo nascer, mas não pode existir sem o sujeito, pois esse o memoriza, torna-o abstrato, generaliza e o classifica.

Serge Moscovici também trabalha com a ideia de representação coletiva, questionando sobre como se dá a formação da mesma e do conhecimento do senso comum. Moscovici define que as representações sociais são tanto um produto como um processo. Produto no sentido de algo “pronto”, recebido como algo finalizado através da socialização, e como processo no sentido que passa por alterações com o decorrer do tempo, tanto na instância individual como social.

Freud, após anos de experiência com o atendimento individual, volta sua atenção ao social, se questionando sobre o que une as pessoas de modo a formarem grupos. Freud chegou a resposta que o ser humano tem a necessidade psicológica de viver em grupo, para se desenvolver, e inclusive, devido a libido e o amor. A inserção em um grupo ocorre pelo processo de identificação, que consiste em uma conexão emocional e inconsciente com algum ideal, líder ou resultado final esperado. Para pertencer ao social, o indivíduo pode suprimir ou anular alguns traços individuais para aderir aos atributos do coletivo.

E para finalizar sobre teorias da psicologia social, Jung desenvolveu o conceito de inconsciente coletivo, que está à parte da consciência, e abarca imagens, ou ideias, pensamentos, instintos, impulsos herdados dos antepassados através da genealogia pré-humana e animal.

PreviousPage 26 of 90Next