Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 27 of 117Next

A Psicologia social procura entender a interação  do individuo com a sociedade.

As relações sociais são paralelas.

Cada uma das correntes teóricas têm abordagens distintas sobre a psicologia social. Cada uma delas se concentra em diferentes aspectos do comportamento humano e tem suas próprias explicações para os fenômenos sociais. Por ser uma área interdisciplinar, a psicologia social incorpora conceitos de outras disciplinas, como sociologia, antropologia, etc., para entender o comportamento humano.

A psicologia social também se utiliza de vários olhares (ferramentas) para ir descortinando ou desembrulhando a realidade, a fim de averiguar os fenômenos que envolvem os indivíduos em suas inter-relações e interações com a sociedade. Ou seja, várias correntes teóricas podem ajudar a aprofundar um dos vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social. Assim, as várias abordagens, sejam elas da Psicologia Social Psicológica, Sociológica ou Histórico-crítica, bem como as diversas abordagens, representação coletiva de Durkheim e representações de Moscovici, a psicanalítica e o inconsciente coletivo, à mentalidade coletiva de Lévy dão suas contribuições para a psicologia social na busca da compreensão dos fenômenos.

O ser humano não foi criado para viver isolado em uma ilha ou bolha, ele foi criado para se relacionar e viver em convivio - isso se chama política social e dentro dela encontramos a psicologia social que ajuda e estuda/a entender - como o fator externo do outro, histórias, culturas, economia e outras questões social podem intervir no comportamento do indivíduo.

A psicologia social é importante para entender o papel da pessoa como indivíduo, o papel dele com a sociedade e como ele se analisa em relação a sua vivência e experiencial vivida contribuindo com o todo.

A psicologia social é a ciência que estuda os indivíduos na sociedade, como as pessoas pensam e se relacionam. São classificadas em: Psicologia social psicológica que visa os modos de ser dos indivíduos, com relação aos demais, psicologia social sociológica que visa os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em diferentes grupos sociais na sociedade bem como seus impactos sobre ela, e psicologia social- crítica ou histórico crítica que tem seu olhar aos atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos através das vivências sociais.

podemos perceber que são complementares, para compreendermos essa ciência devemos levar em consideração os aspectos psicológicos dos indivíduos para entender seus modos e costumes e por seguinte entender o comportamento deste na sociedade, levando em consideração também os acontecimentos na sociedade que contribuem para esse modo de pensar, agir e se relacionar, e para isso deve haver um estudo histórico para entender de forma profunda como esses acontecimentos influenciam as pessoas .

  1. Para ajudar o sujeito com a psicologia social precisa  de recursos e técnica para compreender o que está por trás do problema, fazendo uma intervenção psicológica para construção da resolução.

A psicologia social e como o indivíduo se comporta é conviver no meio social que se encontra.

A psicologia social junto com a sociologia, tem o papel de mediador e norteador no processo de construção do sujeito,no convívio social.

PreviousPage 27 of 117Next