Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 48 of 117Next

Nos três tipos da Psicologia Social ou seja, Psicologia Social Psicológica, Sociológica e Histórico-Crítica, temos as correntes teóricas que são capazes de contribuir com cada tipo citado acima. Essas correntes formam olhares distintos sobre a mesma temática, as correntes são:

  • Representações Coletivas de Durkein
  • Representações Sociais de Moscovici
  • Mentalidades primitivas de Levy-Bruhl
  • Visão Psicanalítica de Freuf

 

Fazendo uma analogia das ferramentas, pode assim ser feito a comparação:

  1. Tesoura = Observação: Início da análise da Interação Social
  2. Faca = Teoria das Representações Sociais: Busca da compreensão das crenças e normas sociais que influenciam as interações sociais
  3. Serrote = Teoria do Conflito Social: Trabalha com as tensões e conflitos na sociedade, mostrando as razões que estão nestas interações
  4. Psicanálise Social: É o processo de "abrir", ou seja analisar as dinâmicas sociais e os sistema subjacentes às interações sociais.

A psicologia social psicológica visa os modos de ser dos indivíduos, com relação aos demais mesmo que não seja concreto, produzindo conteúdos a partir da imaginação, assim como as influências provenientes dessa relação. A psicologia social sociológica volta seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em diferentes grupos sociais na sociedade, bem como seus impactos sobre ela.  A psicologia social social-crítica ou histórico-crítica lança o olhar sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos através das vivências sociais.

A psicologia social sociológica, baseia se na experiencia do indivíduo com grupos sociais e o impacto deles na vida do individuo.

A psicologia social representa a sociedade , a melhoria pela cidadania  e o individuo , somos representantes de uma sociedade carente de conhecimento e compaixão

A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.Assim, dentro do campo da psicologia social empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o expostoPor fim, um comentário pode ser feito acerca dessa resposta, pois a dialética entre o indivíduo e a sociedade, parte do pressuposto sociológico que define as expressões e as linguagens estabelecidas entre pessoas de um mesmo grupo.

Considerando as correntes apresentadas  ( Psicologia Social psicológica, sociológica e histórico- critica), vemos que a relação entre as teorias vão desde a análise do ser humano consigo em relação aos até a análise da condução dos acontecimentos e vivências em sociedade. Os contextos de relações e papéis sociais são tomados como fundamentais para tais observações.

A psicólogos social joga luz sobre "a massa e o indivíduo".

Assim, podemos perceber a interferência do pensamento coletivo sobre os pensamentos do sujeito, a maneira como ele interage com a realidade que o cerca e as consequências ambientais das suas escolhas.

Psicologia Social,  é herdeira do pensamento de várias disciplinas ... contribuições de correntes teóricas à Psicologia Social. A partir de vários olhares de pretende conhecer o todo de maneira mais completa e portanto, mas efetiva. 

Perspectivas diferentes despertam abordagens diferentes que acabam por ser complementar e alguns pensadores contribuíram consideravelmente com algumas correntes teóricas como Durkhein  que introduziu o conceito de representações coletivas o que fez da sociedade um corpo relativo e histórico; Temos também o Moscovici cujas representações puderam, sobretudo, abordar as práticas sociais, atribuindo sentido e retirando o viés irracional; Logo em seguida aparece Lévy- Bruhl que destaca o conceito de mentalidade primitiva que articula as funções básicas do processamento cognitivo (memória, abstração, generalização e classificação) para a constituição das representações coletivas.

E por fim, surgiu a teoria de Jung que incluía tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo

PreviousPage 48 of 117Next