Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 50 of 102Next

A psicologia social também se utiliza de várias enfoques para ir desvendando a verdade, a fim de investigar os fenômenos que envolvem as pessoas em suas inter-relações e interações com a sociedade. Existem correntes teóricas podem ajudar a aprofundar um dos vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social. Assim, as várias abordagens, sejam elas da Psicologia Social Psicológica, Sociológica ou Histórico-crítica, bem como as diversas abordagens, representação coletiva de Durkheim e representações de Moscovici, a psicanalítica e o inconsciente coletivo, à mentalidade coletiva de Lévy dão suas contribuições para a psicologia social na busca da compreensão dos fenômenos.

Marcelo Araujo Lima has reacted to this post.
Marcelo Araujo Lima

A psicologia social retrata o indivíduo em si perante a sociedade e os meios que compõem nossa estrutura de vida e identidade. Nossa maneira de nos relacionarmos tanto com nós mesmos como com o próximo pois este nos exerce influência também na nossa estrutura como ser humano. Viemos de outros, vivemos com outros e seremos parte também daqueles que estão por vir. Esta coletividade está nos nossos genes desde os primórdios da existência humana.

A psicologia social estuda e procura explicar a interpretação do indivíduo em si perante o convívio e comportamento da sociedade pois isso serve de influência coletiva para contextualizar o que e termos opiniões que mudam devido a coletividade de ações.

Muitas de nossas características e comportamentos são reações de momento, nem sempre objetivas e concretas.

Mesmo com opiniões formadas e personalidades concretas tendemos a reagir por impulso perante a uma surpresa ou enigmas , brincadeiras que nos pregam peças justamente pra mexerem com nosso raciocínio.

As vezes saudável e curioso, as vezes imprudente.

Acredito que esse exemplo possa ser tanto algo esperado como de surpresa para o outro amigo.

Tudo depende dos olhos de quem o vê, ou melhor do cérebro que vos pensa e tem imaginação.

A relação entre as várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social é que elas, em conjunto, fornecem uma compreensão mais rica e completa do comportamento humano em contextos sociais. Elas se apoiam mutuamente, oferecendo diferentes ângulos de análise para desvendar as complexidades das interações sociais e dos processos psicológicos subjacentes. Portanto, a psicologia social é enriquecida pela diversidade de teorias que contribuem para sua compreensão abrangente do comportamento humano em sociedade.

Marcelo Araujo Lima has reacted to this post.
Marcelo Araujo Lima

As interações sociais atualmente são mais rápidas em todos sentidos. Hoje, o presente entregue seria de maior superficialidade e portanto,não demandaria esforço para ver o presente.

O quero expressar é que as relações sociais atuais não aprofundam seus vínculos, e todos estão prontos para descartar o que não mais lhe convém.

Sendo a psicologia social o estudo destas interações sociais, deve estar a perceber esta mudança no comportamento dos indivíduos.

A Psicologia Social usa métodos científicos para entender como as influências sociais impactam o comportamento humano,procura explicar como sentimentos, comportamentos  e pensamentos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas.

Psicologia Social

Sendo um ramo da psicologia que visa analisar o comportamento do indivíduo perante as suas relações sociais, podemos considerar que, psicologia social é uma area que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social. Entretanto, como objeto de estudo, a psicologia social pode ter duas vertentes: psicológica ou sociológica. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.O propósito da psicologia social é identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos. De acordo com este ramo de estudo, todas as pessoas teriam um comportamento distinto quando estão inseridas numa esfera social, diferente daquele apresentado quando estão sozinhas. A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.

O desenvolvimento das pesquisas teóricas feitas no âmbito da psicologia social, principalmente na questão do condicionamento, é de autoria do psicólogo alemão-americano Kurt Lewin (1890 - 1947), considerado por muitos como o fundador da psicologia social.

A Psicologia Social combina múltiplas correntes teóricas. O behaviorismo social foca em reforços externos moldando o comportamento; a teoria cognitiva social destaca processos mentais em interações sociais; o interacionismo simbólico vê ações baseadas em significados derivados de interações; a psicanálise explora influências inconscientes e conflitos internos; enquanto o construcionismo social argumenta que a realidade é moldada coletivamente através da linguagem e interação.

Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda o indivíduo na sociedade, como as pessoas pensam e se relacionam, que surgiu no século XX como uma área que estabelece uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política).

Quanto ao objeto de estudo, está dividida em dois ramos: a Psicologia Social Psicológica, que procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas e a Psicologia Social Sociológica, que tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive. Em outras palavras, os psicólogos sociais da primeira vertente tendem a enfatizar principalmente os processos individuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais, enquanto o último tendem a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.

Neste módulo nota-se a organização da psicologia social em: social psicológica- indivíduos com relação aos demais; social sociológica- diferentes grupos sociais na sociedade; social-crítica ou histórico-crítica-  conduzem os acontecimentos e comportamentos através das vivências sociais.

A psicologia social  analisa os comportamentos e as intenções dos indivíduos quando em contato com outras pessoas em meio social. O módulo traz pensamentos de varios autores como Durkhein por exemplo, que diz que o homem pensa sobre si  próprio e sobre a realidade que o cerca. Já Moscovici discute sobre o sujeito e o objeto na busca de entender como este individuo compreende a realidade que o cerca.

A psicanalise iniciou suas contribuições  para o social em 1921 com Freud em seu estudo " psicologia das massas e análise do eu". Isso surge da inquietação freudiana em se questionar " se os indivíduos do grupo se combinam em uma unidade , deve ter algo para uni-los e esse elo poderia ser precisamente a coisa que é a característica do grupo." Nesse sentido, Freud destaca a libido e o amor como forças que unem a massa, juntamente com a necessidade que tem o indivíduo de um outro.

 

PreviousPage 50 of 102Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱