Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 51 of 102Next

A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior, por exemplo: os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos.

É a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.

Nem sempre a ferramenta que temos é a ferramenta correta para determinado problema,então,é necessário que busquemos em outras fontes apetrechos para que possamos resolver o real problema.

Podemos encontrar 3 tipos: A Psicologia social psicológica, Psicologia Social Sociológica e a Psicologia Social Crítica/Histórico-Crítica.

De modo objetivo e resumido, podemos estudar como o indivíduo se comporta, suas reações, suas emoções em contato com um objeto e/ou acontecimentos; podemos estudar o indivíduo como ele se comporta, reage com relação a outros indivíduos, todos estando em contato com o mesmo objeto e/ou acontecimentos; e podemos estudar de forma mais analítica, que podemos dizer que estuda o estudo das reações, comportamento dessas mesmas pessoas, o porque que elas sentiram, reagiram e se comportaram daquela forma com relação com outros indivíduos e com o mesmo objeto e/ou acontecimento.

Cada uma tenta abordar a especificidade de cada ser humanos. Todos somos seres únicos e cada um é impactado de uma maneira, logo necessita de didáticas diferentes.

As correntes teóricas se referem às correntes conceituais/abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, dentre elas a psicologia social crítica, psicologia sócio histórica, teorias cognitivas, construcionismo social, psicossociologia, a teoria de lewin.

Para resumir consideramos abordagens psico social como:

  • Psicanálise. O psicanalista ouve as pessoas e, atento tanto às histórias quanto a determinados sinais da linguagem do paciente, propõe conexões para que quem estiver deitado no divã tenha seus próprios insights e conheça camadas mais profundas da construção humana.
  • Psicologia analítica  Observando o comportamento de maneira sincrônica com o mundo ao redor, esse médico europeu fomentou conceitos como arquétipo, inconsciente coletivo e sincronicidade, e uma das suas marcas mais conhecidas é a análise do paciente por meio da interpretação dos sonhos. Por ser uma linha que trabalha com a observação de símbolos que perpassam a vivência do indivíduo, a psicologia analítica pode avaliar, além de sonhos, desenhos e utilizar estratégias como a caixa de areia, na qual o paciente cria cenários a partir de miniaturas e identifica aspectos do seu inconsciente.
  • Psicologia comportamental A proposta dessa abordagem é entender como os comportamentos são produzidos e, a partir dessa compreensão, auxiliar o sujeito a desconstruir essa cadeia de ações para que certos comportamentos, que não são, de uma maneira geral, benéficos para a pessoa possam ser reorganizados. A ideia básica, portanto, é auxiliar a pessoa na compreensão dos seus comportamentos e na produção de novos, utilizando-se para isso de várias técnicas e estratégias próprias.
  • Psicologia humanista  cada ser humano é único e, para se desenvolver, precisa de uma boa abertura e um espaço acolhedor para se reconhecer, aceitar-se e se tornar o melhor que puder ser. Essa é a base da chamada psicologia humanista. Os pilares dessa abordagem, também chamada de Abordagem Centrada na Pessoa, são autenticidade, sinceridade, congruência ou transparência, aceitação incondicional do outro e empatia.

Por essas explicações devemos considerar que o ser humano forja-se em camadas a serem desvendadas como  um embrulho.

A interação social é a influência mútua das pessoas entre si e a ação conjunta. Na ciência definimos como uma forma de concretizar laços e relações sociais num sistema que pressupõe a presença de pelo menos dois sujeitos, o próprio processo de interação, bem como as condições e fatores para a sua concretização.

Nesse contexto, percebemos que as barreiras dificultam, limitam, mas não impedem o acesso. A interação social é basicamente uma interação informativa, baseada em papéis e psicológica. A interação pessoal é sempre social. As interações pessoais entre as pessoas podem ocorrer em níveis diferentes, como o exemplo acima, que veio por meio de um presente. No entanto, as barreiras, como disse, limitam, mas não impedem!

De acordo com o módulo aprendi que a psicologia social é um rqmo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam umas com as outras de acordo com suas necessidades sociais.

Na questão psicológica  colocamos como principal ponto o indivíduo. Na sociologia s relação interpessoal e na crítica a análise combinatória e cética.

A importância de existir correntes teóricas diferentes é pelo fato do ser humano ser realmente cheio de complexidades, uma teoria complementa outra. É preciso levar o indivíduo a compreender como ele vê a si mesmo, como as pessoas o veem, como ele vê as outras pessoas e como o grupo ao qual ele está inserido se percebem enquanto grupo, sendo esse grupo religiosos, profissional, amizades e etc. o Ser humano é feito de muitas camadas, assim como a caixa de presentes descrita no enunciado, para cada camada, uma teoria diferente serve de ferramenta para compreender o que vem na próxima camada.

A relação em comum das teorias é o objeto estudo, o sujeito. Que pode ser estudado segundo distintas abordagens de cada teoria, variando a ênfase, a unidade de análise e os métodos empregados.

A pluralidade também é outa relação em comum, na constituição da Psicologia Social, com o surgimento de origens múltiplas, e não apenas pela obra de um autor.

PreviousPage 51 of 102Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱