Desafio
Citação de Valney Jacques em agosto 31, 2025, 11:40 pmprimeiro passo Gestalt
acolhimento,presença,contato no aqui e agora.
segundo passo TCC / Behaviorismo -
Dar ferramentas práticas para lidar com gatilhos e recaídas
Terceiro Passo Psicanálise
explorar o inconsciente, dar sentido a repetição, construir uma nova posição subjetiva.
primeiro passo Gestalt
acolhimento,presença,contato no aqui e agora.
segundo passo TCC / Behaviorismo -
Dar ferramentas práticas para lidar com gatilhos e recaídas
Terceiro Passo Psicanálise
explorar o inconsciente, dar sentido a repetição, construir uma nova posição subjetiva.
Citação de Valney Jacques em setembro 1, 2025, 9:16 pmpsicoogia ,pscanalise , busca o sentido profundo e sigular do uso para que o paciente se posicione diante dele
psicoogia ,pscanalise , busca o sentido profundo e sigular do uso para que o paciente se posicione diante dele
Citação de CARLOS HENRIQUE CAVATI SANTANA em setembro 5, 2025, 7:46 pmA Psicanálise clínica é a saída para a interpretação da mente humana, o estudo da mente, reações humanas e muito mais para o futuro.
A Psicanálise clínica é a saída para a interpretação da mente humana, o estudo da mente, reações humanas e muito mais para o futuro.
Citação de Luana Eid Ferraz de Aguiar Tricai em setembro 8, 2025, 9:21 pmBehaviorismo e guestalt são duas frentes que me motivam a contribuir
Behaviorismo e guestalt são duas frentes que me motivam a contribuir
Citação de mabdionizio@gmail.com em setembro 11, 2025, 5:47 pmA Psicanalise me fascina
A Psicanalise me fascina
Citação de Renato Luiz de Andrade em setembro 11, 2025, 10:35 pmNo século XIX, pesquisaria processos mentais em laboratório (estruturalismo) e aplicaria estudos à educação e ao trabalho (funcionalismo).
No século XX, atuaria com percepção e aprendizagem (Gestalt e Behaviorismo) e realizaria atendimentos clínicos explorando o inconsciente (Psicanálise).
No século XIX, pesquisaria processos mentais em laboratório (estruturalismo) e aplicaria estudos à educação e ao trabalho (funcionalismo).
No século XX, atuaria com percepção e aprendizagem (Gestalt e Behaviorismo) e realizaria atendimentos clínicos explorando o inconsciente (Psicanálise).
Citação de Angeladiazrj em setembro 12, 2025, 2:10 amSe eu fosse psicólogo no século XIX, atuaria de acordo com o estruturalismo, analisando processos mentais em laboratório por meio da introspecção, ou com o funcionalismo, estudando como a mente ajuda na adaptação, especialmente em contextos educacionais e sociais.
No século XX, pela Gestalt, trabalharia com percepção e aprendizagem, entendendo o todo nas experiências; pelo behaviorismo, focaria em modificar comportamentos observáveis em escolas e instituições; e pela psicanálise, atuaria em consultório clínico, explorando o inconsciente por meio da escuta e da interpretação de conflitos internos.
Assim, em cada época eu atuaria de forma diferente, conforme as teorias e necessidades do momento histórico.
Se eu fosse psicólogo no século XIX, atuaria de acordo com o estruturalismo, analisando processos mentais em laboratório por meio da introspecção, ou com o funcionalismo, estudando como a mente ajuda na adaptação, especialmente em contextos educacionais e sociais.
No século XX, pela Gestalt, trabalharia com percepção e aprendizagem, entendendo o todo nas experiências; pelo behaviorismo, focaria em modificar comportamentos observáveis em escolas e instituições; e pela psicanálise, atuaria em consultório clínico, explorando o inconsciente por meio da escuta e da interpretação de conflitos internos.
Assim, em cada época eu atuaria de forma diferente, conforme as teorias e necessidades do momento histórico.
Citação de Jefferson Soares em setembro 12, 2025, 6:03 pmSe eu fosse um profissional da Psicologia atuando no século XIX, definiria minhas abordagens e campo de atuação como:
- Científico, mas ainda muito influenciado pela filosofia.
- Voltado para compreender e descrever o comportamento humano de forma prática.
- Sempre atento às funções mentais que ajudam o ser humano a sobreviver e se adaptar.
- E tudo isso sem laboratórios modernos, neuroimagem ou testes padronizados — apenas com observação, registros escritos e reflexão crítica.
Se eu fosse um profissional da Psicologia atuando no século XX, definiria minhas abordagens e campo de atuação como:
- Como gestaltista, trabalharia na percepção e aprendizagem, talvez em escolas ou clínicas perceptivas.
- Como behaviorista, atuaria fortemente em ambientes institucionais, com foco em mudança de comportamento observável.
- Como psicanalista, teria um consultório, faria escuta clínica e exploraria os conflitos inconscientes dos pacientes.
Se eu fosse um profissional da Psicologia atuando no século XIX, definiria minhas abordagens e campo de atuação como:
- Científico, mas ainda muito influenciado pela filosofia.
- Voltado para compreender e descrever o comportamento humano de forma prática.
- Sempre atento às funções mentais que ajudam o ser humano a sobreviver e se adaptar.
- E tudo isso sem laboratórios modernos, neuroimagem ou testes padronizados — apenas com observação, registros escritos e reflexão crítica.
Se eu fosse um profissional da Psicologia atuando no século XX, definiria minhas abordagens e campo de atuação como:
- Como gestaltista, trabalharia na percepção e aprendizagem, talvez em escolas ou clínicas perceptivas.
- Como behaviorista, atuaria fortemente em ambientes institucionais, com foco em mudança de comportamento observável.
- Como psicanalista, teria um consultório, faria escuta clínica e exploraria os conflitos inconscientes dos pacientes.
Citação de Sener Stella Barbieri Camargo em setembro 13, 2025, 12:30 amHouve uma evolução, digamos assim nas abordagens para o tratamento do comportamento humano e suas relações.
Com base nessa evolução, trabalharia com a escuta ativa, a livre associação e intervenções pontuais em forma de perguntas, levando o paciente à reflexão consciente, tomada de consciência, aceitação e ação.
Houve uma evolução, digamos assim nas abordagens para o tratamento do comportamento humano e suas relações.
Com base nessa evolução, trabalharia com a escuta ativa, a livre associação e intervenções pontuais em forma de perguntas, levando o paciente à reflexão consciente, tomada de consciência, aceitação e ação.
Citação de Jeison Wesly Silva em setembro 17, 2025, 12:09 pmPrecisaria entender um pouco mais o coração de cada um para apontar o entendimento dos posicionamentos.
Precisaria entender um pouco mais o coração de cada um para apontar o entendimento dos posicionamentos.