Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 16 of 104Next

No século XIX de destacavam o estruturalismo e o funcionalismo. Usaria a abordagem dos funcionalistas, pois gostaria de entender mais como a mente opera do que ela contém. Desenvolveria meu trabalho com  crianças.

Já no século XX ou atualmente eu abordaria a Psicanalise, associação livre, entender como o inconsciente, diretamente ou indiretamente, influencia na vida do ser é um objeto de estudo que eu quanto profissional gostaria de desenvolver.

No século final do século XIX que a psicologia passou a ser considerada uma ciência, especialmente, em razão dos trabalhos da psicologia experimental, conduzidos na Alemanha, inicialmente por Wilhelm Wundt, que em 1879 criou o primeiro laboratório de estudos psicológicos. A partir de então surgem variações que se estabeleceram com maior ou menor consistência e a aplicação, entre elas estão: o estruturalismo, o funcionalismo, o associacionismo, o behaviorismo, a gestalt e a psicanálise.
"No início do séc. XX, o psiquiatra Sigmund Freud utilizou-se da Psicologia Social para estudar o caráter social e psiquicamente condicionado das neuroses e psicoses de massas.
"
Apesar das contribuições da Gestalt e da Psicanálise, até a Segunda Guerra
Mundial o Behaviorismo dominava a psicologia, principalmente nos EU
A.
Eu escolheria a Psicanálise Clinica e Integrativa, juntamente com o Behaviorismo e com a Psicologia Social, com o intuito de alcançar bons resultados com essas métodos terapêuticos que estudam o inconsciente, o comportamento e  os processos sociais.
EvandroAnalise has reacted to this post.
EvandroAnalise

Gosto muito  a ideia de entender o inconsciente. Acho muito enteressante

No Sec XIX, minha contribuição ser1a a de psicanalista e trabalharia com famílias que sofreram com perdas, seja diante da guerra, das doenças, ou perdas financeiras. Tambem com soldados traumatizados  pela guerra.

Já falando no sec XX, a psicologia é muito importante para o desenvolvimento da sociedade como um todo pois sem dúvida a psicologia pode abrandar e até anular diversas vicissitudes sociais as quais o indivíduo teria sem o tratamento psicológico adequado . Sendo assim , podemos concluir que o momento histórico no qual as escolas psicológicas influenciam com certeza no modo o qual abordam os indivíduos , pois insere-se num contexto social específico da época, sedo assim atuaria como psicanalista na mesma tematica de auxiliar familias.

EvandroAnalise has reacted to this post.
EvandroAnalise

Psicanálise que forma livre tenta ajudar o indivíduo no seu autoconhecimento levando o a identificar e resolver  suas questões internas

Lendo o texto e tb a questão acima, acredito que no passado, sendo psicólogo eu enxergaria uma possibilidade através do funcionalismo mesmo. Mesmo porque sendo sendo quem sou hoje mas me transportando, eu focaria mais no resultado para percorrer o processo e não buscar o processo para depois entender o que vejo no comportamento.

No século XX, provavelmente eu seguiria a linha da Gestalt e psicanalise com certeza, visto que são processos em que necessitaria observar ou entender o observado para depois aferir ou mesmo conduzir a um equilíbrio emocional do analisando.

Questões como essa eu busco responder sendo eu mesmo no contemporâneo transportado ao passado. Mas na resposta atuo como minha vivência atual naquele momento.

De toda forma eu ainda fico mais com a Psicologia comportamental por minhas próprias características de observação. NO passado talvez eu tentaria desenvolver trabalhos com conflitos familiares ou mesmo aqueles relacionados a grupos envolvidos com arte e seus conflitos e problemas enfrentados naquela época.

Citação de Henrique Gusmão em outubro 5, 2022, 7:08 pm

Eu imagino que eu na perspectiva estruturalista e funcionalista atuaria em pesquisas e hospitais/manicômios ou na administração pública, em políticas de saúde pública e educação. Já com a Gestalt, o Behaviorismo e principalmente a Psicanálise, atuaria mais facilmente também em consultório.

Acho que penso assim também.

Citação de JUCIARA SUZART NEVES em outubro 10, 2022, 8:25 pm
No século final do século XIX que a psicologia passou a ser considerada uma ciência, especialmente, em razão dos trabalhos da psicologia experimental, conduzidos na Alemanha, inicialmente por Wilhelm Wundt, que em 1879 criou o primeiro laboratório de estudos psicológicos. A partir de então surgem variações que se estabeleceram com maior ou menor consistência e a aplicação, entre elas estão: o estruturalismo, o funcionalismo, o associacionismo, o behaviorismo, a gestalt e a psicanálise.
"No início do séc. XX, o psiquiatra Sigmund Freud utilizou-se da Psicologia Social para estudar o caráter social e psiquicamente condicionado das neuroses e psicoses de massas.
"
Apesar das contribuições da Gestalt e da Psicanálise, até a Segunda Guerra
Mundial o Behaviorismo dominava a psicologia, principalmente nos EU
A.
Eu escolheria a Psicanálise Clinica e Integrativa, juntamente com o Behaviorismo e com a Psicologia Social, com o intuito de alcançar bons resultados com essas métodos terapêuticos que estudam o inconsciente, o comportamento e  os processos sociais.

Gostei da sua resposta. Valeu!

Citação de Lincoln Leme Ribeiro em janeiro 1, 2022, 4:59 pm

Gostaria de ser escritor romântico, porque assim conseguiria ter sensibilidade as coisas e comportamentos humanos, ser um pensador para estar a frente do tempo e espaço.

Parece qe você já é, só praticar. Entendi sua posição.

A partir as perspectivas estruturalistas e funcionalistas, eu seguiria o método de Wundt: mostraria aos meus pacientes objetos e cartazes com figuras, palavras e frases, ainda que desconexas, às vezes, e pediria a eles que dissessem o que lhes viesse à mente, ou melhor, o que eles sentem diante do exposto.

Na verdade, considero tal método de uma importância fundamental para a futura associação de pensamentos de Freud.

Se fosse um psicanalista na época da Gestalt, abordaria meus pacientes com um olhar tal que "a soma das partes não é igual ao todo", e portanto  buscaria em sua exposição comportamental [funcionalismo]  e de fala uma maneira de analisá-los.

Se fosse psicanalista na época do  Behaviorismo, seria mais cientificista, e buscaria medicamentos que ajudassem meus pacientes a minorar seus males.

Já se fosse na era da psicanálise, sem dúvida partiria para o método da associação livre, fazendo com que meus pacientes dissessem tudo o que lhes viesse à mente. Às vezes, se eles não falassem nunca sobre seus sonhos,  eu perguntaria algo como: " - Você [ou o senhor, ou a senhora] não teve nenhum sonho ultimamente que achasse interessante contar nesta sessão..."

PreviousPage 16 of 104Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱