Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 33 of 88Next

Pela perspectiva Estruturalismo, trabalharia em uma linha de análise que pudesse identificar certos fenômenos que ocorrem na vida, de forma a compreender total ou parcialmente através das inter-relações. Analisando assim as partes para que se pudesse chegar a uma compreensão do todo. Já no Funcionalismo, procuraria compreender e trabalhar a fundo na importância que reside na harmonia e o processo estável que rege o bom funcionamento da sociedade. Analisaria a fundo a ideia de a sociedade ser um sistema composto de diferentes partes que funcionam em conjunto e ao mesmo tempo possuem interdependência. Assim sendo, acreditaria ser possível a garantia de uma ordem e consequentemente a continuidade social.

No que compreende a teoria da Gestalt, trabalharia com a percepção e a secção do movimento, permitindo que os processos psicológicos fossem estimulados pela percepção do sujeito. No Behaviorismo, estudaria as formas de comportamento e estimularia tanto a psicologia humana como também a animal por meio da observação de suas ações. Em suma, observaria o comportamento em si. Já na psicanalise, enveredaria em uma linha psicoterapêutica, estudando a fundo a psique humana por meio dos fatores escondidos na mente inconsciente.

Esse questionamento tem uma perspectiva muito complexa, principalmente se tratando do início do curso e devido a uma consciência pequena sobre o conteúdo de cada área apresentada, posso dizer que me sinto dentro de todos esses campos (sendo o que estou estudado a Psicanálise) que me sinto seguro para defender a que tenho mais conhecimento e onde pretendo atuar, a Psicanálise, pois acredito que ajudar meus pacientes a compreenderem e saberem lidar com suas estruturas psicológicas será minha meta e objetivo profissional e que esse para mim será a área mais interessante e relevante da psicologia.

Considerando como a história da Psicologia começou a ser escrita e considerando a minha inclinação de trabalho, que é ouvir a pessoa que procura ajuda, me vejo nos tempos antigos trabalhando com o método da introspecção, de Wundt, observando na fala do paciente cada detalhe que ele descreve, percebendo os sentimentos e comportamentos dele diante às situações que enfrenta/enfrentou. Já na atualidade, me vejo fazendo um link com esse método da introspecção de Wundt à associação livre de Freud, pois me enxergo atendendo pessoas dentro da psicanálise, tendo já um rico repertório deixado por ele, Freud, e seus sucessores na prática da Psicanálise.

Dentro de uma perspectiva estruturais eu e funcionais eu estaria trabalhando em uma clínica e ou hospital da época. Estaria desenvolvendo um estudo relacionado ao aspecto comportamental do ser humano. Como ele constrói o pensamento, sentimentos, emoções ...

Como a Gestalt trabalha o todo e vai lapidando as partes, o comportamentalismo também conhecido como Behaviorismo, onde trabalha o aspecto comportamental, e o aspecto da psicanalise que trabalha o homem como um todo, investigação clínica.

Eu acredito que todos eles se encaixam entre sí, ...isso foi estudo há muito tempo, embora hoje estudando Freud e uma busca de avaliação investigativa é o que me atrai e eu posso trabalhar em hospitais e escolas principalmente.

CLAUDIA PINHEIRO COTRIM SILVA has reacted to this post.
CLAUDIA PINHEIRO COTRIM SILVA

Tanto psicanálise clínica quanto a psicanalise integrativ, teriam grande contribuição para o desenvolvimento das avaliações comportamentais dos indivíduos

No século XIX, como psicólogo, se eu seguisse a perspectiva estruturalista, usaria a introspecção como um método para estudar a estrutura da mente e descobrir seus componentes mentais fundamentais. Eu trabalharia em laboratórios de pesquisa e pediria que os participantes descrevessem detalhadamente o que sentiam quando expostos a um estímulo. Se eu seguisse a perspectiva funcionalista, me concentraria em como a mente funciona e em como o comportamento permite que as pessoas satisfaçam suas necessidades e se adaptem ao ambiente. Eu trabalharia em escolas, empresas e outros ambientes onde o comportamento humano fosse importante e desenvolveria atividades para entender como as pessoas se adaptam a diferentes situações.

No século XX surgiram diversas vertentes/teorias na psicologia, incluindo a Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise, que substituíram perspectivas anteriores como o Estruturalismo por exemplo. Atuando profissionalmente hoje a partir da Gestalt, desenvolveria estudos sobre a organização da percepção e do pensamento. Já a partir do Behaviorismo, focaria no comportamento observável e suas relações com o ambiente, podendo trabalhar em escolas, empresas, hospitais, entre outros. E, por fim, a partir da Psicanálise, estudaria o inconsciente, como atos falhos, interpretação dos sonhos e as emoções humanas, atuando em clínicas de psicoterapia, por exemplo.

Levando em consideração que a Psicanálise Clínica busca acompanhar a história e evolução do paciente, seria adequada utilizar a cada tempo,momento.

Creio que trabalharia inicialmente observando e analisando os comportamentos, talvez (na posição feminina) auxiliaria algum psicólogo.

A Psicanálise seria um caminho interessante...

Utilizaria a Psicanálise Clínica focando na ressignificação

PreviousPage 33 of 88Next