Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 41 of 88Next

A psicanálise é uma ferramenta ecepsonal para trabalhar na mente humana

A psicanálise muito me atrai, gostaria de cuidar de pessoas que ainda estão se descobrindo para a vida, que elas pudessem entender os seus valores sem precisar de opiniões muitas das vezes , não há conteúdo ou apenas meras opiniões furadas....

 

Dentro da perspectiva estruturalista e funcionalista buscaria entender como as emoções influenciariam nas relações pessoais e interpessoais.

Já no século XX ajudaria a desenvolver um trabalho focado nas percepções que cada indivíduo tem sobre as situações a sua volta e como eles influenciam a sua vida num âmbito mais amplo.

Boa tarde, como já atuo como psicanalista clínico, não mudaria essa estrutura,  porém,  com a visão da Teoria Cognitiva Comportamental, seria uma abordagem bem interessante para o séc XIX.

o século XIX e início do século XX, a psicologia estava em um estágio inicial de desenvolvimento e ainda não tinha alcançado o nível de compreensão e prática que temos atualmente. No entanto, posso fornecer algumas informações sobre como um psicólogo antigo poderia se comportar com base no conhecimento disponível naquele momento.

Século XIX:

  1. Abordagem científica: Os psicólogos do século XIX estariam interessados ??em adotar uma abordagem científica para o estudo da mente e do comportamento humano. A psicologia estava emergindo como uma disciplina separada e buscava estabelecer-se como uma ciência.

o século XIX e início do século XX, a psicologia estava em um estágio inicial de desenvolvimento e ainda não tinha alcançado o nível de compreensão e prática que temos atualmente. No entanto, posso fornecer algumas informações sobre como um psicólogo antigo poderia se comportar com base no conhecimento disponível naquele momento.

Século XIX:

  1. Abordagem científica: Os psicólogos do século XIX estariam interessados ??em adotar uma abordagem científica para o estudo da mente e do comportamento humano. A psicologia estava emergindo como uma disciplina separada e buscava estabelecer-se como uma ciência.

Se estivesse no século 19 em que os garmde filósofos e estudiosos iniciadam suas pesquisas no campo da Pscologia tentaria descobrir mais sobre o estruturalismo e o funcionalismo de maneira a contribuir co. A evolução sobre os estudos à época, já sendo século 20 em que surgem as teorias mais aprofundadas já poderiam usar diversas técnicas (gestalt, bheraveorismo, etc)  para ajudar meus pacientes.

Seria muito interessante trabalhar ajudando pessoas a se encontrar consigo mesmo.

Bom, vamos lá.

Dentro da minha compreensão, e voltando ao passando e levando em consideração a minha personalidade, e, digamos que seria a mesma...Não é o mundo que deve se adaptar ao ser, mas o ser as mudanças do mundo, porém, essa complexa e ambivalente questão nos remete que o mundo é feito por indivíduos, logo, o mundo não muda o que muda são os comportamentos, as crenças, a moral e a ética dos povos. Quando falamos na globalização, então, entramos nos costumes e crenças de povos e tudo se mistura com uma grande torre de babel, e o que não pode parecer comum ou normal em uma determinada região, passa a ‘ser’ ou ‘’ter que ser’ porque aos indivíduos se locomoveram.

 

Sendo assim, e como disse, levando a minha personalidade em questão, eu seria um terapeuta onde tentaria mostrar aos indivíduos que suas vontades devem ser sim respeitadas, mas jamais impostas como verdades absolutas, porque cada individuo possui: crenças, moral, formação ética de núcleos familiares distintos (onde são implantadas as primeiras regras sociais e onde o indivíduo é moldado). Logo, cada um vive dentro de um quadrado e não devemos interferir no espaço alheio.

 

Sendo assim, devemos ainda levar em consideração que as mudanças são necessárias para o desenvolvimento e o equilíbrio social, não deveriam deixar que os valores se perdessem, sendo colocados de lado como retrógradas porque não cabem dentro das convicções de um determinado indivíduo ou grupo.

 

Sim, estamos falando aqui de uma linha tênue de regras e limites. Sem elas estamos vivenciados o resultado de um caos social, atual.

 

Mas entrando nos temas:  O Behaviorismo, ou simplesmente o comportamento é o estudo pela observação. A leitura de sinais de que o animais ou indivíduos emitem de suas vontades. Suas ações demonstram claramente o que desejam. Podemos citar uma série clássica “The Mentalist” Onde o ator principal defende que adivinhações não existem, o que existe é a  capacidade do indivíduo de ler os sinais não apenas de um indivíduo, mas de toda uma cena (crime por exemplo). Estudos apontam que 1% dos indivíduos possuem um instinto nato de conseguir ler pessoas, mas também é um campo que pode ser desenvolvido através de estudos.

 

Já a linha  Gestalt compreende que o todo é o resultado do fim. Quem busca o autoconhecimento e não tem medo do que pode encontrar, com certeza seria uma linha de tratamento muito interessante a ser seguida e que se une a psicanálise como uma forte ferramenta de interpretação, leitura do inconsciente (camadas mais profundas das memórias do indivíduo) que reflete diretamente na sua formação/personalidade.

Bom é isso.

Me chamo Maria Olinda, acabei de me inscrever no curso.

Particularmente penso que cada ser humano tem um universo de questões dentro de si, e cada índivíduo é único. Dessa forma os difenrentes estudos e teorias, movimentos sobre o ser que pensa além de si, permitiram uma variedade de ferramentas para tratamento e ajuda do desenvolvimento mental e todo do ser humano. Eu me sinto muito compreendido dentro da psicanálise, ao meu ver ela fornece respotas muito eficazes para comportamentos em nós mesmos, que não compreendemos e demoramos a tomar  senso deles. Mas essa história do estudo da mente me permiti ter um olhar mais amplo, por exemplo: cada  visivelmente um comportamento esta sendo afetado por uma dsfunção biológica.

PreviousPage 41 of 88Next