Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 75 of 88Next

Usaria  psicanálise clínica, pois acredito na teoria do inconsciente e o aparelho psíquico.

Rodrigo Garcia has reacted to this post.
Rodrigo Garcia

Eu em particular não me vejo trabalhando em outra área que não fosse a psicanálise,agora em relação ao desenvolvimento do trabalho para tal época talvez eu fosse mal interpretado pois eu sempre busco novas idéias que se transformam em técnicas onde facilita a interação entre eu e meu paciente, resumindo acredito que estamos vivendo o tempo certo e como Freud e outros tiveram que passar por barreiras para concluir suas idéias e técnicas conosco não seria diferente.

eu abordaria a utilização da psicanalise e tentaria desenvolver métodos para facilitar e desenvolver um diagnóstico mais eficiente

Dificil hein! Em qualquer das épocas buscaria compreender o comportamento humano dentro da teoria estabelecida, mais com certeza teria maios inclinação para a psicanalise e talvez um pezinho no behaviorismo.

Rodrigo Garcia has reacted to this post.
Rodrigo Garcia

A psicanálise e a área que pretendo desenvolver para meu melhor crescimento e ajudar outra pessoas que estão sofrendo sem saber como resolver.

No século XIX eu optaria pela teoria do funcionalismo.

No século XX eu optaria pela teoria da psicodinamica ( psicanalise).

 

Entendo a abordagem psicanalítica como um meio de suma importância de alcançar o inconsciente através do verbalizar, assuntos vivenciados que na maioria das vezes desencadeou conflitos, medos, angústias com sintomas de assuntos “ mal resolvidos” por não serem pelo indivíduo entendidos como algo a ser resolvido.

Para abordar a questão proposta, vamos considerar como a psicologia e suas técnicas evoluíram ao longo dos séculos XIX, XX,XXI  para lidar com questões contemporâneas.

No século XIX, a psicologia estava em sua fase inicial, com abordagens mais filosóficas e introspectivas. Nesse período, o foco estava na compreensão da mente humana através da análise dos processos mentais. A psicologia era fortemente influenciada por teorias como o estruturalismo de Wilhelm Wundt e o funcionalismo de William James.

No século XX, houve um grande avanço na psicologia, com o surgimento de várias abordagens e escolas de pensamento. A psicanálise de Sigmund Freud, por exemplo, introduziu a ideia do inconsciente e a importância da infância na formação da personalidade. Outras abordagens, como o behaviorismo de John B. Watson e o humanismo de Carl Rogers, também tiveram um grande impacto na psicologia do século XX.

No século XXI, a psicologia continuou a evoluir, com um foco maior na aplicação prática de suas teorias e técnicas. Abordagens mais recentes, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a psicologia positiva, têm sido amplamente utilizadas para tratar uma variedade de questões, desde transtornos mentais até questões de saúde mental e bem-estar.

Hoje em dia, as técnicas da psicologia são aplicadas de forma mais integrativa, combinando abordagens de diferentes épocas para abordar as complexas questões da atualidade. A psicologia do século XXI busca uma compreensão mais holística do indivíduo, considerando não apenas os aspectos mentais, mas também os emocionais, sociais e espirituais.

Em resumo, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, a psicologia passou por uma significativa evolução, adaptando-se às necessidades e desafios de cada época. Através da integração das diferentes abordagens e técnicas desenvolvidas ao longo da história da psicologia, é possível abordar de forma mais eficaz as complexas questões da atualidade.

Rodrigo Garcia has reacted to this post.
Rodrigo Garcia

Atuaria na atualidade com a psicanálise e behaviorismo.

Um pouco complicado dizer "o que" eu faria. Mas, vamos lá.
Se eu vivesse no século XIX, como propõe a questão, as ferramentas disponíveis eram as do Estruturalismo e do Funcionalismo. Provavelmente eu teria conhecimentos do estruturalismo, mas atuaria na linhagem funcionalista, pois é de meu maior interesse - como a mente funciona e seus comportamentos.
Agora, vivendo na modernidade, séculos XX e no atual XXI, eu juntaria algumas linhagens que, a meu ver, formam um "todo" completo, a saber:

  1. A linhagem principal certamente seria a Psicanálise, para entrarmos "dentro" de cada um de nós e, pelo autoconhecimento, descobrirmos nossos fatores e processos mentais, até então inconscientes, podendo "assumir o comando do leme da nave" que é nosso "ser", ao torná-los conscientes.
  2. talvez a isso eu juntasse a TCC, pois pelas linhagens cognitivas e comportamentais, vamos ver como nós nos portamos no mundo exterior, "conscientemente".
  3. e um pouco de Gestalt, ao assumirmos que "tudo é um Todo integrado". O inconsciente e o consciente, e todos os seus elementos, formando um só conjunto integrado.

Isso faria um conjunto completo, a meu ver. Trabalharíamos os aspectos conscientes e externos (pela TCC) e como isso colabora na melhoria pessoal e nas inter relações, e também os aspectos inconscientes e internos (pela Psicanálise) e também como isso colabora na melhoria pessoal e nas inter-relações, ao tornar esses aspectos conscientes.

PreviousPage 75 of 88Next