Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 76 of 88Next

Como psicólogo do século XIX, minha prática estaria fundamentada nas duas perspectivas: o estruturalismo e o funcionalismo.

Estruturalismo: Meu foco estaria na compreensão da estrutura da mente humana e seus processos, conduzindo experimentos de introspecção em laboratórios de pesquisa ou em ambientes acadêmicos.

Funcionalismo: Meu interesse residiria em entender como a mente opera e auxilia as pessoas na adaptação ao ambiente. Aplicaria os princípios psicológicos em diversas áreas como educação, saúde e negócios.

No século XX, a psicologia se expandiu para incluir várias novas escolas de pensamento, incluindo a Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise.

Como um psicólogo da Gestalt, eu estaria interessado em entender como as pessoas percebem o mundo ao seu redor. Eu poderia trabalhar em uma clínica ou em um ambiente de pesquisa, ajudando as pessoas a entender seus padrões de pensamento e comportamento. / Como um behaviorista, eu estaria focado em observar e analisar o comportamento humano. Eu poderia trabalhar em uma variedade de configurações, incluindo escolas, hospitais, e até mesmo empresas, usando técnicas de modificação do comportamento para ajudar as pessoas a mudar comportamentos indesejados. / Como um psicanalista, eu estaria interessado em explorar o inconsciente humano. Eu provavelmente trabalharia em um ambiente clínico, ajudando os clientes a resolver conflitos internos e a entender melhor seus pensamentos e sentimentos.

Devemos seguir de forma crucial o que se pede quando se refere a entrar em uma maquina do tempo levando ao seculo xx ou em sua transição entre o século passado, quando a sociedade viva uma epoca, costumes e afazeres diferentes para se viver, o que eu exploraria seria o contexto da queixa do paciente com a sua atual situação em que se encontra, ou seja posição de trabalho, familia, problemas sociais, indo a fundo em uma investigação, onde as duas abordagens que eram dispostas na epoca seriam de extrema ajuda, tendo em vista que o funcionalismo seria o que mais me traria respostas, mas onde o estruturalismo pudesse também me indicar pontos a serem melhores investigados, uma vez que experimentamos usar os dois metodos de abordagem com o mesmo paciente mas em situações diferentes podemos conseguir melhores resultados para se tratar o que se esta sendo exposto.
As escolas das epoca tanto o estruturalismo quanto o funcionalismo hoje vemos que foram bases para o que é psicologia hoje e a psicologia de hoje será base para a psicologia futura, somos adaptaveis ao meio que fomos colocados, seja ele bom ou ruim, seja sele aproveitoso ou ocioso, a psicologia é um estudo que não parou no tempo e nunca vai poder parar, pois o nosso exterior ( a complexidade do mundo ao seu redor, novas descobertas, novas tecnologias, novos impulsos eletromagnéticos, novas sensações a se experimentar...) as mudanças do mundo é o que faz a psicologia mudar junto.
Quanto o que já se passou temos uma ideia de como pesquisar, mas e quanto ao desconhecido, já sabemos como tratar ? O passado de estudos e experiencias é uma porta aberta para seguir um caminho para novas descobertas com o que já aconteceu e o que está acontecendo.

usaria psicologia comportamental

 

Não sou psicologa, mas trabalho com jovens e adolescentes.

usaria comportamental e desenvolvimento emocional, pois acredito que no ambiente e a idade facilitaria no processo,

não anulando a eficácia das outras vertentes pois todas elas atuais ou não, podem contribuir na melhorado indivíduo.

O ser humano em si é um mistério, e a psicologia veio para desestruturar e ensinar certas vertentes da mente humana, naquela época procuraria entender o desenvolvimento infantil e cognitivo da mente.

Imaginando-me no século 19 e tendo em vista o contexto histórico no que tange às pesquisas e descobertas sobre a área da psicologia, me identifico com o Estruturalismo preconizado por Wundt que estudava a estrutura da consciência pela projeção. Assim, certamente buscaria atuar na Universidade de Leipzig no primeiro laboratório de psicologia visando contribuir com o programa de pesquisa experimental instituído por Wundt.

Já nos tempos atuais, me familiarizo com os estudos psicanalíticos do inconsciente e em como o inconsciente pessoal e coletivo advindos das teorias de Jung influenciam nas emoções e no comportamento consciente dos indivíduos.

Fazendo uma breve passagem sobre as abordagens da época.

Psicologia do século XIX - Estruturalismo: estrutura da consciência da ação e do  comportamento. Funcionalismo: fluxo da consciência, funções adaptativas das ações, influências, modo de vivência e construção social de acordo com sociedade. Indo para a pergunta me identifiquei mais com o funcionalismo. Faria esse trabalho.

Psicologia do século XIX - Gestalt: o todo é mais que a soma das partes, compreende a ação do sujeito implicado a um contexto ambiental e social. Behaviorismo: observa o comportamento humano com fatos práticos como reação e estimulo. Psicanálise: Freud, interpretação dos conteúdos inconscientes, através de associação livre, a fala, encontrar dentro da própria mente as respostas que precisa, explicar a subjetividade humana, Id, Ego e Superego. Eu desenvolveria posteriormente a abordagem de Freud.

Com a psicanalise, para conhecimento profundo e completo do ser e sua libertação doas dores e traumas

Em tempos passado, os prolemas emocionais das pessoas eram tratados como histeria. No final do seculo XIX a pscanalise se destacou e revolucionaou o tratamento mental com a teoria do inconciente, ao abordar a origem dos problemas emocionais e trata - los a fundo. Muitas teorias foram construidas na tentativa de descobrir o ser humano como seres guiados pelas emoções. A psicologia contribui para a adequação do sujeito ao meio social. A pscanalise aborda o campo mais profundo do insconsciente, buscando no passado as respostas e soluções dos problemas emocionais. Penso eu, que se estivesse vivendo em época passa, utilizaria da eficacia da psicanalise como abordagem segura para o desenvolvimento do auto conhecimento, ressaltando a importancia do psicanalista para a contribuição da saúde mental da população.

Como profissional que adotasse essa perspectiva, poderia atuar em laboratórios de psicologia experimental, realizando pesquisas que buscassem identificar as estruturas mentais fundamentais que compõem a experiência consciente.

 

Como profissional que adotasse essa perspectiva, seria possível atuar em diversas áreas, como a psicologia clínica, a psicologia do trabalho e a psicologia social, desenvolvendo atividades como avaliações psicológicas e intervenções terapêuticas.

 

Quais são os tipos de perspectivas teóricas que buscam entender o funcionamento da mente humana?

Como profissional de psicologia, ao atuar no século XIX, em um contexto marcado pela emergência da psicologia científica, seria possível me deparar com diferentes perspectivas teóricas que buscavam compreender o funcionamento da mente humana.

Duas dessas perspectivas, em particular, merecem destaque: a perspectiva estruturalista e a funcionalista.

 

  • Já a perspectiva funcionalista, que teve em William James um de seus principais representantes, se interessava pelo estudo das funções mentais, ou seja, pelo papel que os processos psicológicos desempenham na adaptação do indivíduo ao meio ambiente.
  • A perspectiva estruturalista, que teve seu principal expoente em Wilhelm Wundt, buscava identificar os elementos básicos da experiência consciente, utilizando para isso técnicas introspectivas.

 

Atuando a partir dessa perspectiva, seria possível desenvolver estudos que investigassem, por exemplo, a relação entre emoções comportamento, ou ainda, as formas pelas quais o organismo se adapta a estímulos externos.

 

No século XX, surgiram outras perspectivas teóricas que, ao mesmo tempo em que dialogavam com as perspectivas anteriores, apresentavam novas abordagens para o estudo da mente humana. Dentre essas perspectivas, destacam-se a Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise.

 

  • A perspectiva Gestalt, por exemplo, valorizava a percepção como uma totalidade organizada, e não como um conjunto de partes isoladas.
  • Já o Behaviorismo, que buscava compreender o comportamento humano a partir de estímulos e respostas, poderia levar o profissional a atuar em campos como a psicologia experimental e a psicologia aplicada ao comportamento animal, desenvolvendo técnicas de condicionamento e comportamento operante.
  • Por fim, a Psicanálise, que teve em Sigmund Freud seu principal representante, enfatizava a importância dos processos inconscientes na determinação do comportamento humano.

 

Em resumo, ao longo da história da psicologia, diversas perspectivas teóricas foram desenvolvidas, cada uma delas com suas próprias abordagens para o estudo da mente e do comportamento humano.

 

Como profissional, é importante estar familiarizado com essas diferentes perspectivas, a fim de escolher a que melhor se adequa ao contexto em que se pretende atuar.

PreviousPage 76 of 88Next