Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 78 of 88Next

No século 19 eu usaria a Psicologia para marcar presença em diversas áreas brasileiras, estabelecendo ligações com outros campos do saber e da filosofia. Onde a nação brasileira se estruturava nos papéis sociais dos indivíduos em um projeto político, social e cultural.

Já no século 20  usaria as técnicas e as atividades usadas por Gestalt, pela Psicanálise onde observasse o comportamento humano e da saúde mental dos pacientes.

Eu utilizaria da Psicanalise integrativa, pois compreendo que é necessário analisar o ser como um conjunto completo e integral, sujeito as alterações do meio ambiente em que vive, as questões biológicas, ancestrais e comportamental.

Eu escolheria atuar sem sombra de duvidas com a psicanálise, mas a abordagem humanista também me chama atenção em alguns aspectos. Gosto de pensar que a psicanálise é um idioma, através desse idioma eu tenho capacidade de descriptografar aquilo que está no meu inconsciente e trabalhar em mim para conseguir melhor me desenvolver como ser humano. Acredito que a abordagem humanista poderia vir a ser um complemento, assim que eu conhecesse de fato a mim mesmo através da psicanálise.

Eu por não ser profissional da área ainda, agiria pela teoria do behaviorismo, por me interessar bastante no comportamento humano

Estando no século XIX, outras facetas culturais e sociais. Me aperfeiçoaria dentro do conhecimento da época , tal como o estruturalismo com sua vertente em identificar e elucidar os funcionamentos das coisas., em estruturas e conjuntos de relações. E buscaria novas possibilidades e estudos. E se tratando de atualidade seria psicanalista mesmo.

A psicanálise é fascinante! Cada dia sigo mais apaixonada pelo inconsciente ❤️

Todas as correntes de pensamento, desde a fundação da psicologia como disciplina científica, têm a sua contribuição e, ainda que se confrontem, se complementam. Em face disto, enquanto terapeuta, seja atuando no século XIX ou XX, atentaria para os princípios teóricos levantados por cada uma delas que contribuem para uma análise terapêutica mais integral, considerando, portanto, a totalidade do sujeito, ou seja, seus aspectos internos (forma de pensar, compreender e agir no mundo) e os fatores externos, tais como o ambiente sócio cultural em que está inserido, havendo mútua influência. Também conciliaria alguns recursos das diferentes escolas, que guardam alguma familiaridade em seus conceitos, como ferramenta de apoio. Por exemplo: introspecção (método do estruturalismo) e escuta livre (método da psicanálise); pragmatismo e adaptação (conceitos do funcionalismo) e comportamentalismo (behaviorismo); aplicações da psicologia sócio-histórica e teoria da Gestalt.

usaria a psicanalase clinica para ser analista comportamental

 

A psicanálise clínica ,unida  as terapias integrativas,tratando o sujeito de forma integral corpo e mente.

Considerando as características da psicologia do século XIX, eu atuaria na perspectiva do estruturalismo, pois tenho grande apreço pelas descobertas relacionadas à consciência, emoções e suas implicações no ser humano. Já no século XX, com a chegada das novas teorias, meu campo de atuação seria voltado à psicanálise, pelo trabalho com o inconsciente.

PreviousPage 78 of 88Next